Publicação: Percepção da pessoa com deficiência sobre a conquista do emprego e as mudanças nos papéis ocupacionais após o ingresso no trabalho
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Silva, Nilson Rogério da 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
INTRODUÇÃO: O trabalho pode promover alterações na vida dos trabalhadores com deficiência e esta é uma temática importante para pesquisas na área da educação especial, pois a apropriação da educação deveria acarretar na conquista de uma vaga de emprego. O emprego para a pessoa com deficiência tem um valor que excede o aspecto financeiro, sendo possível verificar alterações no desempenho de seus papéis ocupacionais a partir da inserção no mercado de trabalho. OBJETIVO: Analisar a percepção da Pessoa com Deficiência sobre a conquista do emprego e comparar os papéis ocupacionais, antes e após a inserção no trabalho. MÉTODO: Trata-se de um estudo de natureza descritiva com utilização da abordagem qualitativa exploratória. Os participantes foram onze pessoas com deficiência, alunos de um programa de preparação para o trabalho, recém ingressantes em vaga de emprego. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Roteiro de caracterização, Entrevista semiestruturada e Lista de Papéis ocupacionais. A coleta ocorreu em duas etapas: a primeira quando o participante estava em busca e/ou no primeiro mês de trabalho, e a segunda após pelo menos três meses da colocação, com a intenção de observar o desempenho nos papéis ocupacionais. Para a análise de dados, foi utilizada estatística descritiva, observando a frequência absoluta, média e desvio padrão. Em relação aos dados qualitativos obtidos a partir da entrevista semiestruturada, foi realizada a análise de conteúdo, as quais foram transcritas integralmente, categorizadas e organizadas em temas, com utilização dos trechos representativos das falas dos participantes. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes indicaram mudanças significativas em suas vidas a partir do ingresso no mercado de trabalho, seja em relação aos ganhos financeiros, autonomia, ampliação dos relacionamentos interpessoais, criação de projetos futuros no âmbito pessoal, na formação profissional, no lazer e vida cultural. Isso aponta que o trabalho pode ser considerado um fator de desenvolvimento humano.
Resumo (inglês)
INTRODUCTION: Work can promote changes in the lives of workers with disabilities, and this is an important topic for research in the field of special education, as education should qualify people for a job. The importance of employment for people with disabilities goes beyond the financial aspect, and it is possible to verify changes in the performance of their occupational roles from the integration into work. OBJECTIVE: Analyzing the perception of Persons with Disabilities on getting a job, and comparing occupational roles before and after placement in the job market. METHOD: This is an exploratory-descriptive qualitative research approach. The participants were eleven people with disabilities, students of a work skills preparation program, who have just started a new job. For data collection a characterization script, semistructured interview and list of occupational roles were used. Data collection took place in two stages: when the participant was searching and/or in the first month of work and after at least three months of placement, with the intention of observing performance in occupational roles. Descriptive statistics were used for data analysis, observing the absolute frequency, mean and standard deviation. The content analysis was carried out using the qualitative data obtained from the semi-structured interview. It was fully transcribed, categorized and organized into themes, using representative excerpts from the participants' speeches. The results revealed that most participants indicated significant changes in their lives after placement in the job market, whether it was financial, in autonomy, expansion of interpersonal relationships, planning of future personal projects, professional training, leisure and cultural life. The results point out that work can be considered a factor of human development.
Descrição
Palavras-chave
Pessoa com deficiência, Educação especial, Mercado de trabalho, Person with disability, Special education, Job market
Idioma
Português
Como citar
OLIVEIRA, Beatriz Carneiro Navarro de. Percepção da pessoa com deficiência sobre a conquista do emprego e as mudanças nos papéis ocupacionais após o ingresso no trabalho. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.