Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-12-14

Autores

Vignoli, Jacqueline Costa Sanches [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação filia-se à Lingüística Textual, mais precisamente a uma abordagem sociocognitiva-interacionista, elegendo para objeto de estudo o texto, entendido como lugar de interação. Justificamos nosso recorte teórico pela opção de analisarmos, de maneira comparativa, as condições de produção e os textos delas resultantes, conjugando, portanto, o processo e seu produto. Nosso objetivo, então, é encontrar pistas nas produções escolares que remetam às orientações dadas em sala de aula, isto é, buscamos nos textos marcas que sinalizem as informações fornecidas em aulas de redação. Para tanto, observamos aulas em duas escolas particulares de São José do Rio Preto, ambas de terceiro ano do Ensino Médio, e relatamos os encaminhamentos dados para a produção textual. Essa descrição se baseou nos quatro sistemas cognitivos necessários para a produção textual – lingüístico, interacional, enciclopédico e sobre modelos textuais globais – descritos pela corrente sociocognitivista da Lingüística Textual, aos quais nós acrescentamos um outro saber - o conhecimento sobre organização tópica, pautado pelas propriedades da centração e da organicidade. Os textos coletados foram analisados a partir da categoria de tópico discursivo, com o intuito de observarmos a (des)organização tópica existente nas redação escolares. Quanto aos textos reescritos, além das aulas de orientação, levamos em conta as correções efetuadas pelos professores nos textos originais, a fim de verificar se esses novos direcionamentos contribuíam para a obtenção de textos organizados topicamente. Como resultado, percebemos que, apesar de algumas diferenças quanto ao modo de as aulas serem dadas nas duas salas informantes, a maioria dos textos não se apresentou dotado de organização tópica, fato que pôde ser explicitado pela natureza das orientações dadas em sala de aula.
The current dissertation joins to the Textual Linguistics with a sociocognitive – interacting approach, choosing as study goal the text, seen as the interaction place. The theoretical clipping is justified by the comparative analysis of the production conditions and the resulting texts, therefore joining the process and the product. The goal is to find clues in the school productions that rely on the classroom orientation, that is, we seek for signs from the composition classes. So that we observed classes in two private school groups in Sao Jose do Rio Preto, both in the third year of High School, and enrolled the directions given to textual production – linguistics, interactive, encyclopedic and about the global textual models – as described by the sociocognitivist running of Textual Linguistics, to which we added another knowledge – about topical organization, regulated by the properties of “centration” and “organicity”. The collected texts were analysed in the category of discursive topic, with the intention of observing the topical (dis)organization in the school compositions. As for the rewritten texts, besides the orientation classes, the corrections made by the teachers into the original texts were taken into account, in order to verify if the new orientations contributed in obtaining texts with topical organization. As a result, it was noticed that, in spite of some differences in the way the classes were given in the two observed groups, most of the texts weren’t endowed with topical organization and this result could be explained by the nature of orientation that were given in the classes.

Descrição

Palavras-chave

Linguística, Análise do discurso, Lingüística textual, Tópico discursivo, Interaction, Discursive topi, Topical organization, Knowledge systems, School composition

Como citar

VIGNOLI, Jacqueline Costa Sanches. Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares. 2007. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.