A pedagogia das máscaras por Francesco Zigrino: uma influência no teatro de São Paulo na década de 80

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Autores

Santos, Leslye Revely dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Na década de 80, em São Paulo, atores grupos de teatro e diretores começaram a aproximar-se da máscara e da técnica do palhaço, circence para ampliar os recursos da interpretação. Essa busca efetivou-se tanto com os grupos procurando o circo, como tambem com a vinda de professores e diretores do estrangeiro, que já trabalhavam nessa vertente, para o Brasil. Entre eles, destaca-se o diretor italiano Franco Zigrino. Na capital Paulista ele desenvolveu cursos com máscara, além de realizar montagens de espetáculos. Nesse processo formaram-se vários profssionais que deram continuidades à aproximação da atuaçao teatral com máscaras e hoje são referências importantes no teatro paulistano. No primeiro momento, esta pesquisa investiga as origens e características da pedagogia das máscaras e sua contribuição para o teatro, auxiliando na formaçãode atores. Em seguida, realiza uma busca através de documentos oficiais, matérias de jornais e entrevistas com seus alunos e atores a respeito da passagem do diretor Francesco Zigrino no país e as principais características deixadas pelo seu trabalho. Como parte final, são colocadas reflexões acerca destas influências, que resultam em considerações sobre as características da pedagogia trazida pelo italiano e como elas foram absorvidas e adaptadas à realidade histórica e cultural do Brasil. As considerações finais enfantizam as influências do trabalho do diretor italiano na formação de atores.
In the 1980's in São Paulo, actors, theatre groups and directors began to get closer to studyings masks and to the technique of the circus clown, so as to expand acting resources. This search was carried out both with the groups in search of the circus, and also with the teachers and directors arriving in Brazil from abroad, who had already worked with this art. Among them was the Italian director Francesco Zigrino. In the capital of São Paulo he developed courses on masks while also producing shows. Many professionals were trained in this process, and continued the work of bringing together treatrical acting and masks. Today, they have become important references on the São Paulo theatre scene. As a starrer, this research investigates the origins and characteristicas of the pedagogy of masks and its contribution th the theatre, while also helping to develop actors. Then, it searches through official documents, news paper articles and interviews with Francesco's students and actors about the journey of the director through Brazil, and the main characterístics that his work has left. Finally, there will be some reflection on those influences that lead to considerations as to the characteristics of the pedagogy brough by the Italian director, and as this was absorved and adapted to the historical and cultural reality of Brazil. The final considerations emphasize the influences of the work of the Italian director in the formation of actors.

Descrição

Palavras-chave

Zigrino, Francesco, Comedia - História, Teatro - História - Brasil, Palhaços, Pedagogia das máscaras, Clown

Como citar

SANTOS, Leslye Revely dos. A pedagogia das máscaras por Francesco Zigrino: uma influência no teatro de São Paulo na década de 80. 2007. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2007.