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Publicação:
Brincadeiras de rua na educação infantil: vivências e inclusão

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Orientador

Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Educação Física Infantil possibilita que as brincadeiras sejam abordadas e que contribuam com o desenvolvimento integral das crianças. A escola é um ambiente multicultural, onde temos a participação de centenas de indivíduos e cada um com suas singularidades. Hoje em dia observamos que muitas crianças desconhecem as brincadeiras que faziam parte do repertório de diversão de gerações anteriores. Nesse sentido, a presente pesquisa abordou a temática de estudos referente às brincadeiras de rua atrelada à inclusão escolar. Dessa forma, será que as brincadeiras de rua ressignificam o ensino e a aprendizagem da Educação Física Escolar, na perspectiva da inclusão? Mediante o exposto, esse estudo objetivou analisar os processos educativos desencadeados pelas brincadeiras de rua na perspectiva da inclusão entre crianças com e sem deficiência na educação física escolar, na Rede Pública Municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada pela pesquisa-ação e para coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados à luz da revisão de literatura e conforme a análise de conteúdo. Constatamos no âmbito da pesquisa que os professores de Educação Infantil trabalham as brincadeiras de rua sem correlacionar com a inclusão escolar e que os mesmos sentem dificuldades em desenvolver essa temática. Concluímos a necessidade de novas abordagens em relação às práxis educativa para auxiliar e contribuir com o processo de inclusão, e dar novos significados as brincadeiras de rua que são patrimônio cultural brasileiro no contexto educacional. Enfim, apresento os produtos educacionais, objetivando fomentar a inclusão no ambiente escolar e propagar as brincadeiras de rua.

Resumo (inglês)

Physical Education in early childhood allows games to be addressed and contribute to the integral development of infants. School is a multicultural environment, where we have hundreds of individuals being part of it, each one with its singularities. Nowadays we notice that many kids ignore the street games that were once part of the previous generation’s leisure activities. For that matter, the current study approached the theme of studies related to street games coupled with school inclusion. Therefore, do the street games re-signify the teaching and learning of School Physical Education, from the inclusion perspective? Based on the above, this study to analyze the education process initiated by the street games from the inclusion perspective among children with and without disabilities in school physical education, in the Municipal Public School system of a town in the countryside of São Paulo State. It is a qualitative research guided by research-action and the semi-structured interview was used as a research instrument to collect data. Data were analyzed based on literature review under content analysis. We could see that on the context of the research, teachers from Early Childhood Education perform the street games without correlating them with school inclusion and they find difficulties to develop this topic. We conclude therefore, the need of new approaches in relation to educational praxis to assist and contribute to the inclusion process, and give new meanings to street games, which are part of the Brazilian cultural heritage on the educational scenario. Finally, I present the educational products aiming to promote inclusion in the school environment and disseminate the street games

Descrição

Palavras-chave

Educação física, Brincadeiras de rua, Inclusão, Physical education, Street games, Inclusion

Idioma

Português

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