Intuição como matéria prima no trabalho do ator: o escambo de experiências de quem está em cena hoje

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Data

2023-02-01

Autores

Oliva, Bianca Cristina [UNESP]
Oliveira, Gabriella Teodoro Lippe de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho buscou e se moveu através de indagações a respeito da intuição no trabalho do ator, defendendo o uso da intuição como uma matéria prima no trabalho dos artistas da cena. Para isso foi utilizado de práticas artísticas das autoras e de questões levantadas dessas práticas, sendo o diário de bordo uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e estruturação da pesquisa aqui apresentada. A base do trabalho conta com estudos em relação ao coração, respiração e inconsciente no trabalho intuitivo. Partindo dos estudos da neurocardiologia, das Teorias Junguianas -tipos psicológicos e sincronicidade- (1921) e do Método, proposto por Lee Strasberg (1987). Por fim, foram realizadas entrevistas com atores, diretores e pesquisadores a fim de complementar as questões apresentadas e buscar entender como o trabalho intuitivo atravessa ou pode atravessar o trabalho desenvolvido por artistas. De modo geral esse trabalho se interessa mais em trazer perguntas, apresentar questões e compartilhar vivências de pessoas que acreditam na utilização e treinamento da intuição como matéria prima do trabalho artístico.
This work sought and moved through inquiries about intuition in the actor's work, defending the use of intuition as a raw material source in the work of performing artists. For this, the authors' artistic practices and questions raised from these practices were used, with the logbook being an essential tool for the development and structuring of the research presented here. This work is grounded on the studies in relation to the heart, breathing and the unconscious in intuitive work. Based on neurocardiology studies, Jungian Theories -psychological types and synchronicity- (1921) and the Method, proposed by Lee Strasberg (1987).Finally, interviews were conducted with actors, directors and researchers in order to complement the questions presented and seek to understand how intuitive work crosses or can cross the work developed by artists.In general, this work is more interested in raising questions, presenting issues and sharing the experiences of people who believe in the use and training of intuition as a raw material source in artistic work.

Descrição

Palavras-chave

Representação teatral, Intuição, Método (Representação teatral), Jung, Carl Gustav, 1875-1961

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