Logotipo do repositório
 

Publicação:
Um estudo sobre o fenômeno interesse com alunos e professores da disciplina ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carvalho, Washington Luiz Pacheco de

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Vários foram os caminhos percorridos durante a pesquisa, bem como vários problemas foram alvos de atenção na medida em que apareciam para mim, dificultando situar o fenômeno e os seus horizontes de inquérito. Situar o problema em si, visando à motivação inicial, não foi, então, uma tarefa fácil. Inicialmente, à pesquisa tinha o objetivo de saber se o interesse dos alunos do Ensino Fundamental teria diminuído nas aulas de ciências, em seguida, passou a investigar sobre a manifestão do fenômeno interesse, visando ainda à diferenciação de motivação. Após o mergulho nas entrevistas realizadas com 6 professores de ciências do ensino fundamental II (4 professores pertencentes à rede particular de ensino e 2 à rede estadual de ensino) e, com 169 alunos (85 pertencentes à escola particular e 84 à escola estadual), os horizontes de estudo se fizeram presente junto com a justificativa. Houve a necessidade em saber como os professores e os alunos experenciavam um determinado fenômeno, no caso, o interesse nas aulas de ciência. Sendo então, o objetivo do meu trabalho foi tentar compreender as concepções que professores e alunos possuem sobre um determinado fenômeno. Deve-se ressaltar que tal situalidade foi fruto da somatória das entrevistas e da metodologia utilizada - fenomenologia -, já que o pensamento, a experiência e vivência em si fazem parte do indivíduo, não sendo uma entidade isolada

Resumo (inglês)

Not available

Descrição

Palavras-chave

Educação, Ciencia

Idioma

Português

Como citar

YLLANA, Maurien Rose Silva. Um estudo sobre o fenômeno interesse com alunos e professores da disciplina ciências. 2003. 289 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação