Dissertações - Educação - FFC

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  • ItemDissertação de mestrado
    O curso de licenciatura em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Freitas, Carlos Batista Sousa de; Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]; Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural
    A dissertação intitulada O Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação do Pará-Campus Marabá Rural: pressuposto teórico-metodológicos, objetivos e currículo é fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Interinstitucional, convênio celebrado entre o Instituto Federal de Educação do Pará e a Universidade Estadual Paulista, Campus Marília. A pesquisa trata sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, que foi a primeira experiência em nível superior ofertado pelo Campus Marabá Rural (CRMB), no sentido de analisar os pressupostos teórico-metodológicos, objetivos e currículo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc). As questões investigativas foram: quais os objetivos e pressupostos teórico-metodológicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA, Campus Marabá Rural? Que tipo de profissional o Curso pretende formar? Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, compostos pelos documentos referentes à temática, como leis, decretos, resoluções, pareceres, Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que deram base legal para a criação e desenvolvimento do curso na referida instituição. As bibliografias analisadas são dos principais autores que contribuíram para a consolidação da política de educação do campo no Brasil, além de autores regionais que contribuem sistematicamente para a concretização dessa modalidade de ensino na região. A pesquisa possibilitou constatar que a Política de Educação do Campo é uma conquista dos coletivos de sujeitos do campo, representados pelos movimentos sociais, uma conquista de longos anos de lutas. Consideramos que esta pesquisa traz contribuições para a compreensão sobre concepção que orienta a formação de educadores do campo embasados em fundamentos que se articulam tais como: os conhecimentos da realidade, os conhecimentos dos educandos e das áreas entrelaçados pelo diálogo freiriano.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma análise do curso técnico em agroindústria do Instituto Federal do Pará - Campus Marabá Rural e a centralidade da Pedagogia da alternância
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Lima, Andreia do Nascimento; Novaes, Henrique Tahan [UNESP]; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
    A presente pesquisa analisa o Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Marabá Rural (CRMB), seus fundamentos de criação e os pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia da Alternância do curso. Para isso, foram adotados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica que contribuiu para as discussões efetuadas no texto; pesquisa documental, que envolveu a análise de documentos institucionais como fontes de evidências; e pesquisa empírica com entrevistas semiestruturadas com os envolvidos na criação do curso e na formulação da alternância. Tomando como elemento de análise a organização do projeto pedagógico do referido curso, o resultado da pesquisa mostra que o curso foi criado a partir da demanda dos movimentos sociais da região e que ele tem a alternância como centralidade, sendo um instrumento impulsionador da referida articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Acrescenta-se a isto o comprometimento da formação profissional, materializada na perspectiva da Educação do Campo, com o projeto de desenvolvimento da região do Sudeste do Pará, em uma nova forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo como espaço de construção da matriz tecnológica e produtiva, por meio da conquista histórica do território e do Campus instalado em um assentamento de reforma agrária.
  • ItemDissertação de mestrado
    Inserção na creche: direito de acolhimento e humanização das crianças
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Silva, Letícia de Campos Lauretti da; Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
    Trata-se de dissertação decorrente das ações e discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência na Educação Infantil (GEPEDEI), desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Campus de Marília, SP. A pesquisa originou-se de estudo pautado em desafios enfrentados por meio da prática docente em uma creche da rede pública de Marília-SP. Imersa nessa experiência, a pesquisadora vivenciou a necessidade de buscar embasamento teórico capaz de orientar seus pensamentos e ações - em níveis mais conscientes - acerca da complexidade do momento de inserção dos bebês no ambiente escolar. O objetivo geral da pesquisa proposta foi compreender e analisar sob a ótica teórico-científica princípios capazes de orientar a prática docente para a composição do movimento de inserção como momento/tempo direcionado à humanização de crianças no interior da creche. Como objetivo específico, elencou-se: apreender fundamentos teórico-metodológicos constituídos pela experiência da educação italiana aproximados aos princípios da Teoria Histórico-Cultural para o movimento de inserção das crianças na creche. Esses objetivos dirigiram-se ao processo de buscas de respostas ao seguinte problema de investigação: quais princípios teóricos podem orientar a prática docente para a composição de um movimento de inserção como momento/tempo direcionado à humanização das crianças no interior da creche? A pesquisa apresentada nesta dissertação qualifica-se como teórica e se volta para uma investigação de cunho bibliográfico mediante ações de buscas, localização, reunião e sistematização de 26 produções científicas publicadas sobre a temática. A análise dos dados foi realizada por meio de três núcleos temáticos, sendo estes: “Conceitos de criança e infância sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural, de documentos oficiais e da pedagogia italiana de Reggio Emília”, “Inserção: possibilidade de uma educação que garanta e respeite direitos fundamentais da criança desde bebê” e “Relações sociais entre as crianças e delas com os adultos: perspectivas de acolhimento e escuta no movimento de inserção na creche”. As implicações pedagógicas decorrentes dos conhecimentos produzidos sobre a temática do objeto do estudo decorrem de reflexões sobre conhecimentos acerca de vivências italianas com base em princípios da Teoria Histórico-Cultural. Do conjunto das análises, é possível depreender o papel e o valor do movimento de inserção para a vida dos bebês e de suas famílias, como momento potente para a ampliação das relações sociais tanto das crianças como dos adultos envolvidos nesse processo educativo. Tais afirmativas corroboram a compreensão de que novas formas de comunicação e de relação humana são engendradas no processo de educar e cuidar desde o começo da vida. A inserção apresenta-se, portanto, como um movimento, não como um período determinado para sua realização considerando o respeito ao tempo subjetivo e individual e ao mundo exterior e interior de cada bebê que ingressa na creche. Firma-se, consequentemente, a compreensão de que a humanização e o acolhimento podem ser decorrência da vivacidade desse movimento de inserção, expressando-se como direito das crianças e adultos envolvidos nesse processo e como possibilidade de garantia de condições educativas efetivas à atividade humana e ao desenvolvimento da inteligência e da personalidade da pessoa desde bebê.
