Procedimentos interdisciplinares para a formação do cantor: aplicações na performance da canção de câmara

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-03-27

Autores

Briguente, Daniele

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa trata da formação do Bacharel em Canto, com ênfase na performance da canção de câmara. A tese que se defende é a de que o processo de formação do cantor, para atuar em canções de câmara, requer a inserção de conteúdos que atendam a característica interdisciplinar desse repertório. A metodologia consiste em revisão de literatura sobre 1) conceito de interdisciplinaridade na performance musical e particularmente na vocal, 2) levantamento e análise das matrizes curriculares dos cursos de Bacharelado com habilitação em Canto das Universidades Federais e Estaduais brasileiras, 3) revisão de literatura dos aspectos essenciais da canção de câmara, com ênfase em três deles: I) a unidade texto/música; II) a elaboração da persona de cada canção e III) os aspectos interpretativos da canção de câmara, e 4) a proposição de conteúdos que possibilitem as práticas interdisciplinares durante a formação do cantor. O trabalho está organizado em quatro capítulos correspondentes às etapas da metodologia.
The present research deals with the formation of the Singing Graduate, with emphasis on the performance of chamber music. The thesis argues that the process of training a singer to perform chamber music requires the insertion of content that meets the interdisciplinary characteristics of this repertoire. The methodology consists of a literature review on 1) the concept of interdisciplinarity in musical performance and particularly in vocal performance, 2) survey and analysis of the curricular matrices of Bachelor's degree courses with a major in Singing from Brazilian Federal and State Universities, 3) a literature review of the essential aspects of chamber music, with emphasis on three of them: I) the unity text/music; II) the elaboration of the persona of each song and III) the interpretative aspects of the chamber song, and 4) the proposition of contents that enable interdisciplinary practices during the formation of the singer. The work is organized into four chapters corresponding to the stages of methodology.

Descrição

Palavras-chave

Canto - Instrução e estudo, Cantores, Música de câmara, Prática interpretativa (Música), Música vocal

Como citar