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dc.contributor.advisorMontoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Beatriz Braga do Amaral Gurgel Alves de [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:21Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:21Z
dc.date.issued2001
dc.identifier.citationSOUZA, Beatriz Braga do Amaral Gurgel Alves de. O desenvolvimento da noção de transmissão mediata do movimento na criança: uma pesquisa de epistemologia genética. 2001. 282 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2001.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90233
dc.description.abstractEsta pesquisa trata do desenvolvimento da noção de transmissão mediata do movimento na criança segundo a Epistemologia Genética. Tal pesquisa contou com a réplica de uma situação experimental desenvolvida por Piaget e seus colaboradores com crianças genebrinas. (Piaget, 1972) Foram pesquisados cento e sete sujeitos com idade entre quatro e treze anos. A situação experimental envolve a problemática da transmissão mediata e solicita do sujeito a explicação causal. Assim, o desenvolvimento da noção de transmissão mediata foi pesquisado nos limites da noção de causalidade. Os resultados da pesquisa empírica revelam que foram encontrados os mesmos níveis de desenvolvimento que Piaget encontrou com crianças genebrinas, mesmo passados quase trinta anos. Isto mostra que a noção de transmissão mediata do movimento se refere a uma construção operatória que se dá a partir da relação entre o sujeito e o objeto caracterizando-se por uma gradual descentração e espacialização resultante das coordenações. Para se chegar à noção de transmissão mediata do movimento é preciso que o sujeito construa um sistema operatório, componível e reversível. Porém, os resultados gerais, indicam uma progressão (do número de sujeitos segundo a sucessão das faixas etárias) diferente da encontrada por Piaget em relação aos níveis de desenvolvimento da noção de transmissão mediata do movimento, indicando uma dificuldade na passagem para a transitividade operatória.pt
dc.description.abstractThis research is about the development of the notion of mediate transmission of the movement on children according to the Genetic Epistemology. The research took under consideration the reply of a experimental situation with genevan children developed by Piaget and his collaborators. (Piaget, 1972) A hundred and seven people, between four and thirteen years old , have been researched. The experimental situation involves the proposition of mediate transmission and request to the person for a casual explanation. Therefore, the development of the notion of mediate transmission has been researched between the limits of the causality notion. The results of the empiric research reveal that the same levels of the development that Piaget had found with de genevan children, were also found almost thirty years later. It shows that the notion of the mediate transmission of movement refers to an operatory process that derives from the relationship between the subject and the objet and it is distinguished by a gradual descentralization and spacing that are the results of the coordination. To achieve the notion of mediate transmission it's necessary that the person builds na operatory system, composable and reversible. However, the general results indicate a the progress of the levels, according to the succession of the age diferent that founded by Piaget, indicating a difficulty on the passage to the operatory transitivity.en
dc.format.extent282 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt
dc.subjectEpistemologia geneticapt
dc.titleO desenvolvimento da noção de transmissão mediata do movimento na criança: uma pesquisa de epistemologia genéticapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducação brasileirapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000160511
dc.identifier.filesouza_bbaga_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes5947319585220923
dc.identifier.orcid0000-0003-2381-3445
unesp.advisor.lattes5947319585220923[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-2381-3445[1]
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