O impacto do anexo SL sobre o sistema de gestão integrado em empresas industriais

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Data

2023-01-26

Autores

Francisco, Fernanda Ellen [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Devido à alta competitividade no mercado muitas organizações têm buscado meios para se diferenciarem das demais, melhorando a qualidade dos seus produtos e serviços, reduzindo o uso de recursos naturais, garantindo a segurança dos funcionários e atendendo às necessidades e expectativas das suas partes interessadas. Para melhorar o desempenho das organizações neste cenário, muitas delas têm recorrido a diversos sistemas de gestão como a ISO 9001 (Gestão da qualidade), a ISO 14001 (Gestão ambiental) e a ISO 45001 (Gestão da saúde e segurança do trabalho). Para facilitar a integração desses sistemas, a ISO criou em 2012 o Anexo SL que possui a estrutura de alto nível que serve de base para o desenvolvimento dessas normas certificáveis de gestão tornando-as mais compatíveis. No entanto, muitos funcionários das organizações não possuem conhecimento suficiente sobre as últimas versões das normas ISO 9001 e ISO 14001 e a publicação da ISO 45001 com base no Anexo SL, trazendo dificuldades para integração dessas normas. O objetivo deste trabalho é propor recomendações, com base na revisão da literatura e na realização de quatro estudos de casos, para as seis principais modificações que ocorreram no SGI demandadas pelo Anexo SL (análise do contexto organizacional, liderança, gestão de riscos, tomada de decisão, controle de objetivos e metas, avaliação de desempenho e gestão de melhorias) e que servirão de base para empresas industriais desenvolverem as boas práticas e minimizarem as dificuldades relacionadas às exigências do Anexo SL no SGI. A principal contribuição científica deste trabalho foi o adensamento e expansão da teoria sobre sistemas certificáveis e sua relação com o SGI a partir dos estudos empíricos realizados nas empresas brasileiras estudadas, o que permitiu a identificação dos principais impactos do Anexo SL na estrutura e características dos SGIs. Já a principal contribuição aplicada deste trabalho consiste na disponibilização aos gestores das empresas industriais de soluções gerenciais que viabilizem a implementação ou aperfeiçoamento do SGI com base nas modificações provenientes do Anexo SL, o que certamente gerará diferencial competitivo frente aos seus concorrentes.
In view of the high competitiveness in the marketplace, many organizations have sought ways to differentiate themselves from others by improving the quality of their products and services, reducing the use of natural resources, ensuring employee safety, and meeting the needs and expectations of their stakeholders. To improve the performance of organizations in this scenario, many have turned to various management systems such as ISO 9001 (Quality Management), ISO 14001 (Environmental Management), and ISO 45001 (Occupational Health and Safety Management). To facilitate the integration of these systems, ISO created 2012 Annex SL which has a high-level framework that serves as the basis for the development of these certifiable management standards making them more compatible. However, many organizations do not have sufficient knowledge about the latest versions of ISO 9001 and ISO 14001 and the publication of ISO 45001 based on Annex SL, bringing difficulties for the integration of these standards. The objective of this work is to propose recommendations, based on the literature review and the realization of four case studies, for industrial companies to develop best practices and minimize difficulties related to Annex SL requirements in IMS .The main scientific contribution of this work was to deepen and expand the theory on certifiable systems and their relationship with the IMS based on empirical studies conducted at the Brazilian companies studied, which allowed for the identification of the main impacts of the SL Annex on the structure and characteristics of the IMSs. The main applied contribution of this study consists of providing managers of industrial companies with management solutions that make it feasible to implement or improve the IMS based on the modifications resulting from the SL Annex, which will certainly generate a competitive edge over their competitors

Descrição

Palavras-chave

Sistemas de gestão, Sistema de gestão integrado, Anexo SL, Mangement Systems, Integrated Management System, Annex SL, Sistemas integrados de gestão empresarial, Concorrência administrativa, Gestão da qualidade total

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