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dc.contributor.advisorTurco, José Eduardo Pitelli [UNESP]
dc.contributor.advisorMartins, Maria Inez Espagnoli Geraldo [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Lorencini da [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:23:24Z
dc.date.available2014-06-11T19:23:24Z
dc.date.issued2009-10-08
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Lorencini da. Estudo econômico das diferentes formas de transporte de vinhaça em fertirrigação na cana-de-açúcar. 2009. iii, 46 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, 2009.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/88297
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo analisar o custo do transporte de vinhaça produzida na Usina Santa Adélia - Pereira Barreto. Foram levantados os custos de diferentes formas de transporte: com caminhões tanque, canais aplicadores, adutora móvel e adutora fixa. Foi utilizada uma metodologia que considera a estrutura de custo total de produção para a determinação dos custos de transporte (R$/m³). O custo total para cada sistema foi composto pelos custos fixos e variáveis. Nos custos fixos foram considerados a depreciação e remuneração do capital fixo e, nos custos variáveis, os gastos com operação de cada sistema, representados por: mão-de-obra, consumo de combustível, quando presente, manutenção e reparos. Os resultados desse estudo mostram que o transporte com adutora fixa apresenta as seguintes vantagens quando comparado ao transporte com caminhões: redução do custo com mão de obra, eliminação do custo com combustível, custo total 95 % inferior ao do transporte com caminhõespt
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the cost transportation of the vinasse produced by Santa Adélia Plant - Pereira Barreto. The costs of different ways of transportation were considered: with tank trucks, applicator channels, mobile and fixed pipeline. A methodology which considers the structure of total production cost for the determination of transportation costs (R$/m³). The total cost for each system was composed by the fixed and variable costs. In the fixed costs, it was considered the depreciation and the remuneration of the fixed capital and, in the variable costs, the expenditures with the operation of each system represented by: labor force, fuel consumption (when there is), maintenance and repairs. The results of this study show that the transportation with fixed pipeline presents the following advantages when compared to the transportation by trucks: reduction of the labor force cost, elimination of the fuel cost, and total cost 95 % inferior in relation to the truck transportationen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extentiii, 46 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectCana-de-açúcarpt
dc.subjectFertirrigaçãopt
dc.subjectVinhaça - Transportept
dc.subjectfertirrigationen
dc.subjectPipelineen
dc.subjectSugarcaneen
dc.subjectTransportationen
dc.subjectTruck vinasseen
dc.titleEstudo econômico das diferentes formas de transporte de vinhaça em fertirrigação na cana-de-açúcarpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramAgronomia (Ciência do Solo) - FCAVpt
unesp.knowledgeAreaCiência do solopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabalpt
dc.identifier.aleph000625423
dc.identifier.filesilva_vl_me_jabo.pdf
dc.identifier.capes33004102071P2
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