Plínio Marcos e a marginalidade urbana paulista: história e teatro (1958-1979)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-11-30

Autores

Belani, Márcio Roberto Laras [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Concentrando-se na dramaturgia de Plínio Marcos num entrecruzamento com outras fontes documentais, este trabalho analisa a questão da marginalidade urbana paulista no período de 1958 a 1979. Buscando promover uma interação entre o conteúdo e a produção dessas peças teatrais em convergência com as vivências deste autor, buscou-se a percepção e o exame analítico das diversas representações produzidas por este dramaturgo sobre este segmento social no período delimitado, num trânsito contínuo entre o real e o ficcional, fazendo emergir uma diversidade de significações sobre os indivíduos desse universo e a época no qual se inscrevem no quadro de transformações históricas desse recorte cronológico. Ao abordarmos os diversos aspectos desse submundo marginal enunciado pelas diversas fontes utilizadas, nos deparamos com uma imagem singular construída a respeito desses marginalizados, observados sob um novo prisma, revelando as dimensões recônditas desse universo relegado às margens e pouco compreendido pela sociedade em geral. Nesta empreitada, procuramos perceber e discutir o conjunto de práticas culturais, valores morais e costumes diversos arraigados nesses meios, bem como seus códigos de sociabilidade postos em funcionamento no interrelacionamento entre iguais enquanto marginais, e no contato com indivíduos e instituições localizados fora desse circuito cultural, econômico e ecológico da marginalidade. Perpassando a totalidade desse estudo, encontra-se o enquadramento desses excluídos numa determinada época, com características peculiares que tendem a se esmaecer no processo de metamorfose que sofrem esses indivíduos em consonância com as transformações do período, principalmente na década de 1970, quando é possível captar as rupturas de uma época para outra.
Through Plínio Marcos' drama theater in an intercrossing with other documental sources, this paper analyzes the subject of São Paulo urban marginality in the period from 1958 to 1979. Trying to promote an interaction between the content and the production of those plays in convergence with the living of this author, it was seeker the perception and the analytic exam of the several representations produced by this play writer on this social segment in the delimited period, in a continuous traffic between the real and the fictional, making a diversity of significances to emerge about the individuals of that universe and the time in which enroll in the picture of historical transformations of that chronological cutting. To approach the several aspects of that marginal under world enunciated by the varied used sources, we came across a singular image built to respect those marginalized, observed under a new prism, revealing the hidden dimensions of that universe relegated to the margins and little understood in general by the society. In that task, we tried to notice and to discuss the group of cultural practices, moral values and ingrained several habits in those means, as well as your put sociability codes in operation in the interrelationship among same while emarginated, and in the contact with individuals and institutions located out of that circuit, economical and ecological circuit of the marginality. Over passing the totality of that study, is the framing of those excluded in a certain time, with peculiar characteristics that tend to turn pale in the metamorphosis process that those individuals suffer in consonance with the transformations of the period, in the decade of 1970, when it is possible to capture the ruptures of a time for another.

Descrição

Palavras-chave

Exclusão social, Teatro, Isolamento social, History, Marginality, Dramaturgy, Social inequality, Transformation

Como citar

BELANI, Márcio Roberto Laras. Plínio Marcos e a marginalidade urbana paulista: história e teatro (1958-1979). 2006. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2006.