Sociologia e educação ambiental: proposta histórico-crítica de sequência didática no ensino médio em uma escola pública de Santana de Parnaíba/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-03-30

Autores

Gonçalves, Alcir José

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho parte da necessidade de analisar as relações entre meio ambiente, sociedade e educação no ensino médio. O objetivo central do projeto está na elaboração de uma proposta de sequência didática ancorada no materialismo histórico, com metodologia direcionada para a pedagogia Histórico-Crítica. A partir da relação dialética da escola e dos estudantes com a realidade social concreta, busca-se incentivar a desnaturalização das aparências e a compreensão consciente do real. Essas escolhas não são aleatórias, mas baseiam-se na observação pedagógica do pátio da escola e da efervescente dinâmica do cotidiano estudantil, permeado pelo atual estágio de produção capitalista, que visa transformar o homem e a natureza em mercadorias. O objetivo não é apenas entender os problemas expostos, mas considerar a educação escolar como mecanismo concreto de mudanças, a fim de promover os primeiros atributos de uma educação socioambiental crítica. Dentro desta perspectiva, o trabalho procura estabelecer um diálogo entre a Sociologia e a temática socioambiental, utilizando referenciais teóricos marxistas como Karel Kosik, John Bellamy Foster, Michel Löwy, Demerval Saviani, Luiz Marques, entre outros. A pretensão é que essa investigação contribua para a ampliação dos debates sócio-ambientais, adentrando nas premissas do que é ensinar e aprender sociologia a partir de um diálogo com a Educação Socioambiental.
This study arises from the need to analyze the relationships between environment, society, and education in high school. The main objective of the project is the development of a didactic sequence proposal anchored in historical materialism, with a methodology directed towards Historical-Critical pedagogy. For the investigation and approach of the problems, we will start from the dialectical relationship of the school and the students with concrete social reality, thus encouraging the denaturalization of appearances and conscious understanding of the real. These choices are not random, as they stem from the pedagogical observation of the schoolyard and the effervescent dynamics of student daily life, permeated by the current stage of capitalist production, which aims to transform man and nature into commodities. It is not just about understanding the exposed problems, but rather considering school education as a concrete mechanism for change, in order to promote the first attributes of a critical socioenvironmental education. Within this perspective, this study seeks to establish a dialogue between Sociology and socio-environmental issues from Marxist theoretical references such as Karel Kosik, John Bellamy Foster, Michel Löwy, Demerval Saviani, Luiz Marques, among others. The intention is that this investigation contributes to the expansion of socio-environmental debates, entering into the premises of teaching and learning sociology through a dialogue with socio-environmental education.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Sociologia, Pedagogia histórico-crítica, Environmental education, Sociology, Historical-critical pedagogy

Como citar

GONÇALVES, Alcir José. Sociologia e educação ambiental: proposta histórico-crítica de sequência didática no ensino médio em uma escola pública de Santana de Parnaíba/SP. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.