  • ItemDissertação de mestrado
    Cinema, educomunicação e sala de aula: contribuições para a formação de professores
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-13) Silva, Naiana Leme Camoleze; Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
    A presente pesquisa intitulada “Cinema, Educomunicação e sala de aula: contribuições para a formação de professores” tem como premissa ressaltar a relação existente entre Cinema e Educação, e colaborar com a prática docente com o uso de produções cinematográficas em sala de aula, por meio dos documentários produzidos pelo cineasta e poeta italiano Pier Paolo Pasolini, e através de uma perspectiva interdisciplinar promover diálogos, visando contribuir com a formação de professores. O estudo parte de uma perspectiva bibliográfica, passando para um panorama documental com a utilização dos documentários de Pasolini e dá-se, sobretudo, a partir da observação do conteúdo expresso nos documentários do cineasta italiano: A Raiva, Comícios de amor, Locações na Palestina para O Evangelho segundo Mateus, Notas para um filme sobre a Índia, - Os Muros de Sanaa, Anotações para uma Oréstia Africana, que foram rodados, respectivamente, na Itália, Palestina, Índia, Iêmen e África, e tratam de temas como cultura, política, preservação histórica, mito, dramas humanos etc., cuja proposta do trabalho é sistematizar o que há de interesse à área de Educação. O que nos interessa é fazer saber neste trabalho, através dos documentários, como a linguagem cinematográfica pasoliniana pode contribuir na educação e na formação de professores, cujo objetivo é sua utilização interdisciplinar através da educomunicação, auxiliando a prática docente. Posteriormente, com a capacitação docente esse diálogo sobre cinema e educação pode ser levado à sala de aula, incluindo demais áreas correlacionadas, como história, literatura, línguas estrangeiras, artes, por exemplo, considerando a universidade como espaço privilegiado de extensão e divulgação de saberes diversos, dos pontos de vista cognitivo, científico e de valores éticos e morais.
  • ItemDissertação de mestrado
    História da educação e fontes: as teses defendidas no PPGE - UNESP, campus de Marília (2000 - 2020)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-27) Alves, Guilherme Herreira; Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste texto, apresentam-se os resultados de pesquisa de Mestrado em Educação (Bolsa CNPq), com o objetivo de contribuir com análise das fontes, corpus das pesquisas históricas desenvolvidas em nível de doutorado, entre 2000 e 2020, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. A opção teórica-metodológica utilizada foi a da vertente historiográfica da História Cultural, mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica. Foi selecionado como corpus dessa pesquisa um conjunto formado por 24 teses de doutorado que desenvolveram pesquisas históricas em educação, sob perspectiva histórica e historiográfica educacional, vinculadas à linha de pesquisa de Filosofia e História da Educação no Brasil. A partir desses trabalhos, foram localizadas 173 fontes históricas. Para compreender as principais características dos documentos, optou-se pela proposta de Barros (2019), com a divisão das fontes conforme seus suportes e linguagens. A partir dessa proposta de classificação, constatou-se o predomínio de documentos do gênero textual, de exemplares múltiplos, com formatos e suportes associados à escrita e com ênfase na análise do conteúdo, mas também com presença de outros gêneros documentais, embora em menor quantidade. A análise evidenciou a relevância de mapear as fontes e o ofício do historiador na escolha dos documentos ao compor seu objeto de investigação, principalmente para compreender como o conhecimento vem se constituindo no campo da História da Educação. Além disso, destacam-se, também, a importância da preservação documental sobre o passado histórico-educativo e as instituições de memória para o acesso e a preservação das fontes. Por fim, os resultados demonstram a relevância da pesquisa e a importância de sua continuidade a fim de aprofundar as reflexões suscitadas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Deficiência intelectual: percepção dos familiares em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-23) Cardoso, Daisy Carla Montanha Cordeiro; Omote, Sadao [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As famílias exercem função fundamental no desenvolvimento de todo ser humano e, nas estruturas familiares de crianças com Deficiência Intelectual (DI), há necessidades educacionais em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro, que as famílias podem identificar em seus filhos. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a percepção dos familiares de crianças com DI em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro. Objetivo específico: especificamente pretendeu-se identificar o conhecimento sobre a DI, os possíveis desafios enfrentados pela família nas vidas educacional/cotidiana e as expectativas em relação a aprendizagem e o futuro. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio da entrevista semiestruturada e roteiro de caracterização do familiar informante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram compostos por 16 famílias, sendo 14 mães e duas avós, que possuem filhos e/ou netos com diagnóstico de DI na faixa etária entre 4 e 12 anos. A pesquisa descritiva foi realizada em uma Escola de Educação Especial. A coleta de dados foi realizada a partir da data de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, por meio de entrevista semiestruturada e roteiro de caracterização das famílias. O convite inicial foi por meio de contato telefônico com uma breve explanação da pesquisa e, mediante anuência prévia da participação, foi feito o agendamento da entrevista na instituição ou visita domiciliar em caso de dificuldade de o familiar comparecer ao local da entrevista. Para análise de dados, foi realizada a análise de conteúdo, através da entrevista semiestruturada, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Tendo identificadas e descritas as categorias temáticas nos relatos dos entrevistados, foram organizadas em função de diferentes variáveis sociodemográficas. Os resultados obtidos mostraram que nem todas as famílias compreendem sobre a DI e que desafios são enfrentados pelas famílias para realizar o acompanhamento escolar de crianças com DI, principalmente no quesito alfabetização. Em relação às atividades de vida diária, as famílias declararam que seus filhos não têm dificuldade para se alimentar, mas em relação a outras atividades cotidianas, são dependentes de cuidados a todo momento. Concluise que, em alguns casos, a família auxilia nos cuidados diários porque encontra dificuldades de ensinar e realizar treinos diários. Outras famílias apontaram que seus filhos/netos conseguem cuidar da higiene, possivelmente, há um envolvimento maior destas famílias em promover a independência de seus filhos. Quanto às expectativas sobre à aprendizagem e ao futuro, as famílias referiram que estão relacionadas à independência do seu filho, de ter condições de ser alfabetizado, estudar e trabalhar. Conclui-se, então, que são necessárias pesquisas que tratem da construção da família que possui uma criança com deficiência, de forma a analisar sua habilidade ou incapacidade, quando esta passa a gerenciar a vida de seu filho. Os dados do estudo revelaram que é necessário que a família seja orientada e trabalhada para que consiga acreditar nas capacidades e potencialidades da criança.
