Vídeos digitais e Educação Matemática: uma possibilidade de pesquisa educacional baseada em arte

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-02-07

Autores

Gimenez, Hercules

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Como um coletivo de Seres-Humanos-Com-Mídias utilizou a Arte na produção de vídeos digitais com conteúdo de Matemática em um Festival? Inicialmente, para compreender essa questão central, buscou-se por trabalhos acadêmicos desenvolvidos no âmbito da Educação Matemática, que poderiam ser caracterizados como Pesquisa Baseada em Arte e, também, por trabalhos publicados sobre (com) vídeos no Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), grupo ao qual esse estudo está vinculado. Essa pesquisa teve como palco o III e o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, cujas fases presenciais aconteceram, respectivamente, em Vitória, ES, no ano de 2019 e em Cuiabá, MT, em 2022. O elenco de atores e atrizes, que são também autores e autoras dos sete vídeos selecionados para análise, foi composto por alunos e alunas, professores e professoras da Educação Básica e do Ensino Superior (não apenas da Licenciatura em Matemática) e comunidade em geral que participaram dos referidos festivais. Os dados produzidos, nessa pesquisa, se materializaram em três textos, a partir de questionários, entrevistas em grupos (rodas de conversa) e os próprios vídeos. A análise desses dados tinha como objetivo identificar elementos artísticos em suas funções pedagógicas e/ou na produção de sentido e conhecimento no processo de comunicação de ideias matemáticas, buscando evidências de estranhamentos, na ótica da teoria do Teatro Didático e do construto Seres-Humanos-Com-Mídias. Nesse estudo, por assumir também o papel de professor e de artista, o pesquisador adotou a A/r/tografia como método de investigação. A Arte, nessa pesquisa, é compreendida como experiência estética. Nessa perspectiva, a produção dos vídeos é entendida como um experimento artístico-pedagógico e os vídeos, como produto artístico desse experimento, desenvolvido de forma colaborativa. Ressaltando que, não apenas o objeto de investigação (o vídeo enquanto produto, processo e uso), mas também as lentes analíticas interpretativas e a própria forma de escrever o relatório, se utilizaram das Artes para produzir os diálogos entre as diferentes vozes dessa pesquisa. Alguns resultados dessa investigação evidenciaram estranhamentos produzidos pela arte-com-tecnologia na comunicação de ideias matemáticas utilizando vídeos, como por exemplo, a aprendizagem pelo erro, a interdisciplinaridade, as diferentes formas avaliação e a presença do humor nos trabalhos analisados.
How did a Human-Beings-With-Media collective used Art in the production of digital videos with Mathematics content in a Festival? Initially, in order to understand this central issue, we searched for academic works developed within the scope of Mathematics Education, which could be characterized as Art-Based Research, and, also, for works published on (with) videos in the Research Group on Informatics, other Media and Mathematics Education (GPIMEM), the group to which this study is linked. This research took place at the III and VI Festival of Digital Videos and Mathematics Education, whose face-to-face phases took place, respectively, in Vitória, ES, in 2019 and in Cuiabá, MT, in 2022. The cast of actors and actresses, who are also authors of the seven videos selected for analysis, was composed of male and female students, male and female teachers of Basic Education and Higher Education (not only of the Degree in Mathematics) and the community in general who participated in the above-mentioned festivals. The data produced in this research materialized in three texts, based on questionnaires, group interviews (conversation circles) and the videos themselves. The analysis of these data aimed to identify artistic elements in their pedagogical functions and/or in the production of meaning and knowledge in the process of communicating mathematical ideas, seeking evidence of strangenesses, from the perspective of the theory of Didactic Theater and the construct Human-Beings-With-Media. In this study, as he also assumed the role of teacher and artist, the researcher adopted A/r/tography as an investigation method. The Art, in this research, is understood as an aesthetic experience. In this perspective, the production of the videos is understood as an artistic-pedagogical experiment and the videos, as an artistic product of this experiment, developed in a collaborative way. Emphasizing that, not only the object of investigation (the video as a product, process and use), but also the interpretative analytical lenses and the way of writing the report, used the Arts to produce the dialogues between the different voices of this research. Some results of this investigation showed strangenesses produced by art-with-technology in the communication of mathematical ideas using videos, for example, learning by mistake, interdisciplinarity, the different forms of evaluation and the presence of humor in the analyzed works.
¿Cómo un colectivo de Seres-Humanos-Con-Medios usó el Arte en la producción de videos digitales con contenido de Matemáticas en un Festival? Inicialmente, para comprender este tema central, buscamos trabajos académicos desarrollados en el ámbito de la Educación Matemática, que podrían caracterizarse como Investigación Basada en el Arte, y también por trabajos publicados en (con) videos en el Grupo de Investigación en Informática, otras Medias y Educación Matemática (GPIMEM), grupo al que se vincula este estudio. Esta investigación tuvo como escenario el III y el VI Festival de Videos Digitales y Educación Matemática, cuyas fases presenciales se realizaron, respectivamente, en Vitória, ES, en 2019 y en Cuiabá, MT, en 2022. El elenco de actores y actrices, quienes también son autoras de los siete videos seleccionados para el análisis, estuvo integrado por alumnos y alumnas, profesores y profesoras de Educación Básica y Educación Superior (no solo de la Licenciatura en Matemáticas) y comunidad en general que participó de los festivales mencionados. Los datos producidos en esta investigación se materializaron en tres textos, basados en cuestionarios, entrevistas grupales (círculos de conversación) y los propios videos. El análisis de estos datos tuvo como objetivo identificar elementos artísticos en sus funciones pedagógicas y/o en la producción de sentido y conocimiento en el proceso de comunicación de ideas matemáticas, buscando evidencias de extrañamiento, en la perspectiva de la teoría del Teatro Didáctico y del constructo Seres-Humanos-Con-Medias. En este estudio, como también asumió el papel de docente y artista, el investigador adoptó la A/r/tografía como método de investigación. El arte, en esta busca, es entendido como una experiencia estética. En esta perspectiva, la producción de los videos se entiende como un experimento artístico-pedagógico y los videos, como producto artístico de este experimento, desarrollado de manera colaborativa. Destacando que no solo el objeto de investigación (el video como producto, proceso y uso), sino también los lentes analíticos interpretativos y la forma misma de escribir el informe, utilizaron las Artes para producir los diálogos entre las diferentes voces de esta busca. Algunos resultados de esta investigación mostraron la extrañeza que produce el arte-con-tecnología en la comunicación de ideas matemáticas a través de videos, como, por ejemplo, aprender por error, la interdisciplinariedad, las diferentes formas de evaluación y la presencia del humor en los trabajos analizadas.

Descrição

Palavras-chave

Festival de vídeos digitais, Educação Matemática, Pesquisa educacional baseada em arte, A/r/tografia, Digital videos festival, Mathematics Education, Art-based educational research, A/r/tography, Festival de vídeos digitales, Educación Matemática, Investigación educativa basada en el arte, A/r/tografía

Como citar