Publicação: A confirmação da identidade de atores e atrizes nordestinos pela afirmação de seus sotaques
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Data
Autores
Orientador
Storolli, Wânia Mara Agostini 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arte-Teatro - IA
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como tema as implicações do sotaque na atuação de atores e atrizes,
investigando como os produtores culturais tradicionais, em especial a televisão, foram
responsáveis pela estereotipia do sotaque nordestino e como essa dinâmica tem afetado
diretamente atores e atrizes vindos do Nordeste, levando-os ao apagamento de seus sotaques e
de suas identidades. Analisa-se como novas mídias digitais e, também, o cinema independente
contemporâneo permitiram uma maior abertura à escuta de outros sotaques, que não os do
Sudeste, tornando-se, nesse sentido, ferramentas de educação e possibilitando um maior
reconhecimento identitário entre seus falantes.
Para esse estudo, utilizou-se como base teórica, especialmente a obra dos autores e
professores Durval Muniz de Albuquerque Junior e Marcus Bagno. Foi também realizada uma
entrevista qualitativa com atores e atrizes do nordeste a fim de investigar situações em que
eles se sentiram preteridos para determinado papel, em virtude da voz e do sotaque que
portam e como isso vem a interferir na maneira como se veem no mundo. Além disso, através
do estudo do filme “O som ao redor”, de Kleber Mendonça Filho e, também, dos vídeos do
humorista Whindersson Nunes, examina-se como o cinema independente e a internet têm sido
utilizados como instrumentos de desobediência a um padrão antiquado, que já é contestado.
Por fim, com Bordieu e com o Grupo Magiluth, verifica-se que ao se apropriar de sua
voz e ter protagonismo a partir da escrita, atores e atrizes passam a ter o poder de uma
ferramenta poderosa, de rompimento de todos esses paradigmas.
Resumo (inglês)
This work aims to investigate how traditional cultural producers, especially television,
were responsible for the stereotype of the Northeastern accent and how this dynamic directly
affected actors and actresses from the Northeast, leading to the erasure of their accents. It will
be analyzed how new digital media and also contemporary independent cinema allowed a
greater openness to listening to accents, other than those of the Southeast, enabling a greater
identity recognition among its speakers.
For this study, it was used as a theoretical basis, especially the work by authors and
professors Durval Muniz de Albuquerque Junior and Marcus Bagno. A qualitative interview
was also carried out with actors and actresses from the Northeast in order to investigate
situations in which they felt passed over for a certain role, due to the voice and accent they
carry and how this interferes with the way they see themselves in the world. In addition,
through the study of the film “O som ao redor”, by Kleber Mendonça Filho, and also the
videos of the comedian Whindersson Nunes, it is examined how the independent cinema and
the internet have been used as instruments of disobedience to a antiquated standard that it is
already contested.
Finally, with Bordieu and the Magiluth Group, it appears that by appropriating their
voice and having protagonism from writing, actors and actresses come to have the power of a
powerful tool, to break all these paradigms.
Descrição
Palavras-chave
Língua portuguesa - Pronúncia, Língua portuguesa - Fonética, Atores – Brasil, Nordeste
Idioma
Português