Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-02-26

Autores

Silva, Aldine Nogueira da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As estratégias de mediação utilizadas pelo mediador nas atividades de ensino favorecem o aprendizado do aluno. Dentre as diversas atividades que podem ser realizadas pelo mediador com seu aluno, destaca-se a atividade de recontar histórias. As estratégias de ensino que envolvem a elaboração da estrutura narrativa proporcionam o desenvolvimento linguístico do aluno, pois essa estrutura pode conectar elementos semânticos diversos e promover a construção de sentenças verticais e horizontais para a posterior elaboração do discurso narrativo. Torna-se fundamental a realização de estratégias de mediação que proporcione ao aluno sem oralidade o desenvolvimento dessas habilidades lingüísticas por meio de recursos comunicativos e/ou pedagógicos. Nesse sentido, o papel do mediador é de suma importância para utilizar estratégias de ensino eficazes e aliadas ao uso adequado dos recursos. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em identificar e analisar as estratégias de mediação em atividades de reconto de histórias com alunos sem oralidade acometidos por paralisia cerebral. Participaram deste estudo sete sujeitos sendo três mediadoras e quatro alunos. As três mediadoras eram fonoaudiólogas que trabalhavam no Projeto de Comunicação Alternativa que estava inserido no setor de linguagem de uma universidade estadual paulista no qual atendiam os alunos selecionados para essa pesquisa. Os alunos não apresentavam oralidade, eram usuários de recurso suplementar e alternativo de comunicação e freqüentavam sala especial para deficientes físicos. Na coleta de dados, foi selecionada e adaptada uma história lúdica com cada aluno participante, para que todos eles pudessem realizar o reconto diante da mediação. As sessões das atividades de reconto foram filmadas e, posteriormente, transcritas, analisadas e discutidas. Os resultados indicaram a recorrência de nove...
The intercession strategies used by the mediator in the education activities are in favor of student’s learning. Among several activities that can done by the mediator with the students, the retelling stories is stand out. The learning strategies that involve the elaboration of the narrative structure provide the linguistic development of the student, because this structure can connect several semantic elements and provide the building of vertical and horizontal sentences to the further elaboration of the narrative speech. It’s essential to do intercession strategies that provide the no speaking student the development of these linguistics abilities through communicative and/or pedagogical tools. This way, the mediator hole is very important to use effective educational strategies and join to the correct use of these tools. Therefore, the objective of this paper was to identify and analyze the intercession strategies in retelling stories activities with no speaking students with cerebral palsy. Seven people participated in this study, three mediators and four students. The three mediators were speech and language therapists who worked in the “Projeto de Comunicação Alternativa”, placed in the language sector in a paulista public university, where they cared selected students to this research. The students didn’t speak. They used supplementary and alternative communication resource and attended special classes to physically handicapped person. On the data collection, it was selected and adapted a ludic story with each participating student, so that everyone could retell the story in front of the mediator. These retelling sessions were filmed and later transcripted, analyzed and discussed. The results showed nine intercession strategies which were used by all the mediators, used occasionally and according to the development of the students during the retelling. The strategies... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Paralisia cerebral, Comunicação suplementar e alternativa, Retelling Stories, Supplementary and Alternative Communication, Cerebral Palsy

Como citar

SILVA, Aldine Nogueira da. Estratégias de mediação em atividade de reconto de histórias com alunos com paralisia cerebral sem oralidade. 2009. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.