Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário

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Data

2009-03-28

Autores

Mota, Marcelo José da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa propõe o fomento do design no departamento de arte editorial capacitando profissionais a equacionar e aplicar, com objetividade, os valores simbólicos da comunicação visual na configuração do jornal impresso. O conhecimento da tecnologia e da representação gráfica envolvidos no processo de produção da notícia na página permite ao designer a manipulaçao consciente e direta de elementos, entre textos e imagens, para garantir o sucesso da informação transmitida com a harmonia entre verbal e visual no produto impresso. Com o surgimento da imprensa e do jornal, a sociedade evoluiu para o acúmulo do conhecimento e se tornou possível o retrato do dia-a-dia das cidades em forma de notícia. Hoje o jornal representa um complexo editorial, que através de gerações se fortaleceu como um grande agente cultural, capaz de levar a informação aos leitores, dividida em assuntos específicos e cadernos temáticos, de maneira veloz e hamoniosa com o design da página. As constantes transformações e adaptações sofridas pelos periódicos diários, nos parques gráficos e no sentido morfológico do produto impresso, mostram o verdadeiro esforço das corporações jornalísticas para que o jornal continue a existir e continuar, ainda por muitos anos, ser o maior veículo a expressar o quotidiano social, político, econômico e cultural com maior credibilidade e aceito pelo usuário da informação. O objetivo desta reflexão é fomentar o design enquanto área de conhecimento e sua importância para o desenvolvimento e configuração do produto editorial. A investigação histórica da revolução gráfica e das influências estéticas que marcaram o design de página e a imprensa brasileira é importante para o entendimento da evolução do jornal no processo de comunicação contemporâneo. A observação e a......
This piece of work proposes the fomentation of the design in the editorial arts department, making professionals more capable to apply and equate, objectively, the symbolic values of the visual communication on the configuration of the daily paper. The knowledge of the technology and of the graphical representation involved in the production process of the news on the page allows to the designer the aware and direct manipulation of elements, between texts and images, to guarantee the success of the aired information with harmony between the oral and visual printed product. With the appearance of the printing press, the society evolved into the accumulation of knowledge and the description of the everyday-life became possible. Nowadays, the newspaper represents a complex editorial which, through generations, has become stronger, as a great cultural agent, able to take information to the readers, divided into specific and theme subjects, in a very fast and harmonious way with the page design. The constant changes and adaptations suffered by the daily newspaper, in the graphical industry and in the morphological sense of the printed product,, show the true effort of the news corporations for the papers to continue to exist and continue to be the biggest way of communication to express the social, political, economical and cultural quotidian with more reliability and be accept by the user of the information. The objective of this reflection is to foment the design while knowledge area and its importance to the development and configuration of the editorial product. A historical investigation of the graphical revolution and of the esthetic influences which determined the page design and Brazilian press in the 20th century is important for the understanding of the newspaper evolution in the contemporaneous communication process. The observation... (Complete abstract, click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Artes gráficas, Indústria gráfica, Desenho (Projetos), Design - Jornal, Graphic arts, Newspaper and graphic industry

Como citar

MOTA, Marcelo José da. Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário. 2009. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.