Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2001-03-01

Autores

Silva, Joyce Mary Adam de Paula e [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fundação Carlos Chagas

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito de algumas concepções teóricas de autoridade e hierarquia, e de como essas concepções se constituem em elementos da cultura escolar que é construída na interação cotidiana, definindo formas diferenciadas de participação nas escolas. Parte do pressuposto de que a escola, como organização burocrática, tem em sua estrutura um corpo de princípios e valores dados pelo sistema educacional, por meio de leis, decretos e papéis formalmente estabelecidos, e um outro corpo de princípios e valores construídos e reelaborados no seu interior, pelos participantes do processo educacional, formando a cultura escolar. Assim, o grau de participação nas escolas se definiria em razão das concepções que seriam compartilhadas e construídas nesse processo de constituição da cultura escolar.
This article presents a reflection on some theoretical concepts of authority and hierarchy and how these concepts become elements of the school culture constructed in daily interactions, defining differentiated forms of school participation. It starts with the assumption that the school as a bureaucratic organization has a body of principles and values in its structure given by the educational system, through laws, decrees and formally established roles, and another body of principles and values constructed and re-elaborated on the inside by the participants in the educational process, forming a school culture. Thus the degree of participation in school is defined in function of the concepts that will be shared and constructed in the process of constituting the school culture.

Descrição

Palavras-chave

AUTORIDADE, ESCOLAS, ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, VIDA ESCOLAR

Como citar

Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 112, p. 125-135, 2001.

Coleções