  • ItemDissertação de mestrado
    A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Ribeiro, Aline Lucas; Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando o recente aumento da oferta de escolas Waldorf por todo o Brasil, se popularizou entre famílias de pessoas pretas, pardas e indígenas, anteriormente não compunham este cenário. Essa nova configuração fez nascer reivindicações de propostas pedagógicas que contemplem a cultura local do Brasil e não mais apenas abordagens de simbologia europeia. No ano de 2020 surgiram as diversas manifestações antirracistas no Brasil, e com elas o nascimento dos grupos: Movimento Preto Waldorf e o Movimento Antirracista na pedagogia Waldorf, ambas com reivindicações pedagógicas que encontramos na perspectiva decolonial um olhar semelhante para a colonialidade da sociedade e da educação. Para tanto, procede-se à metodologia de pesquisa bibliográfica e com escuta de narrativas de professoras atuantes em uma abordagem pedagógica focada na luta antirracista. Desse modo, observa-se que há enorme movimentação da Comunidade Waldorf para abrasileirar a pedagogia o que permite concluir que a perspectiva decolonial é importante para sustentar politicamente estes novos estudos e atuações que descolonizam a escola e trazem interculturalidade às ações pedagógicas.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ato de viver ético do professor na escola da infância: as relações, a palavra alteritária e o desenvolvimento humano
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Lemos, Ana Paula Munarim Ruz; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O professor da infância tem um papel imprescindível no processo de humanização das crianças, principalmente na primeira infância (1 a 3 anos), momento no qual as bases de suas capacidades intelectuais e afetivas estão em pleno desenvolvimento. A escola da infância, por sua vez, torna-se um ambiente propício para ofertar a essas crianças uma humanização, constituída na vida e para a vida, estabelecendo assim, relações de aprendizado à luz de teoria e práticas que vão ao encontro de suas reais necessidades. Para isso, é preciso que o professor se posicione, exerça o seu ato ético, ato responsável em favor de uma educação humanizadora na escola da infância e, especialmente, para com as crianças, considerando-as como sujeitos ativos no processo de sua aprendizagem, mediante a apropriação da riqueza cultural da humanidade. A pesquisa materializada nesta Dissertação teve como sujeitos a professora e as crianças de sua turma, um maternal I, crianças entre 2 e 3 anos de uma sala de educação infantil de uma escola particular do município de Marília/SP e faz parte dos estudos alicerçados por meio de atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação (PROLEAO) e também no Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância (CEPLLI), ambos vinculados à linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, SP. Assim, a pesquisa teve como objetivo compreender o papel do ato de viver ético do professor na escola da infância, focalizando as relações e nelas a palavra alteritária para o desenvolvimento humano em cada criança e para si mesma. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem metodológica pautada na heterociência advinda dos estudos da Filosofia da Linguagem como linha teórica - base do percurso de toda a pesquisa - tendo como instrumento interpretativo e narrativo as mini-histórias materializadas por meio de rapsódias escritas advindas do contexto de construção de dados da pesquisa. Este estudo ancorou-se em produções científicas de filósofos do início do século XX, mais precisamente na contribuição de Bakhtin e Volóchinov. As ações desenvolvidas para a efetividade dos estudos envolveram revisão de literatura e posterior cotejo de trabalhos acadêmicos reunidos e suas contribuições para a temática, assim como, também, acervo pessoal e dos grupos de pesquisa em relação à Filosofia da linguagem e da Teoria Histórico-Cultural. Tais ações perspectivaram ampliação da compreensão de aspectos do desenvolvimento infantil e do papel docente. Em acréscimo, foram eleitas produções textuais relativas à perspectiva malaguzziana de Reggio Emilia como suporte para o entendimento da escola da infância. De modo geral, os estudos indicaram a relevância do ato responsável e responsivo da professora como base primordial para fortalecer e impulsionar a humanização das crianças. As escolhas e os posicionamentos feitos por ela podem ou não transformar a escola da infância em um espaço desenvolvente, ativo e afetivo. Para isso é preciso que a professora se posicione, faça valer o seu ato de viver ético, a sua palavra e assim, transformar a educação; quando isso acontece, ela também transforma a si mesmo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Formação de professores na perspectiva inclusiva: um estudo acerca de encontros formativos de uma escola pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-10) Augusto, Ana Paula de Oliveira; Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A formação de professores tem demonstrado a sua relevância na contemporaneidade por meio da frequência em que a temática é abordada em debates do campo na educação. Principalmente, no que diz respeito ao seu papel promissor, na atuação deste profissional em consonância com uma escola fundamentada em princípios inclusivos, que exige uma nova postura diante de tal desafio. Neste sentido, os encontros formativos realizados nas escolas deveriam contemplar estudos e discussões acerca do processo de inclusão, mostrando preocupação