Dissertações - Educação - FFC
Browse by
Recent Submissions
-
Saberes docentes e práticas pedagógicas que favorecem a inclusão da criança com deficiência na educação infantil
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021) [Dissertação de mestrado]As experiências da criança na Educação Infantil devem ser enriquecedoras e, particularmente, a condição de deficiência de algumas crianças pode requerer atividades condizentes com suas especificidades. Nesta direção, este ... -
Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil: uma análise a partir das contribuições da história, da normatividade e da sociologia da infância
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação tem como objeto de estudo a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCCEI). O problema que emerge da assunção deste documento centra-se na ideia de que os sentidos da BNCCEI não são ... -
Discursivização sobre indisciplina e doenças do não se comportar nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da medicalização da educação
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A indisciplina escolar tem sido tema de inúmeras discussões entre aqueles que atuam na área educacional, de maneira que a discursivização sobre esse tema, no ambiente escolar, assume relevância, pois a depender da maneira ... -
Atitudes sociais de professores e alunos em relação à inclusão no ensino técnico
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]As atitudes sociais têm um papel muito importante no contexto da inclusão escolar, já que o relacionamento interpessoal, as atitudes e as opiniões têm implicações diretas no processo de ensino-aprendizagem. Um caminho para ... -
A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com uma Filosofia da Educação na perspectiva de Hans Jonas, filósofo alemão que se preocupou em diagnosticar os perigos decorrentes do agir humano. As formulações de ... -
O conceito de socialização e a educação física: um estudo piagetiano
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Propõe-se neste estudo, com base na perspectiva piagetiana, investigar, analisar e refletir a respeito da compreensão dos professores de Educação Física sobre o conceito de socialização. Embora trate-se de um conceito muito ... -
Governamentalidade, deficiência e educar: possibilidades da ética da amizade como resistência
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente estudo objetiva expor as relações de amizade enquanto modo criativo e resistente de inclusão dos discentes considerados deficientes, dentro do contexto escolar. Para tal finalidade, o embasamento teórico que ... -
Saúde mental e física, comportamentos de risco e vivências acadêmicas de primeiranistas de psicologia e fonoaudiologia
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]No ensino superior graduandos se deparam com inúmeros desafios para se adaptar a esse novo contexto. Conhecer características de graduandos em seu início de curso pode trazer indicadores para realizar ações que favoreçam ... -
Pré-vestibulares populares em universidades públicas no estado de São Paulo
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa – de natureza bibliográfica e documental - teve como objetivo analisar o funcionamento e as atividades desenvolvidas pelos cursinhos pré-vestibulares populares presentes em universidades públicas no estado ... -
Experiências de pessoas com deficiência no trabalho: o papel e a importância da família
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A inserção das pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho é uma realidade nos setores público e privado, fato demonstrado pelas estatísticas do IBGE e do Governo Federal. O presente trabalho teve como objetivo ... -
A música na educação infantil: uma reflexão histórico-filosófica à luz da omnilateralidade e da aprendizagem desenvolvente
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A dissertação intitulada A música na educação infantil: uma reflexão histórico-filosófica à luz da omnilateralidade e da aprendizagem desenvolvente resulta de pesquisa desenvolvida no âmbito da Filosofia e História da ... -
As contribuições do Pibid para a formação inicial de professores: uma análise de sua produção acadêmica (2009-2019)
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]As discussões em torno da formação de professores e de políticas educacionais tem intensificado nos últimos tempos os debates no meio acadêmico perspectivados pela busca de uma educação com qualidade e garantia de direito ... -
Educação a distância (Ead) e o trabalho docente: o aumento da precarização
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Com a popularização do computador e da internet, a chamada educação a distância (Ead) ganhou proporções quase nunca imaginadas, e contribuiu para um intenso processo de maquinização do trabalho docente. Compreendendo que ... -
Intervenção pedagógica com jogos concretos e eletrônicos para a construção de estruturas cognitivas: um estudo piagetiano
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]No contexto atual, o processo de aceleração das tecnologias, principalmente aquelas referentes à comunicação, tem influenciado as mudanças de paradigmas sobre a maneira de pensar a sociedade e suas instituições, impactando ... -
Educação infantil inclusiva e promotora de desenvolvimento: a dialética entre o pensar e o agir do professor
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010) [Dissertação de mestrado]A abordagem da Teoria Histórico-Cultural estabelece princípios para que ocorra uma educação promotora de desenvolvimento humano dentro das escolas. Planejar uma ação docente significa pensar sobre a criança, quais são seus ... -
Formação continuada de educadores(as) relacionada a educação em direitos humanos e gênero: percepção da equipe gestora de uma escola municipal de tempo integral do município de Marília/SP
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação aborda as temáticas de educação em Direitos Humanos e de Gênero no contexto de uma escola municipal em tempo integral do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da cidade de Marília/SP. O objetivo geral ... -
Crianças com e sem queixas de dificuldades de aprendizagem: caracterização do contexto familiar e o olhar de pais e professores
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A educação, atualmente, realiza complexas e dialéticas reflexões e encaminhamentos sobre as dificuldades de aprendizagem. São diversos os vértices a serem analisados em relação às queixas de aprendizagem: a definição ... -
A avaliação da aprendizagem e o seu papel na formação inicial de professores: representações docentes
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho aborda representações docentes sobre a avaliação da aprendizagem. Na atualidade, a avaliação é vista como um dos pilares mais importantes para o planejamento e o desenvolvimento no e do campo educacional. A ... -
A educação infantil no Brasil: uma análise comparativa da Base Nacional Comum Curricular e das indicações para o currículo da infância na Itália
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa teve como objetivos conhecer, registrar e analisar os aspectos referentes às indicações legais para a Educação Infantil no Brasil e na Itália, a partir da investigação de cunho comparativo, com base na ... -
As vozes das meninas sobre educação sexual nas escolas públicas do estado de São Paulo: considerações a respeito das políticas públicas educacionais
(Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente dissertação aborda a temática Educação Sexual para as meninas no âmbito escolar, ouvindo as vozes das estudantes, partindo da perspectiva de que as macropolíticas públicas educacionais muitas vezes negligenciam ...