Representações da tradição cultural japonesa: um estudo do filme Yume (Sonhos) de Akira Kurosawa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-12-15

Autores

Gomes, Vitor Arraes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa dissertação apresenta uma perspectiva de análise que converge antropologia, sociologia e história do Japão para compreender como o cineasta Akira Kurosawa retratou a tradição cultural japonesa no filme Yume (Sonhos), de 1990, tomado como material de pesquisa. Ainda que a tradição e a cultura japonesa possam ser vistas de forma essencialista, e isto significa restringi las a valores passadistas e princípios imutáveis, esse trabalho parte da seguinte premissa: a cultura japonesa é um sistema simbólico uma vez que determina motivações e disposições dentro de processos contínuos de ressignificação da realidade social. A tradição, por sua vez, enquanto um conjunto de práticas rituais e simbólicas inspira, nos sujeitos, normas de comportamento mediante a repetição. Tais conceitos foram aplicados para pensar as representações simbólicas de um país que amiúde dialoga com o passado. Aqui, portanto, cultura e tradição são dimensões que se encontram em relação mútua. Sabendo disso, os símbolos do Japão Showa (1926-1989) foram delimitados para a análise pois concentram muitos traumas, conflitos e contradições vivenciadas pelos japoneses, revelando os modos como o diretor retratou a experiência japonesa. A análise fílmica – como metodologia da antropologia visual – foi imprescindível para este estudo, porque ao decompor (descrever) e reconstruir (interpretar) os segmentos da produção, concluiu-se que Kurosawa nos apresenta, por meio do filme, um léxico particular a partir do qual discorre sobre a tradição cultural do Japão. Assim, o artista retratou essa tradição cultural ao conceitualizar os sonhos e, nesse percurso, reinterpretou diversos símbolos da sociogênese japonesa.
This dissertation presents an analysis perspective that converges anthropology, sociology and Japanese history to understand how filmmaker Akira Kurosawa portrayed the Japanese cultural tradition in the 1990 film Yume (Dreams), taken as research material. Although Japanese tradition and culture can be seen in an essentialist way, and this means restricting them to past values and immutable principles, this work starts from the following premise: Japanese culture is a symbolic system since it determines motivations and dispositions within of continuous processes of resignification of social reality. Tradition, in turn, as a set of ritual and symbolic practices, inspires behavior norms in subjects through repetition. Such concepts were applied to think about the symbolic representations of a country that often dialogues with the past. Here, therefore, culture and tradition are dimensions that are in mutual relationship. Knowing this, the symbols of Showa Japan (1926-1989) were delimited for analysis because they concentrate many traumas, conflicts and contradictions experienced by the Japanese, revealing the ways in which the director portrayed the Japanese experience. The film analysis - as a methodology of visual anthropology - was essential for this study, because by decomposing (describing) and reconstructing (interpreting) the segments of the production, it was concluded that Kurosawa presents us, through the film, a particular lexicon from which discusses the cultural tradition of Japan. Thus, the artist portrayed this cultural tradition when conceptualizing dreams and, in this way, reinterpreted several symbols of Japanese sociogenesis.

Descrição

Palavras-chave

Antropologia visual, Cinema, Espírito, História do Japão, Morte, Natureza, Ritual, Segunda Guerra Mundial, Sociogênese japonesa, Visual anthropology, Movie theater, Spirit, Japan history, Death, Nature, Second World War, Japanese sociogenesis

Como citar

GOMES, Vitor Arraes. Representações da tradição cultural japonesa: um estudo do filme Yume (Sonhos) de Akira Kurosawa. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2022.