na busca de caminhos e possibilidades de uma educação de qualidade para todos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mapear e analisar como são desenvolvidos os encontros formativos e se podem corroborar com os saberes necessários para a constituição de práticas pedagógicas inclusivas com vistas no ensino e aprendizagem dos alunos, assim como daqueles identificados público-alvo da educação especial (PAEE). A investigação baseou-se nos princípios de abordagem qualitativa, por meio de diferentes instrumentos para a aquisição dos dados, que envolveram a leitura de documentos produzidos no âmbito escolar, referentes aos encontros formativos nos anos de 2019 e 2020 em uma escola pública do Ensino Fundamental I no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa caracterizou-se como documental, na qual adotamos procedimentos sistematizados para análise do material selecionado. Estes, por sua vez, foram subdivididos em dois eixos temáticos de análise: i) assuntos e/ou temáticas discutidas; ii) aspectos específicos e a relação com os saberes docentes; que foram subsidiados pelo referencial teórico que fundamenta o presente estudo. Os resultados demostraram preocupação quanto à formação dos professores em serviço, ao apresentar nos encontros do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) estudos de temáticas pertinentes por contemplar uma perspectiva plural sobre os mais variados assuntos pedagógicos, para subsidiar o professor no planejamento de suas aulas, atuação pedagógica e registro de acompanhamento de aprendizagem. Contudo, identificamos que os assuntos direcionados aos aspectos específicos do PAEE apareceram em somente alguns encontros. Além disso, as discussões gerais e especificas foram apresentadas de forma separadas, como se fossem assuntos que não pudessem se relacionar em si, assim ocorrendo um distanciamento entre os saberes que são exigidos pela prática pedagógica numa perspectiva inclusiva. Também foi possível identificar, que os saberes atitudinais, procedimentais, conceituais, relacionado às características dos professores e contextuais estão presentes nas discussões dos encontros formativos, entretanto, é necessário aprofundá-los e de estratégias para compreendê-los e aproximá-los dos saberes práticos presentes no cotidiano da sala de aula. Destacamos que, é indispensável a presença destes saberes nas discussões dos encontros formativos para subsidiar o trabalho dos professores em favor da escolarização dos alunos numa perspectiva inclusiva, mas isso só será possível se o professor se tornar protagonista do seu conhecimento para revisitar e avaliar sua prática pedagógica com intuito de considerar as especificidades dos alunos PAEE. Este estudo se mostrou relevante, mediante a discussão dos momentos de formação de professores em serviço, os quais proporcionam um espaço de prestígio para discutir sobre práticas pedagógicas inclusivas considerando as especificidades dos alunos PAEE, e, portanto, construindo os saberes docentes necessários a partir dos desafios encontrados no próprio contexto escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudantes residentes do hospital psiquiátrico em sala regular na EJA: uma experiência no interior paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-24) Vieira, Letícia Florencio; Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo foi analisar, diante de uma experiência pessoal enquanto graduanda do curso de Pedagogia, a parceria entre assistência social e educação, efetivada mediante a oferta e possibilidade de um grupo de pessoas residentes do “Lar Abrigado”, anexo ao Hospital Psiquiátrico, de frequentarem a escola na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A importância desta relação entre a EJA e a inclusão nos implica analisar práticas de formação humana nas quais os aspectos de formar e corrigir são imprescindíveis num jogo social e político que exerce sempre uma finalidade de submissão do sujeito à ordem das normas vigentes. A parceria entre Secretaria da Educação e Hospital Psiquiátrico ocorreu entre o período de 2012 a 2017, envolvendo diversas mobilizações, atores e atrizes sociais, sendo eles: Secretaria Municipal de Educação, gestão escolar, professores e professoras, equipe da saúde mental do Hospital Psiquiátrico responsável pelos residentes do “Lar Abrigado” e os próprios estudantes com o histórico de um grande período de internação. Nesse contexto, os procedimentos metodológicos desta pesquisa se desenvolveram mediante uma etapa de revisão bibliográfica com base na perspectiva filosófica de Michel Foucault onde analisamos, e investigamos os processos de governamentalidade, biopolítica, sociedade e poder que atravessam a formação subjetiva ou processo de individuação da pessoa estudante do Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Paralelamente, foi analisado o marco histórico estruturante do Movimento de Educação Popular e sua consistente proposta ancorada nas contribuições de Paulo Freire, onde conjuntamente com as análises foucaultianas encontramos as práticas de liberdade como ações de resistência que ocorrem por meio de uma atividade crítica, e criativa face aos modos de individualização do sujeito – a partir das técnicas de vigilância que se encarregam de incitar e controlar os corpos, e a regulamentação totalizante da população. Paralelamente, aproximamos a análise ao engajamento político e histórico que permitiu o surgimento das primeiras políticas públicas de saúde mental e psicossocial acompanhada a um projeto de educação em sala regular para o público analisado nesta pesquisa.
