Territórios de criação: práticas artístico-pedagógicas do teatro de grupo inscritas na construção coletiva da cidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-06-23

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A partir da articulação de referencial teórico, pesquisa de campo e as experiências como integrante de coletivo do teatro de grupo, o estudo realizado objetivou analisar a relação entre núcleos artísticos do teatro de grupo da cidade de São Paulo e o entorno de seus espaços culturais, aqui chamados de territórios de criação, a partir do ponto de vista da ação cultural. Um aspecto importante é a diversidade de possibilidades na atuação e intencionalidade artística-pedagógica em relação as características dos territórios. Para se entender estas interações foram realizadas entrevistas com integrantes de oito coletivos em atividade. Na leitura da atuação teatral de coletivos da cidade de São Paulo se revelou fundamental um olhar para além das produções de seus espetáculos. As ações arte-educativas nos territórios, desenvolvidas pelos grupos são experiências espalhadas pelo tecido urbano. A ação cultural (COELHO, 2012; FREIRE, 1978) é a base do processo práxico que se desenvolve com o passar do tempo, em cada oficina, peça, evento, encontro, festa. O sujeito histórico teatro de grupo sobrevive na cidade achando as brechas e incidindo nos contextos urbanos a partir de seu encontro, do estar presente e em relação, criando direta ou indiretamente projetos artísticos-políticos-pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foram estabelecidas interlocuções teóricas com pensadoras e pensadores que abordam como temas a pedagogia do teatro, o sujeito histórico teatro de grupo, o espaço urbano, o território e a ação cultural.
A partir de la articulación de un marco teórico, investigación de campo y experiencias como miembro de un colectivo de teatro grupal, el estudio realizado tuvo como objetivo analizar la relación entre los núcleos artísticos del teatro grupal en la ciudad de São Paulo y el entorno de sus espacios culturales, aquí llamados territorios de creación, desde el punto de vista de la acción cultural. Un aspecto importante es la diversidad de posibilidades en la actuación y la intencionalidad artístico-pedagógica en relación con las características de los territorios. Para comprender estas interacciones se realizaron entrevistas a integrantes de ocho colectivos activos. En la lectura de la actuación teatral de los colectivos de la ciudad de São Paulo, una mirada más allá de las producciones de sus espectáculos resultó fundamental. Las acciones arte-educativas en los territorios, desarrolladas por los grupos, son experiencias diseminadas por todo el tejido urbano. La acción cultural (COELHO, 2012; FREIRE, 1978) es la base del proceso praxis que se desarrolla en el tiempo, en cada taller, obra, evento, encuentro, fiesta. El teatro grupal sobrevive en la ciudad encontrando vacíos e incidiendo en los contextos urbanos desde su encuentro, estando presente y en relación, creando directa o indirectamente proyectos artístico-político-pedagógicos. Para el desarrollo del estudio se establecieron diálogos teóricos con pensadores y pensadoras que abordan como temas la pedagogía del teatro, el sujeto histórico teatro grupal, el espacio urbano, el territorio y la acción cultural.

Descrição

Palavras-chave

Teatro brasileiro, Criação (Literária, artística, etc.), Representação teatral, Arte na educação

Como citar