Gênero e Matemática, o que tem a ver?: um mapeamento sobre os estudos de gênero na Educação Matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-01-30

Autores

Silva, Júlia Gabriele

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar, compreender e explorar quais e como estão sendo divulgadas pesquisas acadêmicas que envolvam o estudo de gênero na área de pesquisa em Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico, visto que pretendeu analisar pesquisas já publicadas por outros acadêmicos, visando avaliar as contribuições para a formação de professores e pesquisas futuras com esta mesma temática. Foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos científicos, Qualis Capes A1 nas áreas de Ensino e de Educação, tendo sido encontradas 11 revistas brasileiras com estes critérios. Considerando o período entre 2018 e 2022 e utilizando descritor a expressão gênero, foram encontrados 10 artigos, os quais foram analisados. Nossos resultados apontam que esta temática ainda é quantitativamente ínfima nestes periódicos bem qualificados pela Capes, mas que aos poucos vem ocupado espaço nessas revistas, mesmo que minimamente. Destacamos também que o foco ainda tem sido as mulheres, não trazendo ainda outras temáticas que envolvam gêneros.
This Course Completion Work research aimed to investigate, understand and explore which and how academic research involving the study of gender in the area of research in Mathematics Education is being disseminated. This is a qualitative and bibliographical research, since it intended to analyze research already published by other academics, noting to evaluate the contributions to teacher training and future research with this same theme. A bibliographical survey was carried out in scientific journals, Qualis Capes A1 in the areas of Teaching and Education, having searched 11 Brazilian journals with these criteria. Considering the period between 2018 and 2022 and using the description of the expression's genre, 10 articles were found, which were analyzed. Our results indicate that this theme is still quantitatively insignificant in these periodicals well protected by Capes, but that little by little it has been occupying space in these magazines, even if minimally. We also highlight that the focus has still been on women, not yet bringing up other themes involving gender.

Descrição

Palavras-chave

Mapeamento, Estudo de Gênero, Educação matemática, Relação de gênero e matemática, Gender relation, Mathematics education, Gender relation and mathematics

Como citar