Logotipo do repositório
 

Publicação:
Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Domingos, Adenil Alfeu

Coorientador

Pós-graduação

Comunicação - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Segundo Salmon (2007, 2008) storytelling é um tipo de discurso que usa da narrativa para persuadir e engajar emocionalmente indivíduos na política, nas empresas e na propaganda e no marketing. Para Nuñez, (2007) o storytelling é atualmente a principal ferramenta de comunicação, a única capaz de atrair nossa atenção em meio a tantas mensagens dispersas. A narrativa também pode aparecer na web como uma forma de seduzir e fidelizar um público. Blogs diários são como um storytelling, em que blogueiros relatam suas experiências de vida. Blogs informativos também recorrem à narrativa, que aparece junto a notícias como um discurso atraente. E o que dizer quando a narrativa aparece em um blog de um programa de TV? Seria uma espécie de propaganda? Este trabalho de pesquisa consiste em um estudo de caso sobre o blog Me leva Brasil, de Maurício Kubrusly. Através da observação e interpretação do corpus, pretende-se demonstrar como a narrativa do blog Me leva Brasil configuram um tipo de storytelling que promove na Internet produtos e conteúdos midiáticos da TV, bem como a participação do telespectador. Nesse percurso, são utilizados estudos sobre storytelling e blogs, bem como sobre o Advertainment

Resumo (inglês)

According to Salmon (2007,2008) storytelling is a kind of speech that uses narrative to emotionally persuade and engage people in politics, business and advertising and marketing. For Nuñez, (2007) storytelling is currently the most important communication tool, and the only able to grab our attention among so many scattered messages. Narrative may also appear on the web as a way to lure and retain an audience. Daily blogs are like storytelling, in which bloggers describe life experiences. Informative blogs also make use of narrative, which appears along with news as an appealing speech. And what about when narrative appears in a TV show blog? Would it be a kind of advertisement? This research consists of a case study of the blog Me leva Brasil, by Maurício Kubrusly. Through observation and interpretation of the corpus, it is intended to demonstrate how the narrative the blog Me Leva Brasil resembles a kind of storytelling that promotes products and TV media content on the Internet, as well as viewer participation. Along the way, studies are used on storytelling and blogs, as well as on Advertainment

Descrição

Palavras-chave

Blogs, Mídia eletrônica - Convergência, Advertainment, Media storytelling, Media convergence

Idioma

Português

Como citar

PADILHA, Juliana dos Santos. Storytelling do blog Me leva Brasil: desdobramento de conteúdo midiático da TV, interação com o telespectador e propaganda. 2010. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação