Diversidade morfológica e estudos moleculares de espécies aerofíticas dos gêneros Brasilonema, Petalonema e Scytonema (Nostocales, Cyanobacteria)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-06-09

Autores

Silva, Carmelia Maria [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Embora com hábito primariamente aquático, a flora de algas terrestres, em especial de cianobactérias, é relativamente luxuriante e tais organismos desempenham papel ecológico importante. Dentre estes organismos, Scytonema é um dos gêneros mais frequentes, abundantes e diversificados em ambientes terrestres e a taxonomia infragenérica tem se revelado problemática. Considerando-se a importância e representatividade do gênero, tornam-se necessárias investigações para melhor definição e distinção de espécies de Scytonema, bem como um melhor estabelecimento dos limites com gêneros próximos (Petalonema e Brasilonema, por exemplo). Tal estudo tem como objetivos aprofundar os estudos taxônomicos dos gêneros Brasilonema, Petalone e Scytonema; comparar espécies de Scytonema de ambientes aerofíticos brasileiros com registros das espécies encontradas em diferentes ambientes mundiais inicialmente quanto a características morfológicas e, em alguns casos, segundo características moleculares; reavaliar critérios taxonômicos utilizados na classificação; avaliar relações biogeográficas de espécies selecionadas. Os trabalhos de campo resultaram na coleta de 44 amostras com a presença de 22 táxons pertencentes às Nostocales com ramificações falsas. Foram identificadas 14 populações como Scytonema, três como Brasilonema e cinco como Petalonema, sendo descritas morfologicamente e apresentadas as condições ambientais de ocorrência. Na tentativa de se obter culturas desses organismos, foram utilizados diferentes meios de cultivo, diferentes temperaturas e irradiância, entretanto não foi uma etapa bem sucedida. As análises moleculares foram positivas para sete populações, com sequencias de aproximadamente 600 pb. As análises revelaram que há grande similaridade molecular entre espécies do gênero Brasilonema e aqueles inicialmente identificados como Scytonema...
Not available

Descrição

Palavras-chave

Microorganismos - Evolução, Morfologia (Biologia), Cianobacteria, Cyanobacteria - Cultivo

Como citar

SILVA, Carmelia Maria. Diversidade morfológica e estudos moleculares de espécies aerofíticas dos gêneros Brasilonema, Petalonema e Scytonema (Nostocales, Cyanobacteria). 2010. 67 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010.