Publicação: Um estudo sobre o fenômeno interesse com alunos e professores da disciplina ciências
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Vários foram os caminhos percorridos durante a pesquisa, bem como vários problemas foram alvos de atenção na medida em que apareciam para mim, dificultando situar o fenômeno e os seus horizontes de inquérito. Situar o problema em si, visando à motivação inicial, não foi, então, uma tarefa fácil. Inicialmente, à pesquisa tinha o objetivo de saber se o interesse dos alunos do Ensino Fundamental teria diminuído nas aulas de ciências, em seguida, passou a investigar sobre a manifestão do fenômeno interesse, visando ainda à diferenciação de motivação. Após o mergulho nas entrevistas realizadas com 6 professores de ciências do ensino fundamental II (4 professores pertencentes à rede particular de ensino e 2 à rede estadual de ensino) e, com 169 alunos (85 pertencentes à escola particular e 84 à escola estadual), os horizontes de estudo se fizeram presente junto com a justificativa. Houve a necessidade em saber como os professores e os alunos experenciavam um determinado fenômeno, no caso, o interesse nas aulas de ciência. Sendo então, o objetivo do meu trabalho foi tentar compreender as concepções que professores e alunos possuem sobre um determinado fenômeno. Deve-se ressaltar que tal situalidade foi fruto da somatória das entrevistas e da metodologia utilizada - fenomenologia -, já que o pensamento, a experiência e vivência em si fazem parte do indivíduo, não sendo uma entidade isolada
Resumo (inglês)
Not available
Descrição
Palavras-chave
Educação, Ciencia
Idioma
Português
Como citar
YLLANA, Maurien Rose Silva. Um estudo sobre o fenômeno interesse com alunos e professores da disciplina ciências. 2003. 289 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.