  • ItemDissertação de mestrado
    Uma história do ensino de matemática na rede municipal de Marília (2000-2020): diálogos entre as ações extensionistas da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília e o currículo compartilhado entre os sujeitos envolvidos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-31) Pires, Juliana Barbosa; Castro, Rosane Michelli de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Trata o presente de texto de dissertação de mestrado, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências – PPGE-FFC/UNESP-Câmpus de Marília-SP, cujos tema e objeto é a História do Ensino de Matemática na Rede Municipal de Marília – Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), em diálogo com as ações extensionistas da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, para esse ensino e nível, respectivamente. As investigações foram projetadas a partir do seguinte questionamento: qual a importância da relação dos projetos de extensão desenvolvidos pela universidade e a normatização do Ensino da Matemática para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), da rede pública Municipal de Marília? De acordo com o exposto foi elaborado o objetivo geral de identificar, reunir, sistematizar e analisar dados e informações para uma história do Ensino de Matemática na rede municipal de Marília, a partir das contribuições do conhecimento acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP-Câmpus de Marília, entre 2000 e 2020, para a materialização do currículo prescrito do Ensino de Matemática como ação compartilhada entre os sujeitos envolvidos. O recorte temporal da pesquisa, entre 2000 e 2020, justifica-se considerando que, em 2020 iniciam-se, em Marília-SP, as discussões sobre a necessidade de reestruturação curricular do Ensino Fundamental I, então de 1ª a 4ª série do 1º Grau, mesmo tal processo tendo sido oficializado pela Lei Municipal nº 4.336, de 23 de outubro de 1997, e se efetivado em 1988. Quanto ao marco final de 2020, considerou-se que foi nesse ano a realização da última reestruturação curricular da proposta do município de Marília-SP para Ensino Fundamental I – de nove anos (1º ao 5º ano) desde 2007 –, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), para todos os níveis de ensino. Para o alcance do objetivo geral foram elencados os seguintes objetivos específicos: Sistematizar as fontes para a pesquisa por meio de uma “nova repartição cultural”, para uma história do Ensino de Matemática na rede municipal de Marília, mediante as ações extensionistas da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, entre 2000 e 2020; compreender elementos teóricos e históricos sobre a extensão universitária, e os princípios norteadores da extensão universitária na FFC/UNESP-Câmpus de Marília, em articulação com as propostas extensionistas para o Ensino de Matemática do Ensino Fundamental I de Marília-SP; e, compreender as perspectivas de diálogos entre as prescrições advindas com os documentos legais e as propostas de materialização das ações extensionistas para o Ensino da Matemática no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Para o alcance dos objetivos foi constituído um quadro teórico-metodológico com De Certeau (1979), na relação do pesquisador com o objeto e o seu “lugar de fala”, e de Chervel (1990), sobre a história do Ensino de Matemática no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), sobre aquilo que foi prescrito e aquilo que foi materializado cotidianamente. Para o alcance dos objetivos, foram desenvolvidas as etapas projetadas mediante corpus documental constituído com projetos e ações de caráter extensionistas da FFC/UNESP-Câmpus de Marília-SP, para o Ensino de Matemática na Rede Municipal de Marília-SP, e documentos legais, nacionais e municipais, centrados na estruturação, além da bibliografia específica sobre extensão universitária. Tratou-se, portanto, de pesquisa histórica, quanto à abordagem, documental e bibliográfica, quanto às fontes. Ao final, foi possível considerar que as ações e projetos de caráter extensionistas da FFC/UNESP-Câmpus de Marília-SP, sobre o Ensino de Matemática na Rede Municipal de Marília – Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), foram essenciais para a compreensão de políticas curriculares, mediante o compartilhamento de ideias, o que possibilitou a reflexão crítica sobre aquilo que é prescrito e suas possibilidades de efetivação, considerando os objetivos da educação para o desenvolvimento humano, a realidade do ensino, da comunidade escolar e as demandas da sociedade para esse ensino.
  • ItemDissertação de mestrado
    A noção de morte e luto em crianças do ensino fundamental: um estudo à luz da epistemologia genética
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Disner, Gabriela da Silva; Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo se apoia na Epistemologia Genética proposta por Jean Piaget, com destaque para a área de construção do conhecimento social em relação à morte, além de contar com aporte teórico sobre a morte e o luto, necessário para o acolhimento dos sujeitos participantes. A pesquisa teve como objetivo compreender as ideias que crianças possuem sobre a morte, bem como analisar como professores e familiares se relacionam com questões envolvendo o luto, a morte e a infância. Pensando no período de pandemia da COVID-19, que culminou em vivências coletivas de luto a nível mundial, e considerando a construção do conhecimento social um processo importante para o desenvolvimento humano, justifica-se a relevância de um estudo de caso que verifique como se dá a construção desse conhecimento em crianças que viveram essa experiência. Os participantes foram quatro alunos do segundo ano do ensino fundamental, indicados pelas professoras e equipe gestora como impactados pela morte de um colega e que também vivenciaram perdas decorrentes da pandemia, três professoras e quatro adultos responsáveis pelas crianças indicadas. Foram aplicadas entrevistas estruturadas às professoras e responsáveis com a finalidade de compreender o que eles pensam acerca do tema luto e morte ser acolhido no cenário escolar. Às crianças, foi aplicado um modelo de entrevista pautado no Método Clínico Crítico para compreender as noções e ideias acerca da morte e do luto. A partir da entrevista com os professores e pais, foi possível observar e pontuar as principais dificuldades da inserção do tema “morte e luto” no cenário escolar, bem como a atuação dos professores no acolhimento nesse contexto, como os pais enxergam essa vivência e como acolhem as crianças no cenário familiar. Em relação à análise das entrevistas das crianças, foi possível observar suas noções sobre a morte e o luto, e também classificá-los nos níveis I e II, conforme suas respostas. Com esse estudo, colaboramos apresentando as noções dessas crianças acerca da temática e sugerimos uma lista de materiais que possam auxiliar educadores em intervenções de acolhimento do luto na escola.
