Comercialização de caju in natura na região noroeste do estado de São Paulo

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Data

2002-12-01

Autores

Petinari, Ricardo Alessandro [UNESP]
Tarsitano, Maria Aparecida Anselmo [UNESP]

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Editor

Sociedade Brasileira de Fruticultura

Resumo

Para estimar e analisar os custos de comercialização e identificar locais e formas de comercialização do caju, foram realizadas, durante o ano de 2000/01, entrevistas com produtores, técnicos da extensão rural, agentes intermediários e pesquisadores de órgãos públicos. Também foram levantadas informações na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Os custos agregados pelo segmento da comercialização devem-se, em grande parte, às despesas com o transporte até os grandes centros atacadistas, e também à comissão definida pelo atacadista. Para o produtor da região Noroeste do Estado de São Paulo, o ideal seria direcionar sua produção para os meses de janeiro a junho, garantindo assim melhores preços e com isso resultados mais satisfatórios.
Intending to estimate and analyze the commercialization costs and identify places and forms of the cashew commercialization it was accomplished, during the year of 2000/01, interviews with farmers, technicians of agronomic assistance, intermediate agents and professionals of public research agencies. Also information were obtained within the General Warehouses Company of São Paulo State (CEAGESP). The aggregate costs to the cashew by the commercialization segment, derives, in large extent, to the carrier costs until the great wholesale centers, and also to the commission imposed by the wholesaler. For the farmers of the northwest region of São Paulo State, the correct would be to direct their production to the months of January and June, thus guaranteeing higher prices and more satisfactory results.

Descrição

Palavras-chave

caju-anão, produção, comercialização, dwarfed cashew, production, commercialization

Como citar

Revista Brasileira de Fruticultura. Sociedade Brasileira de Fruticultura, v. 24, n. 3, p. 697-699, 2002.