Publicação: Jogos cooperativos e a percepção da justiça retributiva em crianças da educação infantil
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Lepre, Rita Melissa 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para a Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A moral e a ética sempre estiveram em pauta quando estamos tratando de assuntos como respeito às regras e normas de conduta no campo social, porém, quando nos deparamos com a mesma questão no campo educacional, principalmente ao nos referirmos às crianças pequenas, encontramos um cenário onde, muitas vezes, a mera obediência acaba por se tornar um sinônimo do que deve ser alcançado pelos alunos .Dessa forma, a presente pesquisa dedicou-se a estudar os impactos de uma Sequência Didática (SD) voltada para o desenvolvimento do Juízo Moral na Criança, com foco na Justiça Retributiva e na construção de valores morais. A pesquisa tem cunho qualitativo, baseada na metodologia da Pesquisa-Ação, utilizamos também a análise do tipo de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar as falas coletadas durante a aplicação das historietas morais. Os principais resultados apresentaram evolução nos temas analisados, promovendo nas crianças atitudes mais refletidas através da tomada de consciência, utilizando o diálogo para resolver conflitos, desenvolvendo de forma significativa a capacidade dialógica, ampliando a discussão sobre justiça, optando pela reciprocidade nas sanções. Por fim, os jogos cooperativos se mostraram eficientes na construção de um ambiente cooperativo e recíproco, em que a cooperação tem papel fundamental no cotidiano escolar, proporcionando a construção de valores morais e de ampliar a percepção da justiça retributiva nas crianças da educação infantil.
Resumo (inglês)
Morals and ethics have always been on the agenda when we are dealing with issues such as respect for rules and standards of conduct in the social field, but when we face the same issue in the educational field, especially when referring to young children, we find a scenario where, often, mere obedience ends up becoming a synonym for what should be achieved by students. Thus, this research was dedicated to study the impacts of a Teaching Sequence (DS) aimed at the development of Moral Judgment in Children, focusing on Retributive Justice and the construction of moral values. The research is qualitative in nature, based on the Research-Action methodology. We also used the Discourse of the Collective Subject (DSC) analysis to analyze the speeches collected during the application of the moral stories. The main results showed evolution in the analyzed themes, promoting in the children more reflected attitudes through awareness, using dialog to solve conflicts, significantly developing the dialogic capacity, expanding the discussion about justice, opting for reciprocity in sanctions. Finally, the cooperative games proved to be efficient in the construction of a cooperative and reciprocal environment, in which cooperation plays a fundamental role in everyday school life, providing the construction of moral values and broadening the perception of retributive justice in children in early childhood education.
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, Jogos cooperativos, Justiça retributiva, Moralidade, Early education, Cooperative games, Retributive justice, Morality
Idioma
Português