  • ItemDissertação de mestrado
    Autoeficácia de professores de estudantes com transtornos do espectro autista do ensino fundamental II e médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Bispo, Solange; Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando a importância de discussões a respeito da inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o trabalho docente nas escolas, a presente pesquisa tem como objetivo geral identificar a Autoeficácia e a percepção de professores sobre sua formação e atuação com estudantes com TEA no Ensino Fundamental, Anos Finais e no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino. Como objetivos específicos, pretende-se caracterizar os professores em unidades escolares pertencentes a Diretoria de Ensino de uma cidade do interior paulista, analisar a percepção desses professores a respeito dos comportamentos e inclusão do estudante com TEA; identificar, segundo a percepção dos professores, quais os domínios teóricos e práticos que atendem às especificidades do estudante com TEA. Participaram da pesquisa professores que atuam no Ensino Fundamental, Anos Finais e no Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada virtualmente e participaram deste estudo 110 professores. Os instrumentos utilizados foram: Questionário “Percepção dos professores sobre a formação e atuação com estudantes com Transtorno do Espectro Autista”, e a Escala de Avaliação de Autoeficácia de Professores com Autismo (Autism Self-Efficacy Scale For Teachers – ASSET). Estes foram encaminhados aos participantes pelo Google Forms. Dos 110 participantes da pesquisa, 36,4 % disseram nunca ter atuado com estudante com TEA e 63,8% dos participantes disseram que já atuaram com estudantes com TEA ao longo de suas carreiras. Em relação a formação para atender as especificidades do estudante com TEA, 95,5% dos professores consideraram necessário ter formação específica na área. Apenas 24,5% dos participantes acreditam que sua formação inicial contribuí para o trabalho com o estudante com TEA. Os resultados apontaram que 59,1, % dos professores já trabalharam com estudantes com TEA e compreendem que as formações contribuem para o trabalho realizado com esse público. 54,5% dos professores relatam que buscam formações necessárias na área do TEA, mas os dados apontam que apenas 8,1% desses professores possuem formação na área específica do TEA. Os docentes apontaram que as experiências com os estudantes com TEA foram muito desafiadoras, pois além das lacunas formativas, encontraram dificuldades com os familiares, falta de apoio no contexto escolar e número excessivo de alunos na sala de aula. As experiências prévias e o tempo de atuação docente foram variáveis importantes relacionadas à Autoeficácia na presente pesquisa. Os resultados identificam também que, em relação a autoeficácia, 21,8% dos professores se sentem preparados para atuar com o estudante com TEA, enquanto 26,6% não se sentem preparados e 54,5% se sentem parcialmente preparados, dados que indicam a necessidade de estabelecer ações no contexto escolar a fim de apoiar as experiências do professor com o estudante com TEA. Conclui-se que existe a necessidade de políticas públicas direcionadas para melhorias na estrutura física e humana das escolas e investimentos na formação de professores da Educação Básica, a fim de que estes enfrentem os desafios em relação à inclusão de estudantes com TEA e garantam a eles acesso ao currículo.
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    Análise da apropriação do "Guia escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes" por professoras da educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Alves, Nathaly Martinez; Martins, Raul Aragão [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Partindo da concepção de que a instituição escolar tem grande potencial para identificar e intervir em casos de abuso sexual contra crianças, bem como realizar a sua prevenção, esta Dissertação de Mestrado investiga em que medida concepções de professoras de educação infantil são condizentes com orientações do Ministério da Educação (MEC) acerca da temática. Como objetivo geral, realizou-se a análise da apropriação do “Guia Escolar: Identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” (SANTOS; IPPOLITO, 2011) por professoras de educação infantil. Objetivou, de modo específico: i) compreender as concepções que as professoras têm a respeito do abuso sexual contra crianças e ii) investigar seu nível de acesso quanto ao material instrutivo do MEC. A hipótese inicial foi a de que as concepções não são condizentes com as orientações descritas pelo MEC. O corpus da pesquisa é composto por 19 entrevistas realizadas com professoras de duas escolas da rede pública do município de São José do Rio Preto - SP, a partir de que foi possível analisar as respostas à luz do que é preconizado pelo referido material. Os resultados alcançados indicam, por um lado, despreparo profissional acerca da temática, bem como a falta de conhecimento e acesso ao Guia Escolar. Por outro lado, concebe-se que o tabu social em torno do tema faz com que sua discussão, embora imprescindível, não aconteça nas instituições escolares. Aponta-se, por fim, para a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores, utilizando-se de materiais instrutivos como o Guia Escolar, de modo a enraizar o tema no ambiente escolar
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    Livro-objeto e a leitura com bebês e crianças pequenininhas: da ação brincante aos gestos inaugurais do ato de ler
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-21) Rodrigues, Zelia Inez Lázaro; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa materializada nesta dissertação teve como objetivo compreender como as características do projeto gráfico-editorial e estético-literário do livro-objeto, podem potencializar o desenvolvimento dos gestos inaugurais do ato de ler, precursores da capacidade e atitude leitora. Ao pensarmos a literatura relacionada às crianças na etapa inicial da Educação Infantil, nos remetemos às obras literárias que, por suas dimensões ética, estética e ideológica, afetam e promovem interações desenvolventes junto às crianças, considerando-as como leitoras potenciais que (ao interagir de forma mediada ou autônoma com este bem da cultura humana) realizam objetivações e constroem sentidos não somente na posição de ouvinte, mas também em suas experimentações práticas, participando assim de momentos inaugurais do ato de ler. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão de literatura junto ao Banco de Dissertações e Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o levantamento bibliográfico de obras e autores que tratassem dos conceitos de Linguagem, Literatura, Leitura e Escrita, Gestos inaugurais do ato de ler e Livro-objeto que, por meio da categoria bakhtiniana do cotejo, proporcionaram a elaboração desta dissertação. Como etapa metodológica final, realizamos a análise de quatro obras literárias que, por suas características híbridas e brincantes, circunscrevem-se na categoria livro-objeto, cotejando as análises bibliográficas realizadas com os aspectos constituintes das obras. O referencial teórico utilizado para iluminar tais reflexões se apoiou no pensamento de estudiosos da Literatura Infantil como Zilberman (2014), Lajolo e Zilberman (2017), Linden (2018), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos (2017), Ramos e Navas (2020), Paiva (2010), Oliveira (2008) e outros teóricos, bem como nos pressupostos da filosofia da linguagem defendida por filósofos russos como Bakhtin (2011, 2012, 2016, 2017), Volóchinov (2013, 2018) e da Teoria Histórico-Cultural, representados por Vigotsky (1991,1993, 1996, 1998, 2001, 2017), Elkonin (1998), Leontiev (1988, 2001, 2010). Como resultados compreendemos que os bebês e as crianças pequenininhas são seres constituídos pela linguagem e pelas relações dialógicas concebidas por meio dela e que, desde que nascem, começam a se apropriar em seu psiquismo, das vozes, sentidos e enunciados presentes nas narrativas literárias, de acordo com seu nível de desenvolvimento. Por conseguinte, a literatura infantil deve fazer parte da vida das crianças na escola da infância, de forma intencional, em interações múltiplas e constantes, possibilitadoras de emergentes necessidades de ler, conhecer, expressar-se, apropriar-se da cultura e seus objetos e conhecer o seu entorno, como meio para que elas possam se desenvolver e se humanizar. Neste contexto, os livros-objeto carregam a possibilidade da apreciação estética na esfera das atividades literárias, por suas características relativas ao projeto gráfico-editorial, materialidade e hibridismo de linguagens; situados entre o livro e o brinquedo, enfatizam a figura do leitor e constituem-se em convites brincantes ao desenvolvimento dos gestos inaugurais do ato de ler e o potencializam. Os livros-objeto são portanto contemporâneos, surpreendentes e instigantes.
