Análise da apropriação do "Guia escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes" por professoras da educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-03-27

Autores

Alves, Nathaly Martinez

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Partindo da concepção de que a instituição escolar tem grande potencial para identificar e intervir em casos de abuso sexual contra crianças, bem como realizar a sua prevenção, esta Dissertação de Mestrado investiga em que medida concepções de professoras de educação infantil são condizentes com orientações do Ministério da Educação (MEC) acerca da temática. Como objetivo geral, realizou-se a análise da apropriação do “Guia Escolar: Identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” (SANTOS; IPPOLITO, 2011) por professoras de educação infantil. Objetivou, de modo específico: i) compreender as concepções que as professoras têm a respeito do abuso sexual contra crianças e ii) investigar seu nível de acesso quanto ao material instrutivo do MEC. A hipótese inicial foi a de que as concepções não são condizentes com as orientações descritas pelo MEC. O corpus da pesquisa é composto por 19 entrevistas realizadas com professoras de duas escolas da rede pública do município de São José do Rio Preto - SP, a partir de que foi possível analisar as respostas à luz do que é preconizado pelo referido material. Os resultados alcançados indicam, por um lado, despreparo profissional acerca da temática, bem como a falta de conhecimento e acesso ao Guia Escolar. Por outro lado, concebe-se que o tabu social em torno do tema faz com que sua discussão, embora imprescindível, não aconteça nas instituições escolares. Aponta-se, por fim, para a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores, utilizando-se de materiais instrutivos como o Guia Escolar, de modo a enraizar o tema no ambiente escolar
Based on the concept that the school institution has great potential to identify and intervene in cases of sexual abuse against children, this Master's Thesis investigates to what extent the conceptions of preschool teachers are consistent with the guidelines of the Ministry of Education (MEC) on the subject. As a general objective, an analysis was carried out of the appropriation of the “School Guide: Identification of signs of abuse and sexual exploitation of children and adolescents” by early childhood education teachers. As specific objectives: i) understand the conceptions that female teachers have about sexual abuse and ii) investigate the level of access of female teachers to the instructional material of the MEC. The initial hypothesis was that the teachers' conceptions do not match the guidelines described by the MEC. The research corpus is composed of 19 interviews with teachers from two public schools in the municipality of São José do Rio Preto - SP, from which it was possible to analyze the answers with what is recommended by the instructional material of the MEC. The results achieved show, on the one hand, the little understanding, on the part of the teachers, about sexual abuse against children, since, although there is a social demand for a discussion on the subject, the answers offered are based, to a great extent, on common sense. On the other hand, it is conceived that the social taboo around the theme makes its discussion, although essential, not happen. It is pointed out, finally, the need to develop educational public policies for teacher training, using teaching materials such as the School Guide, in order to root the theme in the school environment.

Descrição

Palavras-chave

Abuso sexual, Concepções, Educação infantil, Material instrutivo, Ministério da educação, Sexual abuse, Conceptions, Preschool education, Instructional material, Ministry of education

Como citar

ALVES, Nathaly Martinez. Análise da apropriação do "Guia escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes" por professoras da educação infantil. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.