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Publicação:
O design gráfico e as mensagens socioambientais: a fotografia como linguagem no discurso do Greenpeace Brasil

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Orientador

Pinheiro, Olympio José

Coorientador

Pós-graduação

Design - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Quando considerado o contexto contemporâneo da nossa civilização, baseada principalmente na imagem, o estudo dos diferentes usos da fotografia em peças de design gráfico torna-se importante. Dado um mundo em que as imagens são cada vez mais numerosas, diversificadas e intercambiáveis, faz-se necessária a investigação da efetividade comunicacional de tais imagens na cultura imagética iniciada no século XX e que continua no século XXI. A presente pesquisa buscou ampliar a compreensão da fotografia no design gráfico contemporâneo, identificar a presença histórica da fotografia como elemento do discurso em comunicações visuais socioambientais, e discutir os usos da fotografia digital na construção do discurso de sedução e persuasão usado em campanhas socioambientais. Aqui é analisada a campanha Meia Amazônia Não desenvolvida pela Organização Não-Governamental Greenpeace Brasil. Tal objeto foi examinado a partir da semiótica peirceana, para o estudo dos signos e da relação entre significados, e da retórica visual, para entender como as imagens criam significados. O objetivo foi verificar se a linguagem fotográfica utilizada nas campanhas socioambientais tem potencialidades para convencer o receptor da mensagem a aderir às causas defendidas. Os elementos levantados na presente análise corroboram tal hipótese. Nesse contexto, a discussão possibilita entender o valor da linguagem fotográfica no design gráfico para comunicações de cunho político, social e ambiental

Resumo (inglês)

When considering the contemporaneous context of our civilization, mostly based on image, the study of the different usages of photography in graphic design pieces becomes important. Given a world in which images are numerous, diverse and interchangeable, it is necessary to investigate the communicative effetiveness of such images in the imagetic culture that began in the 20th century and continues in the 21th centuty. The present research sought to broaden the understanding of photography in contemporary graphic design, to identify the historical presence of photography as an element of visual communication in social and environmental speech, and the uses of digital photography in constructing the discourse of seduction and persuasion used in environmental campaigns. Herein, the campaign No to Half Amazon, developed by the Non-Governmental Organizations Greenpeace Brazil, is analyzed. Such an object was examined based on Peirce's semiotics, to study signs and relationship among meanings, and on classical or visual rhetoric, to understand how pictures create meanings. The aim was to verify if the photographic language used in environment campaigns have the potencial to convince the message recipient to adhere to the causes the campaign advocated. The elements raised during the present analysis corroborate this hypothesis. In this context, the discussion allows to understand the value of photographic language in graphic design for communicating political, social and environmental trends

Descrição

Palavras-chave

Fotografia, Retórica, Semiotica, Artes gráficas, Imagens fotograficas, Photography

Idioma

Português

Como citar

SPINELI, Patricia Kiss. O design gráfico e as mensagens socioambientais: a fotografia como linguagem no discurso do Greenpeace Brasil. 2013. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, 2013.

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