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dc.contributor.advisorLibório, Renata Maria Coimbra [UNESP]
dc.contributor.authorFrancisco, Marcos Vinicius [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:58Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:58Z
dc.date.issued2010-06-24
dc.identifier.citationFRANCISCO, Marcos Vinicius. Percepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNING. 2010. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92299
dc.description.abstractO presente estudo encontra-se vinculado à linha de pesquisa intitulada: Processos Formativos, Diferença e Valores, junto ao programa de Pós Graduação em Educação, e ao Laboratório de Desenvolvimento Humano da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Nesse sentido, o nosso objeto de estudo é o bullying que vem ganhando destaque dentro do cenário acadêmico nacional, como uma dentre várias dimensões da violência dentro do ambiente escolar. Adotamos como perspectiva teórica compreender o bullying para além de determinismos biológicos que justificam a condição tanto de indivíduos perpetradores dessa violência e daqueles predispostos a sofrerem suas consequências. Assim, os nossos objetivos foram identificar as percepções de adolescentes e as propostas de enfrentamentos por eles indicadas frente ao bullying, em escolares de 8as séries do Ensino Fundamental. A pesquisa foi dividida em duas fases, sendo que na primeira procedemos à aplicação do questionário SCAN-BULLYING elaborado pelas autoras portuguesas Almeida e Caurcel (2005), junto a 37 alunos de duas escolas públicas estaduais. Alguns dos termos do instrumento original foram traduzidos para a grafia utilizada no Brasil, bem como foram contextualizados a partir de aplicação do questionário piloto. O questionário versou sobre o entendimento que os alunos têm sobre o bullying, bem como as formas de enfrentamentos por eles indicadas, a partir de uma prancha que ilustrava dez situações de perseguição a um (a) aluno (a), e que serviu para que os mesmos refletissem acerca das questões propostas. Na segunda fase realizamos uma entrevista com 03 alunos de cada turma, que concordaram participar dessa fase da pesquisa, totalizando assim uma amostra de 06 sujeitos. O roteiro de entrevista foi o mesmo para todos os sujeitos, e consistiu...pt
dc.description.abstractThis study is connect to the research line “Formative processes, difference and values”, at the Program of Graduate Studies in Education, and it is linked to the studies carried out by the research group “Laboratory of Human Development” (LDH) at FCT/UNESP. The focus of this study is the bullying, it is standing out in the national academic scenario, as one of the various dimensions of violence in the school environment. We adopt as theoretical approach the comprehension of bullying beyond the biologic determinism that justifies the condition of the individuals in this violence and those individuals that might suffer consequences from it. This research has as a main purpose to identify the perceptions of teenagers and their ways about how to confront bullying. The participants of the research were students of Junior High School (9th grade). The research was divided into two parts, the first one we applied the survey SCAN-BULLYING, developed by the Portuguese researchers Almeida and Caurcel (2005). There were 37 students of two state public schools who answered the questions. Some of the words written by the researchers were translated into Brazilian Portuguese keeping the original context of the survey. The survey talked about the understanding that the students have about bullying, and also about the way they confronted it. It illustrated ten situations of a persecution to a student, and that illustration was used for them to reflect about the questions provided in the survey. On the second part, we made an interview with 03 students of each class, that agreed to participate in this part of the research, it was a total of 06 students. The interview was the same for everybody, and the questions were about their interpretation of the illustrated story, and they had to answer about what they could have done according to the facts... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent114 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAssédio nas escolaspt
dc.subjectViolencia escolarpt
dc.subjectBullyingen
dc.subjectSchool violenceen
dc.subjectPerceptionsen
dc.titlePercepções e formas de enfrentamento de adolescentes frente ao BULLYNINGpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
dc.identifier.aleph000623873
dc.identifier.filefrancisco_mv_me_prud.pdf
dc.identifier.capes33004129044P6
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