Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-09-10

Autores

Souza, Elaine Aparecida de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O nosso interesse por esse estudo originou-se de indagações acerca da prática docente, desde o inicio da carreira profissional como professora, ainda na condição de formanda. Essa vivência e possibilidade de atuação permitiram-nos compreender a importância da teoria na fundamentação da prática. Daí o nosso interesse pela relação entre a teoria e a prática, compreendidas como uma totalidade e, desta forma, não atribuindo primazia a nenhuma delas. A investigação desses temas faz com que eles predominem nos programas de formação de professores que, desta forma, estão voltados exatamente para a prática reflexiva, em nome da qual pretendemos a melhora da qualidade de ensino, buscando responder ao “eterno” dilema de como se ensinar, o que e para quem? Diante deste quadro, este estudo examina o pensamento de autores como Dewey (1959) Tardif (2002) e Schön (2000) que discutem a formação dos docentes e a sua prática contribuindo com a difusão de idéias que apresentam a teoria e o conhecimento como secundários em relação à prática na formação e na atuação do professor. Esperamos com esse trabalho contribuir para a discussão sobre a epistemologia da prática docente, tema hoje constante de todos os espaços que tratam da formação docente.
This study was motivated by the uncertainties derived from our experience as a teacher, since the beginning of our career as a trainee. This experience allowed us comprehend the importance of theory as a fundament for the teaching practice, provoking the interest by the relation between theory and practice, which must be comprehended as a totality, not attributing, though, primacy to any of them. From the growing investigation of these themes results their predominance in teacher training programs, which has turned to be centered in the reflexive practice. Thus, the reflexive practice has been related to a better quality in the teaching processes, as a try to solve the classic dilemmas: how to teach? Teach what and whom? Therefore, this study examines the ideas of authors such as Dewey (1959), Tardif (2002) and Schön (2000), which contribute to the diffusion of ideas that consider theory and knowledge as second-hand aspects in teacher training process and professional practice. We expect to contribute to the discussion on the teacher professional practice epistemology, a theme present nowadays in all places which debate the teacher training process.

Descrição

Palavras-chave

Schön, Donald A, Tardif, Maurice, Dewey, John, 1859-1952, Educação - Brasil, Ensino, Ensino profissional, Rreflective thought, Teacher professional

Como citar

SOUZA, Elaine Aparecida de. Epistemologia da prática e da prática docente: um estudo dos seus fundamentos com vistas à proposição de abordagens críticas. 2008. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.