Show simple item record

dc.contributor.advisorMoraes, João Batista Ernesto de [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Roberta Caroline Vesú [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:44Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:44Z
dc.date.issued2008-08-29
dc.identifier.citationALVES, Roberta Caroline Vesú. Análise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas metodológicas com vistas à identificação do tema. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências., 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93660
dc.description.abstractThe school library users request an infant-juvenile literature according to themes expressing their reading interests. To explain this need for information, the study of the documentary analysis of content was exploited for the identification of themes, focusing the strategy of textual exploitation based on the gerative sense course in infant-juvenile literature, in order to make its content accessible. The research problem investigated solutions for a suitable documentary analysis of content before implied terms which are necessary to the identification of themes. Applying, in this case, the methodology of exploratory study, which considered the interdisciplinarity among Science of Information, Textual Linguistics, Narrative and Discursive Semiotics, and Discursive Semantics, because together they elucidate the methods of identification of the document content and also explain the disposition and the theme of the fiction texts. The hypothesis saying that the gerative sense course makes the textual structure evident, alerting to the important parts of the narrative and its thematics, was verified. It was found, therefore, that the objectives of research to analyze the theories of the gerative sense course for the identification of themes in infant-juvenile literature apply to the proposal affirming that these theories are part of the method to identify the themes. The outcome of the corpus analyzed shows that the gerative sense course is very helpful to identify the textual structure, as well as the main theme, together with other implicit themes which are considered important.en
dc.description.abstractOs usuários de biblioteca escolar solicitam a literatura infanto-juvenil de acordo com temas que expressam seus interesses de leitura. Para que ocorra uma resposta a essa necessidade de informação, explorou-se o estudo da análise documental de conteúdo para identificação de temas, enfocando a estratégia da exploração da estrutura textual com base no percurso gerativo de sentido em literatura infanto-juvenil, a fim de que seu conteúdo possa tornar-se acessível. O problema de pesquisa buscou soluções para uma análise documental de conteúdo adequada diante de termos implícitos e necessários para a identificação de temas. Utilizando para isto a metodologia de estudo exploratório, que considerou a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação, a Lingüística Textual, a Semiótica Narrativa e Discursiva, e a Semântica Discursiva, pois juntas esclarecem os métodos de identificação do conteúdo do documento, bem como elucidam a disposição e o tema dos textos de ficção. A hipótese levantada de que o percurso gerativo de sentido evidencia a estrutura textual, alertando para as partes importantes da narrativa e sua temática, foi comprovada. Verificou-se, portanto, que os objetivos de pesquisa de analisar as teorias do percurso gerativo de sentido para a identificação de temas em literatura infanto-juvenil são válidos para a proposta de que essas teorias façam parte do método para a identificação de temas. Os resultados do corpus analisado demonstram que o percurso gerativo de sentido é de grande auxílio para a identificação da estrutura textual, bem como o tema principal, junto com outros temas implícitos considerados importantes.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent165 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectBiblioteca escolarespt
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt
dc.subjectSemiótica narrativa e discursivapt
dc.subjectAnálise documentáriapt
dc.subjectDocumentary analysisen
dc.subjectSemiotics - Narrative and Discoursiveen
dc.titleAnálise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas metodológicas com vistas à identificação do temapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaProdução e organizaçao da informaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000572111
dc.identifier.filealves_rcv_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110043P4
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record