Música em Atibaia: uma história possível
Author
Advisor
Date
2008-06-20Type
Graduate program
Música - IA
View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação estuda a música na cidade de Atibaia desde sua fundação até o ano de 1965. De maneira historiografica e descritiva, são analisados os mestres-de-capela no final do século XVIII e início do século XIX como Manoel Julião da Silva Ramos, residente na cidade. Nesse contexto inicial são estudadas também, as composições desse autor e outras obras do mesmo período, como as Matinas de Natal e os Motetos de Passos, que foram editados no trabalho. O século XX é abordado de semelhante modo, analisando e contextualizando primeiramente a história do período com os eventos musicais. Neste momento, as Bandas de Música somam grande parte da pesquisa, bem como alguns de seus compositores, como Pedro Vasconcellos, Sebastião Flórido e Edmundo Russomano, cujas obras também foram editadas. Ainda no contexto do século XX, as escolas de música e as primeiras corporações musicais e orquestras são estudadas, sempre do ponto de vista sócio cultural analisando, não somente o fato musical em si, mas sua relação com a sociedade de Atibaia.
This dissertation will study music in the town of Atibaia since its foundation by the year 1965. (In order historiographic and descriptive, are considered the Kapellmeister (mestres-de capela) at the end of the eighteenth abd early nineteenth century as Manoel Julião da Silva Ramos, residing in the city. In this initial context are also studied the compositions of this author and other works of that period, as Matinas de Natal de (Matins Christmas) and Motetos de Passos, which were edited at b the work. The twentieth century is addessed im similar manner, analyzing and contextual history of the first period with the music events. Currently, the Musical Bands ad much of the search, and some of its composers, such as Pedro Vasconcellos, Sebastião Flórido and Edmundo Russomano, whose works have also been edited. Even in the context of the twentieth century, schools of music and the first corporatiosn orchestras and music are studied, when the point of wiew by analyzing socio-cultural, not because the music itself, bu its relationship with society un Atibaia.
How to cite this document
Keywords
Language
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Missa breve sobre ritmos populares brasileiros, de Aylton Escobar: considerações analíticas
Santana, Cintia Campos Santa Cruz(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
Esta Dissertação consiste na análise da Missa Breve sobre Ritmos Populares Brasileiros (1964), do compositor paulista Aylton Escobar (1943), que foi escrita após um importante marco histórico da música sacra, o Concílio ... -
Competências necessárias ao regente coral: a realidade da Etec de Artes de São Paulo
Tineo, Emerson Pereira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
Temos como objetivo, nesta pesquisa, discutir acerca das competências necessárias ao regente coral, olhando para o Curso Técnico em Regência, estabelecido na Etec de Artes, e para a formação musical do aluno, considerando ... -
Coerência e variedade: aspectos objetivos da estruturação musical ocidental
Baldaia, Vinicius Siqueira (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Trabalho de conclusão de curso]This work consists of an investigation about structuring features in Western Music shared by its heterogeneous repertoire. Its final objective is the analysis of works from the 20th and 21st centuries in the light of the ...