Diálogos com o silêncio na contemporaneidade: excesso de ruídos, educação sonora e música

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Data

2023-01-20

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O excesso de ruídos está amplamente presente na vida humana na contemporaneidade. Comprovadamente nocivo à saúde, seus efeitos passam despercebidos devido à sua naturalização. Neste trabalho discutem-se as origens da saturação sonora, suas consequências para a saúde em termos de seus efeitos auditivos e não auditivos, seus determinantes sociais, históricos e políticos e propõe-se que uma educação sonora voltada para a valorização do silêncio funcione como equilíbrio para tal excesso. Desenvolvem-se as discussões com base na ecologia sonora, de Schafer, e relacionam-se suas concepções em diálogo interdisciplinar com outros campos do saber, sobretudo com a saúde e as ciências sociais, transversalizados pela perspectiva do pensamento sistêmico. Conclui-se que a individuação da escuta e a conquista do silêncio possibilitam uma ampliação da consciência relacionada à escuta do ambiente e, dessa forma, contribuem para uma atitude crítica diante do excesso de ruídos, capacitando os indivíduos a agirem em seu meio, transformando-o; viabilizam, também, uma ampliação das possibilidades de atuação da educação sonora e oferecem novos recursos para nortear a criação, seja para os educadores interessados nas práticas criativas, seja para compositores.
The excess of noise is widerly present in human life in contemporary times. Provenly harmful to health, its effects go unnoticed due to its naturalization. This work discusses the origins of sound saturation, its consequences to health in terms of its auditory and non-auditory effects, its social, historical and political determinants and proposes that a sound education focused on valuing silence works as a balance for such excess. Discussions are based on Schafer’s sound ecology and his conceptions are related in an interdisciplinary dialogue with other fields of knowledge, especially with health and social sciences, transversalized by the perspective of systemic thinking. It is concluded that the individuation of listening and the conquest of silence make it possible to increase awareness related to listening to the environment and, in this way, contribute to a critical attitude in the face of excessive noise, enabling individuals to act in their environment, transforming it; they also make it possible to expand the possibilities of sound education and offer new resources to guide creation, whether for educators interested in creative practices or for composers.

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Palavras-chave

Ecologia sonora, Silêncio, Som - Estudo e ensino

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