Mundo da vida e intersubjetividade linguística à luz da teoria evolutiva de Habermas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-12-19

Autores

Gradiski, Anatoli Konstantin [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com o conceito de intersubjetividade linguística Habermas busca compreender como a interação entre os vários sujeitos num discurso os fazem pertencer a um espaço de vivência e de experiências compartilhadas, o que para ele constitui o mundo da vida não apreendido pelas ciências positivas e nem colonizado pelo sistema. Paralelo à sua crítica à apreensão positivista do conceito de mundo da vida, ele apresenta uma reconstrução evolutiva da racionalidade, cuja base está na epistemologia genética de Piaget e na teoria do desenvolvimento do juízo moral de Kohlberg, e que concebe o entendimento intersubjetivo como resultado da aprendizagem no processo cognitivo de aquisição de competências operatórias, no qual se dá o desenvolvimento das relações interativas. Tanto numa interpretação filogenética quanto na análise da evolução ontogenética da consciência moral, Habermas constata o mesmo processo que, passo a passo, segue em direção ao estabelecimento de princípios universalistas para a regulamentação de conflitos que obstam o entendimento intersubjetivo das comunidades lingüísticas – e isso tanto no âmbito do mundo da vida cotidiano quanto no âmbito da produção formal do conhecimento. Ora, metodologicamente, aqui estamos diante de uma perspectiva evolucionista da própria razão. O que cabe é questionar se tal perspectiva não pode servir de pano de fundo a uma filosofia da história. Se sim, como então compreender essa nova racionalidade diante da história visto que, segundo a própria crítica de Habermas, a filosofia da história é aliada secreta do positivismo, e, em decorrência, por ceder ao objetivismo cientificista, anula o sujeito cognoscente da própria constituição das estruturas sociais?
With the concept of linguistic intersubjectivity Habermas seeks to understand how the interaction between the various actors in a speech makes them belong to space of the shared experiences, which for him represents the world of life does not seized by positive sciences and not colonized by the system . In parallel with the his critique of the positivist apprehension of the concept of the world of life, he presents a evolutionary reconstruction of rationality, whose base is in the genetic epistemology of Piaget and in the development theory of the moral judgments Kohlberg's , and that conceives the intersubjective understanding as a result of learning in the cognitive process of acquiring skills operative, in which development takes in interactive relations. Both a phylogenetic interpretation as analysis of ontogenetic evolution of moral consciousness, Habermas notes the same process that, step by step, goes towards the establishment of universal principles for the regulation of conflicts that interrupts the intersubjective understanding of linguistics communities - and this both within of the world of everyday life as the formal production of knowledge. However, methodologically, here we are faced with an evolutionary perspective of reason itself. What it is questionable whether such a perspective can’t serve as the background the an philosophy of history. If yes, how then to understand this new rationality in the face of history which according to his own critique of Habermas the philosophy of history is secret ally of positivism and, consequently, by yield to scientific objectivism nullifies the actor knowledge of the constitution of social structures?

Descrição

Palavras-chave

Habermas, Jurgen, 1929-, Linguistics, Evolução humana, Intersubjetividade, Linguística, Conduta

Como citar

GRADISKI, Anatoli Konstantin. Mundo da vida e intersubjetividade linguística à luz da teoria evolutiva de Habermas. 2012. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.