Publicação: Um estudo sobre a formação em diversidade de gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual Paulista
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Data
Autores
Orientador
Souza, Leonardo Lemos de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo teve o objetivo de compreender como é a presença e o debate acerca das Diversidades sexuais nas 48 licenciaturas que a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) possui em seus 24 campi de atuação. A indagação que norteou essa pesquisa foi se há esta discussão nas licenciaturas unespianas e, caso existam, como este diálogo entre o ensino e a temática acontece. O referencial teórico estudado abordou a história da sexualidade, dos movimentos LGBTs e das sexualidades na escola a partir dos trabalhos de Chaui (1984), Catonné (2001), Quinalha (2022), Cunha (1981), Louro (1997), entre outros. Para o desenvolvimento desta pesquisa de caráter qualitativo, além do levantamento bibliográfico, também se utilizou análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos mencionados. Os dados foram analisados de forma qualitativa o que permitiu identificar que apenas aproximadamente 14,6% dos cursos de licenciatura da Unesp possuem uma disciplina sobre o assunto. Os resultados desta dissertação apresentam que a universidade já possui algumas disciplinas específicas sobre a temática, mas que ainda é necessário um maior aprofundamento no assunto, incentivos aos discentes e docentes permanentes para ingressarem nos estudos de gênero e sexualidade e melhoria nas políticas públicas estaduais e institucionais de construção, proposição e aceite de disciplinas obrigatórias e/ou optativas sobre essa temática na formação dos futuros professores.
Resumo (inglês)
This study aimed to understand the presence and debate about sexual diversity in the 48 degrees that the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) has on its 24 campuses. The question that guided this research was whether there is this discussion in Unesp's undergraduate courses and, if so, how this dialogue between teaching and the theme takes place. The theoretical framework studied addressed the history of sexuality, LGBT movements and sexualities at school based on the works of Chaui (1984), Catonné (2001), Quinalha (2022), Cunha (1981), Louro (1997), among others. . For the development of this qualitative research, in addition to the bibliographic survey, documental analysis of the Pedagogical Political Projects (PPPs) of the mentioned courses was also used. Data were analyzed qualitatively, which allowed us to identify that only approximately 14.6% of undergraduate courses at Unesp have a discipline on the subject. The results of this dissertation show that the university already has some specific disciplines on the subject, but that a greater depth on the subject is still necessary, incentives for students and permanent professors to enter gender and sexuality studies and improvement in state and institutional public policies construction, proposition and acceptance of mandatory and/or optional subjects on this theme in the training of future teachers.
Descrição
Palavras-chave
Educação e sexualidades, Diversidades sexuais, Cursos de licenciatura, Universidade Estadual Paulista, Education and sexualities, Sexual diversity, Licentiate courses, Paulista State University
Idioma
Português
Como citar
MOTA, Gabriel Batista. Um estudo sobre a formação em diversidade de gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual Paulista. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.