O rito da violência e o sentido justiceiro em contos de Rubem Fonseca

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-08-30

Autores

Bento, Luccas Brazão [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar os contos “O Cobrador”, “Onze de Maio”, “Passeio noturno (parte I)”, “Feliz ano novo” e “O Quarto selo”, de Rubem Fonseca, a partir de uma perspectiva dialética, como a formulada por Antônio Candido em “Dialética da malandragem”. O contexto histórico reiterado nesses contos configura uma estrutura centrada em dois polos de tensão: um constituído por uma parcela dominante e outra subordinada, da qual emerge um a figura que procura voltar-se contra essa ordem estabelecida. A violência é o meio utilizado por esse tipo de personagem para a expressão de sua revolta. Por isso, esse tipo de intervenção não pode ser visto apenas como atos de violência, pois funciona como uma espécie de rituais carregados de simbologia social. Utilizando também o apoio de Da Matta, em Carnavais, malandros e heróis (1990), Castro Rocha (2004), Antonio Candido (1971), analisaremos esses processos de violência, procurando entender os símbolos manipulados durante esses acontecimentos e quais as características nos assassinatos que permitem interpretá-los como rituais e atos de justiça. Também com o auxílio de teóricos como Cortázar (1993), Propp (1983) e Jolles (1976), analisar-se-á como os efeitos de sentido dessa leitura “ritualística” deverão contribuir também para um melhor entendimento da estrutura narrativa desses contos e, consequentemente, da poética do autor e do papel da justiça na constituição de sua ficção
This paper aims at analyzing the short stories “O Cobrador”, “Onze de Maio”, “Passeio noturno (part I)”, “Feliz ano novo” and “O Quarto selo”, by Rubem Fonseca, from a dialectical perspective, as the one elaborated by Antônio Candido in “Dialética da malandragem”. The historical context reiterated in these short stories configures a structure centered in two poles of tension: one constituted by a dominant group and another subordinated one, from which emerges a figure seeking to turn against this established order. Violence is the means used by this kind of character in order to express his or her revolt. Therefore, this kind of intervention cannot be seen merely as acts of violence, for it works as a sort of rituals full of social symbolism. Having also the support of Da Matta, in Carnavais, malandros e heróis (1990), Castro Rocha (2004), Antonio Candido (1971), we will analyze these processes of violence, seeking to understand the symbols manipulated during these happenings and which characteristics present in the murders allow us to interpret them as rituals and acts of justice. Also with the help of theorists such as Cortázar (1993), Propp (1983) and Jolles (1976), it will be analyzed how the effects of meaning deriving from this “ritualistic” reading shall also contribute for a better understanding of the narrative structure of these short stories and, consequently, of the author’s poetics and of the justice role in the constitution of his fiction

Descrição

Palavras-chave

Fonseca, Rubem, 1925- Crítica e interpretação, Literatura brasileira - História e crítica, Contos brasileiros - História e crítica, Violencia na literatura, Literatura e sociedade, Violence - Brazilian short stories

Como citar

BENTO, Luccas Brazão. O rito da violência e o sentido justiceiro em contos de Rubem Fonseca. 2012. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, 2012.