Dissertações - Educação - FFC
Browse by
Recent Submissions
-
A "crise da escola" em periódicos (2000 - 2015): uma pesquisa para (re)visão
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa investigou como a “crise da escola”, compreendida aqui como um fenômeno multifacetado e de ampla definição, tem sido trabalhada em artigos publicados em quatro periódicos da área da educação entre os anos de ... -
As demandas acerca da elaboração da proposta curricular para a educação infantil no sistema municipal de ensino de Marília/SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e teve como objetivo contribuir com as pesquisas da área de ... -
A possibilidade da autonomia moral: uma análise das concepções de Piaget e Jung
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O desenvolvimento humano é um objeto de estudo complexo que envolve diferentes aspectos, distintos, mas não separados. Temos como centro de nosso interesse o estudo da moralidade, e para isso, elegemos dois autores que ... -
A gestão e o gestor de escolas de educação infantil em publicações de teses (1997-2019)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O tema dessa dissertação de mestrado é a gestão e o gestor da escola de educação infantil. O objetivo é analisar como a gestão da escola de educação infantil é abordada em teses publicadas no Brasil (1997-2019), disponibilizadas ... -
Por uma outra educação: a concepção de ser humano e da infância por meio da pedagogia Waldorf e da antroposofia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Tendo em vista o paradigma da valorização da racionalidade sobre o ensino escolar convencionalizado, esta dissertação apresenta as principais concepções sobre o desenvolvimento humano por meio da Antroposofia e da Pedagogia ... -
Aprendizagem cooperativa na educação infantil: possibilidades teórico-práticas considerando as opções metodológicas da proposta curricular do município de Marília-SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo geral traçar possibilidades, teórico-práticas, para a implantação da Aprendizagem Cooperativa na Educação Infantil considerando as opções metodológicas (ou ... -
A articulação entre educação e trabalho produtivo na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): a experiência do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O MST é um movimento de massas que se organizou formalmente a partir de 1984 para lutar por acesso à terra, pela implantação da Reforma Agrária e mudanças sociais no país. Com o passar do tempo, a luta desencadeou novas ... -
Contribuições da música na construção de conceitos nos anos iniciais do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A música é uma forma de linguagem, presente na vida do ser humano desde a tenra infância e faz parte da realidade de diferentes culturas. Por sua relevância, inserimo-la no espaço escolar, fazendo-se conexão de seus elementos ... -
O sujeito metafísico e o declínio do indivíduo na sociedade administrada: um estudo das implicações do pensamento de Adorno no campo da educação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]In the horizon of investigation about the nature of the self, studies guided by the metaphysical perspective historically played a determining role with regard to the conceptualization of the subject. With Descartes and ... -
Validação de um protocolo na versão digital para a avaliação da acessibilidade de escolas de ensino fundamental I
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa tem como objetivo validar a versão digital, em três rotas, do instrumento impresso em papel denominado “Protocolo para Avaliação da Acessibilidade Física em Escolas de Ensino Fundamental I: um guia para ... -
A renovação da disciplina escolar história natural e biologia no ensino secundário (1946-1965)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Este trabalho, que se insere no campo da História e Historiografia da Educação, tem como objetivo analisar a renovação da disciplina escolar história natural e biologia no ciclo colegial do ensino secundário no Brasil, no ... -
Implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural para a educação em creches e pré-escolas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O presente estudo tem por objetivo compreender a Teoria Histórico-Cultural e suas contribuições para a educação das crianças de 0 a 6 anos. Para isso, realizamos um estudo bibliográfico dessa teoria para encontrar conceitos ... -
Bases para o desenvolvimento do jogo protagonizado na infância e a teoria de Elkonin: um estudo bibliográfico
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa refere-se a um estudo bibliográfico, tendo como objetivo geral: analisar aspectos conceituais da teoria de Elkonin, com vistas a refletir sobre as bases essenciais para o desenvolvimento do jogo ... -
Mediação pedagógica entre professoras e aluno com deficiência física e necessidade complexa de comunicação nas atividades escolares
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A mediação pedagógica aliada ao uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) e de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) possibilitará ao professor planejar as melhores estratégias para ampliação das formas de ensino ... -
O campo teórico da gestão escolar no Brasil sob a ótica da psicanálise: uma leitura freudiana
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa apresenta caráter bibliográfico e dá continuidade às contribuições de pesquisa realizada anteriormente, trazendo como problema de pesquisa: Quais as contribuições da Teoria Psicanalítica para se pensar ... -
Autoeficácia e a percepção de professores de educação infantil sobre sua formação e atuação com crianças com Transtorno do Espectro Autista
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A literatura aponta para o aumento de matrículas de crianças com TEA no ensino regular, no entanto, evidencia lacunas nas formações dos professores para atuarem com esse público, o que influência em suas práticas pedagógicas ... -
Literatura infantil, ensino da língua inglesa e estratégias de leitura: contribuições à humanização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta Dissertação, fruto de pesquisa de mestrado, foi desenvolvida junto à linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da ... -
Projetos de trabalho na educação infantil: contribuições a partir de uma revisão de literatura
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação, apresentada em nível de Mestrado, teve como objetivo compreender as contribuições dos projetos de trabalho para a Educação Infantil a partir de uma revisão de literatura, contemplando livros bem como as ... -
Um estudo comparativo dos programas para alfabetização: “Programa ler e escrever” e “Programa para alfabetização na idade certa”
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Uma temática recorrente nos estudos educacionais se baseia em um sério problema nacional, que é a tentativa de erradicação do analfabetismo no Brasil. Mediante o conhecimento da realidade educacional brasileira e dos ... -
Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa investigou questões da formação continuada de professores do ensino fundamental em um estudo comparativo, tendo como base o “Programa Nacional de Ensino de Português” (PNEP), em Portugal, e o “Programa ...