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Publicação:
A confirmação da identidade de atores e atrizes nordestinos pela afirmação de seus sotaques

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Orientador

Storolli, Wânia Mara Agostini

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Arte-Teatro - IA

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho tem como tema as implicações do sotaque na atuação de atores e atrizes, investigando como os produtores culturais tradicionais, em especial a televisão, foram responsáveis pela estereotipia do sotaque nordestino e como essa dinâmica tem afetado diretamente atores e atrizes vindos do Nordeste, levando-os ao apagamento de seus sotaques e de suas identidades. Analisa-se como novas mídias digitais e, também, o cinema independente contemporâneo permitiram uma maior abertura à escuta de outros sotaques, que não os do Sudeste, tornando-se, nesse sentido, ferramentas de educação e possibilitando um maior reconhecimento identitário entre seus falantes. Para esse estudo, utilizou-se como base teórica, especialmente a obra dos autores e professores Durval Muniz de Albuquerque Junior e Marcus Bagno. Foi também realizada uma entrevista qualitativa com atores e atrizes do nordeste a fim de investigar situações em que eles se sentiram preteridos para determinado papel, em virtude da voz e do sotaque que portam e como isso vem a interferir na maneira como se veem no mundo. Além disso, através do estudo do filme “O som ao redor”, de Kleber Mendonça Filho e, também, dos vídeos do humorista Whindersson Nunes, examina-se como o cinema independente e a internet têm sido utilizados como instrumentos de desobediência a um padrão antiquado, que já é contestado. Por fim, com Bordieu e com o Grupo Magiluth, verifica-se que ao se apropriar de sua voz e ter protagonismo a partir da escrita, atores e atrizes passam a ter o poder de uma ferramenta poderosa, de rompimento de todos esses paradigmas.

Resumo (inglês)

This work aims to investigate how traditional cultural producers, especially television, were responsible for the stereotype of the Northeastern accent and how this dynamic directly affected actors and actresses from the Northeast, leading to the erasure of their accents. It will be analyzed how new digital media and also contemporary independent cinema allowed a greater openness to listening to accents, other than those of the Southeast, enabling a greater identity recognition among its speakers. For this study, it was used as a theoretical basis, especially the work by authors and professors Durval Muniz de Albuquerque Junior and Marcus Bagno. A qualitative interview was also carried out with actors and actresses from the Northeast in order to investigate situations in which they felt passed over for a certain role, due to the voice and accent they carry and how this interferes with the way they see themselves in the world. In addition, through the study of the film “O som ao redor”, by Kleber Mendonça Filho, and also the videos of the comedian Whindersson Nunes, it is examined how the independent cinema and the internet have been used as instruments of disobedience to a antiquated standard that it is already contested. Finally, with Bordieu and the Magiluth Group, it appears that by appropriating their voice and having protagonism from writing, actors and actresses come to have the power of a powerful tool, to break all these paradigms.

Descrição

Palavras-chave

Língua portuguesa - Pronúncia, Língua portuguesa - Fonética, Atores – Brasil, Nordeste

Idioma

Português

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