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    O ludsurdo como sequência didática de acesso à cultura letrada em videolibras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-27) Cruz, Lucas de Lima da; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A produção da cultura letrada em Língua de Sinais constitui-se de um tema recorrente no campo dos Estudos Surdos em Educação. Os usos das tecnologias da informação e comunicação, por conseguinte, têm sido aliados nesse processo. Assim, posturas didático-pedagógicas que adotam o português escrito e/ou oral, como único ponto de partida na oferta de práticas de letramento aos surdos, são consideradas inadequadas e ineficazes para produção de gêneros linguísticos, em Língua de Sinais. Em geral, tais práticas não dialogam com os estudos da produção da cultura letrada de gêneros discursivos em Língua de Sinais. Muitos professores se sentem despreparados para lidar com essa realidade. Diante da escassez de materiais didáticos para subsidiar o letramento dos surdos em L1, o estudo objetivou propor e avaliar um projeto pedagógico de sequência didática “Ludsurdo” que viabiliza a produção de gêneros discursivos videogravados em língua de sinais. Assim, constituem como objetivos específicos no estudo: a) identificar os conhecimentos dos adolescentes sobre o uso das tecnologias aplicadas aos contextos de letramentos visual, b) planejar e descrever o desenvolvimento da sequência didática, e c) avaliar o que os participantes disseram sobre o projeto e sua contribuição para as práticas de letramento visual, em programas educacionais. Os dados foram coletados por meio da elaboração de uma sequência didática realizada de forma remota, com a utilização de ferramentas digitais disponíveis na plataforma Meet. Participaram do trabalho de produção de dados o pesquisador e 4 alunos surdos, matriculados no quinto ano do ensino fundamental I, de uma escola bilíngue, localizada no Estado do Paraná. Caracterizada a pesquisa pela metodologia de Estudo de Caso, os materiais produzidos foram organizados, descritos e analisados em eixos temáticos. Os resultados evidenciaram que o projeto pedagógico Ludsurdo foi considerado um recurso didático importante para a promoção de práticas de letramento visual de gêneros discursivos em língua brasileira de sinais em programas educacionais bilíngues.
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    Crianças com dificuldades de aprendizagem: desafios e construção de intervenções pedagógicas no contexto do ensino fundamental I pós-pandemia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-29) Soares, Lívia Maria de Souza; Saravali, Eliane Giachetto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pandemia da covid-19 acarretou no fechamento das unidades escolares e na suspensão do ensino presencial durante todo o ano de 2022 e o primeiro semestre de 2021, ocasionando a necessidade de um ensino remoto emergencial para a continuidade do ano letivo. Mediante a mudança do cenário escolar para o cenário residencial, além da falta de acesso aos meios tecnológicos e o desconhecimento sobre o uso desses, a educação sofreu transformações que possivelmente foram agravantes das queixas de aprendizagem, como leitura, escrita e matemática, após o retorno ao ensino presencial. Nesse sentido, a presente pesquisa traz como problema as seguintes indagações: o que pode ser observado acerca das intervenções junto a alunos com dificuldade de aprendizagem no retorno às aulas presenciais, após o ensino emergencial ocasionado pela pandemia de covid-19? Como intervir junto aos professores na elaboração de intervenções pedagógicas com crianças com dificuldade de aprendizagem no contexto pós-pandêmico? Possui como objetivo analisar a perspectiva pedagógica trabalhada no reforço escolar, desenvolvido na intenção de sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos, bem como construir com a equipe de professores formas de intervenções junto a crianças com queixas de dificuldades que sejam coerentes ao desenvolvimento infantil. O delineamento metodológico definido é o estudo de caso, tendo como instrumentos a entrevista semiestruturada, o roteiro de observação direta e o curso de formação continuada oferecido para os participantes. Participaram do estudo oito professores de uma escola pública de ensino fundamental I, localizada no município de São José do Rio Preto-SP. No primeiro momento, foi realizada a observação das aulas de reforço ministradas por eles e, posteriormente, uma entrevista semiestruturada que abordou a prática pedagógica de cada docente, assim como as ideias que possuíam sobre o que é dificuldade de aprendizagem. Em seguida, os professores participaram da criação de um grupo de formação continuada que buscou discutir os desafios existentes no contexto pós pandemia, bem como refletir e construir, juntamente com a equipe escolar, intervenções pedagógicas para os momentos de reforço junto a crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem, do Ensino Fundamental I. Referentes aos resultados a partir das entrevistas destacam-se a confusão entre as terminologias “transtorno de aprendizagem” e “dificuldade de aprendizagem-” e a culpabilização do aluno e de fatores externos ao ambiente escolar, colaborando para o encaminhamento desnecessário de alunos que possuem queixas escolares. Ao se depararem com uma criança com dificuldade para aprender, muitos participantes culpabilizam a criança, a família e possíveis problemas de saúde, desconsiderando a ação pedagógica no agravamento dessas queixas. Em relação às observações em sala de aula, as práticas indicavam desconhecimento na utilização de materiais concretos nas aulas reforço de, assim como ainda é presente a concepção de professor como centro do ensino, uma vez que não há momentos de troca entre os alunos, tampouco situações de interação e experiência. O curso de formação continuada teve duração de 40 horas e abordou os seguintes conteúdos: concepções e conceitualização da terminologia dificuldade de aprendizagem, fatores de desenvolvimento segundo a teoria piagetiana, papel da experiência e da abstração reflexionante na construção do conhecimento, reflexão sobre a prática pedagógica e as intervenções mediante uma situação de dificuldade de aprendizagem e uso de materiais concretos nos momentos de reforço. Os resultados das observações das salas após o curso de formação continuada indicaram uma mudança inicial de postura na aplicação dos jogos trabalhados na formação (Salve e Feche a Caixa), indicando que é possível uma transformação da prática pedagógica mediante o conhecimento sobre jogos e, principalmente, ao considerar o aluno como sujeito ativo e construtor de seu conhecimento. Pretende-se, com esse estudo, demonstrar a importância da reflexão sobre a ação pedagógica como forma de refinamento, bem como fomentar pesquisas acerca das dificuldades de aprendizagem e o papel do reforço escolar na superação das situações de não aprendizagem.
