Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-12-04

Autores

Leber, Vanessa Martiliano da Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nas últimas décadas, mudanças expressivas têm sido presenciadas no quadro educacional brasileiro como decorrência das transformações do mundo moderno. Resultados de pesquisas vêm influenciando o modo de se pensar o ensino, porém, tratando-se da língua materna, as mudanças ainda não foram suficientes para transformar de maneira esperada as práticas pedagógicas escolares. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a continuidade dos debates sobre o assunto ao eleger como principal objeto de pesquisa a Pedagogia Freinet. Versando sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no início da escolarização, foi realizada uma pesquisa participante, incluindo análise documental de parte da obra de e sobre Freinet e sua pedagogia, além de autores que abordam a leitura e a escrita e seus processos de aprendizagem; realização de observações da prática pedagógica em uma escola pública municipal, além ainda de discussões dessa prática com professoras e desenvolvimento de atividades com a Pedagogia Freinet a partir dessas discussões. A partir dessas observações, das análises em torno de discursos teóricos recentes e/ou já consolidados e da proposta freinetiana, foi possível apontar para elementos importantes sobre o processo de aprendizagem da língua materna tendo em vista a formação de leitores e produtores de textos competentes.
In the last decades, extreme changes have been seen in the Brazilian educational field as a result of changes in the modern world. Results of researches are influencing how to think of teaching, however, in relation to maternal language, the changes have not been strong enough to transform the pedagogical scholar practices in the expected way. This work aims to contribute to the continuity of debates about this issue by electing Freinet Pedagogy as the main object of research. Referring to reading and writing learning process in the beginning of the scholar years, it was carried trough a documental analysis of part of/about Freinet s work and his pedagogy, besides other writers who study reading and written- and their learning processes. And also, some observations about pedagogical practice in a municipal public school have been done, besides discussions about this practice with teachers and the development of activities using Freinet Pedagogy. By means of observations, the analysis of recent theorical speeches and/or already consolidated ones and the Freinet proposal, it was possible to point out important elements about the learning process in the maternal language considering the formation of competent text readers and producers.

Descrição

Palavras-chave

Freinet, Celestin, 1897-1966 - pedagogia, Lingua materna - Estudo e ensino, Pedagogia Freinet, Língua materna, Leitura e escrita, Freinet pedagogy, Maternal language, Reading and writing

Como citar

LEBER, Vanessa Martiliano da Silva. Revisitando a pedagogia Freinet: contribuições para o processo de aprendizagem da lingua materna. 2006. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.