Corredores verdes e azuis: plano de Infraestrutura verde para o Ribeirão do Onofre na cidade de Atibaia-SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-02-16

Autores

Furumori, Debora Miyuki

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nota-se na cidade contemporânea, frequentemente características de um processo de produção socioespacial descontinuo, e que reproduz distorções sociais no território. Uma análise de crescimento e espalhamento urbano da cidade de Atibaia, nos leva a constatar um “cidade partida” pela presença da rodovia na sua estrutura. Aspectos dessa segregação, tais como oferta de espaços públicos, distribuição de equipamentos públicos, escola, posto de saúde e policiamento, evidenciam a concentração dessas categorias de espaços públicos na região oeste da cidade em detrimento de outras partes onde evidencia-se escassez de recursos e equipamentos. Parte-se de análises bibliográficas que abordam tanto temas relacionados à planejamento da paisagem, como também referências bibliográficas que abordam a oferta infraestrutura verde urbana combinada com elementos de mobilidade. Quanto à análise da paisagem, optou-se pela confecção de cartas temáticas e análises de imagens e mapas da região, para compreensão de como esta está estruturada, quais são as funções dessa paisagem e quais são as características das mudanças observadas na área de projeto. Também se optou pela aplicação de questionários elaborados a partir do Google forms aplicados de forma física na região. Desta forma, foi pensada uma proposta de projeto que busque solucionar os problemas anteriormente levantados contemplando um programa complexo extraído de desejos da comunidade, mas também com o objetivo de proteção da paisagem. Logo, propõe-se um sistema de áreas e infraestruturas verdes nas proximidades do Ribeirão do Onofre, que incentivem a mobilidade ativa, regenerem e tornem mais atrativos os cursos d'água municipais e conectem tanto as partes segregadas da cidade quanto seus maciços verdes.
It is noted in the contemporary city, often characteristics of a discontinuous sociospatial production process, which reproduces social distortions in the territory. An analysis of growth and urban sprawl in the city of Atibaia leads us to verify a “divided city” due to the presence of the highway in its structure. Aspects of this segregation, such as the provision of public spaces, distribution of public equipment, schools, health clinics and policing, demonstrate the concentration of these categories of public spaces in the western region of the city to the detriment of other parts where there is a lack of resources and equipments. It starts with bibliographical analyzes that address both themes related to landscape planning, as well as bibliographical references that address the offer of urban green infrastructure combined with mobility elements. Regarding the analysis of the landscape, it was decided to create thematic maps and analysis of images and maps of the region, in order to understand how it is structured, what are the functions of this landscape and what are the characteristics of the changes observed in the project area. It was also decided to apply questionnaires prepared from Google forms applied physically in the region. In this way, a project proposal was designed that seeks to solve the previously raised problems, contemplating a complex program extracted from the community's desires, but also with the objective of meeting the need for landscape protection. Therefore, a system of green areas and infrastructure was proposed in the vicinity of Ribeirão do Onofre, which encourage active mobility, regenerate and make municipal watercourses more attractive and connect both the segregated parts of the city and its green massifs.

Descrição

Palavras-chave

Infraestrutura verde, Corredores verdes e azuis, Mobilidade ativa, Green infrastructure, Green and blue corridors, Active mobility

Como citar