Publicação: Escolas técnicas agrícolas e educação matemática: história, práticas e marginalidade
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Garnica, Antonio Vicente Marafioti 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Matemática - IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Neste trabalho, procuramos trazer para o âmbito acadêmico discussões referentes a uma modalidade de ensino que nele tem ocupado pouco espaço: o técnico agrícola. Utilizamos a História Oral como principal metodologia de pesquisa, além de visitas às escolas agrícolas focadas e consultas a documentos em seus arquivos, como antigos livros ponto e livros de ata. A partir de entrevistas com professores de Matemática que atuaram nesses núcleos de ensino nas décadas de 1950 a 1970, tentamos constituir uma história de sua formação em Matemática, suas formas de atuação, especificidades dessas escolas e inserção do discurso desses professores na história da Educação Matemática Brasileira, assumindo o conceito de marginalização como principal eixo para as análises.
Resumo (inglês)
This work intends to bring to academic universe a theme that has been usually neglected by researchers: the Agricultural Technical School system. Although Oral History was the main methodological approach chosen, visits to some of these schools were done and also written documentation was used as guides. Our starting point to this study was interviews with Math teachers who had lead classrooms in these schools from 50´s to 70´s. In these interviews they told us about their initial and in-service formation and about the agricultural technical schooling in general. From this we tried to inscribe Agricultural Technical School and its teachers in the discourse of History of Education in Brazil and, particularly, in the History of Brazilian Mathematics Education, assuming the concept of marginalization as the main axis in our analysis.
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Professores - Formação, Historia oral, Ensino tecnico, Educação matemática, Ensino técnico agrícola, Marginalização, Math education, Teachers formation, Oral history, Agricultural technical school system, Marginalization
Idioma
Português
Como citar
MARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia. Escolas técnicas agrícolas e educação matemática: história, práticas e marginalidade. 2007. 265 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.