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    Um estudo sobre a formação em diversidade de gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual Paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-10) Mota, Gabriel Batista; Souza, Leonardo Lemos de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo teve o objetivo de compreender como é a presença e o debate acerca das Diversidades sexuais nas 48 licenciaturas que a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) possui em seus 24 campi de atuação. A indagação que norteou essa pesquisa foi se há esta discussão nas licenciaturas unespianas e, caso existam, como este diálogo entre o ensino e a temática acontece. O referencial teórico estudado abordou a história da sexualidade, dos movimentos LGBTs e das sexualidades na escola a partir dos trabalhos de Chaui (1984), Catonné (2001), Quinalha (2022), Cunha (1981), Louro (1997), entre outros. Para o desenvolvimento desta pesquisa de caráter qualitativo, além do levantamento bibliográfico, também se utilizou análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos mencionados. Os dados foram analisados de forma qualitativa o que permitiu identificar que apenas aproximadamente 14,6% dos cursos de licenciatura da Unesp possuem uma disciplina sobre o assunto. Os resultados desta dissertação apresentam que a universidade já possui algumas disciplinas específicas sobre a temática, mas que ainda é necessário um maior aprofundamento no assunto, incentivos aos discentes e docentes permanentes para ingressarem nos estudos de gênero e sexualidade e melhoria nas políticas públicas estaduais e institucionais de construção, proposição e aceite de disciplinas obrigatórias e/ou optativas sobre essa temática na formação dos futuros professores.
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    A política nacional de inclusão de pessoas com surdez na educação básica: história, avanços e desafios
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Maltoni, Naira Biagini; Torres, Julio Cesar [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como objeto de estudo as políticas públicas de inclusão escolar das pessoas com surdez. Seu objetivo foi investigar a articulação dos diferentes entes federativos na oferta de educação escolar para alunos com surdez, e a forma como os sistemas de ensino organizam o Atendimento Educacional Especializado para surdos, de forma complementar e integrada à escola regular. Utilizamos como metodologia a pesquisa de natureza bibliográfica e análise documental, levantando teses e dissertações sobre o assunto pesquisado, bem como documentos oficiais referentes a legislações do país. Investigou-se, portanto, a legislação existente no país para a garantia dos direitos dos alunos surdos matriculados na Educação Básica. Para tanto, foi feita uma apresentação do histórico das conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo, sendo este último de forma mais sucinta, além de buscar compreender como se concretiza nos dias atuais a infraestrutura ofertada pelas redes de ensino, com foco na formação de professores. A primeira conquista da comunidade surda no país, em termos de educação, ocorre no século XIX e é seguida de obstáculos. Apesar de ser uma discussão iniciada há quase dois séculos atrás, muitas conquistas aconteceram somente nos últimos anos, portanto buscou-se também entender quais desafios a política nacional ainda urge vencer.
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    Educação e design: um diálogo com a produção acadêmica para pensar o currículo e a formação de professores do ensino fundamental I
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-28) Santos, José Salustiano dos; Araujo, Luciana Aparecida de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta dissertação teve como objetivo trazer uma compreensão sobre Educação e Design, buscando promover um diálogo com a produção acadêmica para se pensar o currículo e a formação de professores do Ensino Fundamental I. Ademais, espera-se compreender como o design pode contribuir como linguagem para o alcance da Cultura Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental; descrever os aspectos simbólicos, estéticos e práticos presente no design; compreender a evolução técnica do design e o contexto histórico do seu currículo/matriz curricular, e Identificar e sistematizar trabalhos que apresentam conceitos e considerações sobre Cultura Científica, além de mapear os estudos e pesquisas que discutem as principais tendências que podem apresentar aproximações do Design com a Educação, dentro do período de 1996 a 2019. A partir desses objetivos, espera-se responder seguintes questionamentos: 1) Como o design pode contribuir com a formação do professor(a)? 2) Como um diálogo entre a Educação e o Design pode trazer novas compreensões da prática escolar? 3) Por que o design pode contribuir para o alcance da Cultura Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O percurso metodológico foi iniciado com a seleção e o fichamento dos principais referenciais teóricos que subsidiaram as áreas temáticas da pesquisa, acompanhado de revisão bibliográfica caracterizada por dois mapeamentos realizados na plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Oasis. Ibict), ambos com recorte de tempo de 1996 a 2019. A coleta de dados envolveu a elaboração de instrumentos de pesquisa para a seleção de artigos, dissertações e teses que atendiam a proposta do trabalho, seguido da sistematização e organização dos materiais coletados. A análise se deu de forma descritiva e interpretativa sob os documentos encontrados, que trouxeram um conjunto de referências e conceitos usadas para esclarecer e contribuir com a problematização do tema. Concluindo que foi possível tecer desdobramentos importantes, como, conceitos de produção e difusão do conhecimento acerca da cultura científica, também elementos e recursos utilizados nos processos metodológicos dos materiais analisados que se configuram como artefatos de design. Esses fatores presentes nos resultados do mapeamento abriram novos vieses de estudo, que contribuíram para esta e podem contribuir para futuras pesquisas com temas semelhantes ou correlatos.