Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental

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Data

2007-02-23

Autores

Galindo, Camila José [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa pesquisa objetivou identificar as necessidades de formação continuada de professores atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental vinculados às redes municipais paulistas. Para a realização da pesquisa de natureza quantitativa, optou-se pelo uso dos métodos de surwey e análise a partir das expectativas dos indivíduos ou grupos. Como técnicas, utilizamos a aplicação de questionário junto a professores e entrevista junto aos gestores das Secretarias de Educação dos municípios que compõem a região central do estado de São Paulo. Para a organização dos dados empíricos, utilizou-se de programas computacionais da base Windows e para os cruzamentos, o software estatístico SPSS. As análises foram feitas a partir da estatística simples e inferencial e dos procedimentos de análise de necessidades de formação de professores. O estudo aponta que a distância entre as necessidades requeridas pelos professores e as ações formativas existentes são discrepantes porque o planejamento na área é bastante precário e desconsidera as distinções entre necessidades profissionais e necessidades dos sistemas. Os critérios utilizados para desenvolver as ações formativas são diversos e a preocupação em atender ao decurso das reformas e das políticas educacionais sobrepõem-se à identificação, análise e atendimento das necessidades que os professores apresentam. Evidencia-se, portanto, a urgência na reformulação do modo de desempenhar ações de formação continuada junto aos professores, ajustando-as às necessidades dos docentes e ao atendimento de objetivos predefinidos.
The aim of this research was to identify the needs of continued education of in-service teachers who worked in the first cycle of primary school and were linked to municipal school net of São Paulo state. A method of survey and analysis based on the individual s expectations was used in order to carry out this qualitative research. As data collection means, a questionnaire was answered by teachers and an interview was replied by administrators of the Municipal Education Secretary of cities that are part of the central region of São Paulo state. Some windows softwares were used in order to organize the empirical data and the SPSS software was used to cross data. Simple and inferential statistics and the procedures of analysis of the teachers education needs were used to do the analysis of data. This study verified that there is a gap between the necessities that teachers require and teacher education programs. There is discrepancy between them because planning in this area is inadequate and do not consider the differences between professional needs and system needs. The criteria used to develop teacher s education are varied and the preoccupation to carry out Ministry reforms and educational policies fade the identity, analysis and necessity assistance that teachers demonstrate to have. Therefore, it is clear that is urgent to reform the way of developing actions to improve teachers continued education, adjusting them to teachers needs and to predefined objectives.

Descrição

Palavras-chave

Educação - Brasil, Professores - Formação, Educação permanente, Training of teachers

Como citar

GALINDO, Camila José. Necessidades de formação continuada de professores do 1º ciclo do ensino fundamental. 2007. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.