Televisão digital nos espaços públicos: promoção da hospitalidade social

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Data

2011-06-28

Autores

Souza, Thalita Maria Mancoso Mantovani e [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A televisão digital no Brasil objetiva promover interação entre as diversas áreas, tais como: gestão da informação, tecnologia, educação, comunicação, engenharia e, destancando-se a hospitalidade, para que, juntas, possam buscar resultados, contemplando os seres humanos, matéria prima desses diversificados saberes. Neste contexto, o presente estudo analisa a portabilidade e a mobilidade da televisão digital como possibilidades de promoção para o hospitabilidade social. São recentes as pesquisas sobre televisão digital e hospitabilidade no Brasil. As tecnologias digitais apresentam novos ingredientes aos conceitos da hospitabilidade, convergindo para a possibilidade do resgate do ser social, integrando e reforçando seus vínculos sociais no espaço tecnológico. A metodologia escolhida para este estudo consiste nas pesquisas exploratória, bibliográfica e qualitativa. Assim, com a televisão digital, é possível que tenhamos novas formas de sociabilidade, pois pode ser levada e assistida em e para qualquer lugar, em decorrência dos seus recursos de portabilidade e mobilidade, os quais permitem a construção de laços sociais ou em um conceito mais amplo, a hospitabilidade social nos espaços públicos. A implantação da televisão digital, além do progresso tecnológico, também permite uma sociedade mais comunicativa, com o receptor da mensagem mais ativo, participativo e interativo inclusive na construção de laços de hospitabilidade. Por estas considerações, acredita-se que a televisão digital e as ferramentas de portabilidade e mobilidade contribuem para tornarem os espaços públicos lugares de reconhecimento, de possibilidades de encontro, de proximidade com o outro, de hospitabilidade social
Digital television in Brazil aims to promote interaction between many areas such as information management, technology, education, communications, engineering, and the hospitality, so that together they can get results, considering the human, material os these diverse knowledge. In this context, this study examines the portability and mobility of digital television as opportunities to promote social hospitality. The research on digital television and hospitality in Brazil are recent. Digital tecnhnologies ofter new ingredientes to the concepts of hospitality, converging to the possibility of redemption of the social being, integrating and strengthening their social ties in the technological space. The methodology chosen for this study consists of research, exploratory and qualitative literature. So, with digital television, we way have new forms of sociability, it can be taken and seen anywhere and, due to their portability and mobility capabilities, which allow the construction of social ties or a concept broader social hospitality in public spaces. The deployment of digital television in addition to technological progress, it also allows a more communicative society, with the receiver of the message more active, participatory and interactive including the construction of bonds of hospitality. For these considerations, it is believed that digital television and tools for portability and mobility contribute to public spaces become places of recognition, opportunities for encounters and proximity to the other the social hospitality

Descrição

Palavras-chave

Televisão digital, Hospitalidade, Mobilidade social, Digital television, Public space, Social hospitality, Portability, Mobility

Como citar

SOUZA, Thalita Maria Mancoso Mantovani e. Televisão digital nos espaços públicos: promoção da hospitalidade social. 2011. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.