Leitura e produção de texto: resgatando o ensinar e motivando o aprender
Author
Advisor
Date
2010-09-17Type
Graduate program
Educação - FCT
View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
A leitura e a produção textual têm sido alvo de grandes discussões por parte de educadores que atribuem o fracasso escolar ao aluno pelo fato de não saberem ler e que, ao escreverem, frequentemente, fazem narrações que não contam histórias; textos expositivos que não expõem idéias; textos argumentativos que não defendem pontos de vista nenhum. Leitura e escrita são consideradas, de um modo geral, atividades inseparáveis. Lê – se para escrever. Escreve-se para ler. A leitura é, pois, um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de significados do texto, através dos seus objetivos, do conhecimento prévio. A leitura continuada e significativa leva o leitor a escrever com mais eficiência, pois a possibilidade de produzir bons textos tem sua origem na prática da leitura, espaço da construção de intertextualidade e fonte de referências modelizadoras.O presente estudo resulta de uma pesquisa de mestrado em Educação, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de...
Reading and writing have been the subject of much discussion among educators who attribute the student failure at school to the fact that he was not able to read. When it comes to writing, stories often tell no tales, expositions present no ideas, argumentative texts put forward no points of view. Reading and writing are generally considered inseparable: you read to write; you write to read. Reading, therefore, is the process through which the reader performs the active work of interpreting a text, through its goals, using prior knowledge. Continued reading enables the reader to write significantly more effectively, because the potential to produce good texts originates in the practice of reading, the understanding of... (Complete abstract click electronic access below)
How to cite this document
Language
Sponsor
Collections
