Publicação: Música e idosos: a relação ensino/aprendizagem em três oficinas de música na cidade de São Paulo
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Lima, Sonia Regina Albano de 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa verificou e descreveu como foram desenvolvidas as atividades, o ensino musical e as relações que se estabeleceram em três oficinas de música ministradas nas instituições UNATI/UNESP, SESC Consolação, UNATI/USP. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo nestas três oficinas para observar, coletar informações para análise e discussão dos dados; também foi elaborado um levantamento dos trabalhos desenvolvidos na pós-graduação brasileira nos programas de Mestrado e Doutorado no período de 1987 até 2012 centrado na relação música/idosos; bem como a análise da representação sociocultural do idoso em diversos momentos históricos, além de sua definição segundo a legislação brasileira. O material bibliográfico avaliado foi necessário, considerando-se a escassez de pesquisas relacionadas ao tema. A fundamentação teórica que norteou a investigação esteve direcionada para as ideias de Malcolm Knowles, ao considerar na educação de adultos as motivações características dessa fase da vida exigindo estratégias educacionais diferenciadas e adequadas aos interesses desses aprendizes; de Agostinho Both incorporamos a visão ampla e integral na forma de compreender o processo de envelhecimento, o idoso e suas relações no mundo, permeando as diversas instituições envolvidas nesse contexto; de Violeta Gainza absorvemos a necessidade de dialogar com áreas afins para compreender fenômenos extramusicais que circundam a educação musical, associados à realidade contemporânea, na qual o local e o universal, o individual e o coletivo se fundem e se integram naturalmente ao processo músico-educacional; com Estelle Jorgensen ponderamos sobre a necessidade de contextualizar o aspecto sociocultural na Educação Musical, refletindo sobre o uso de métodos universais e padronizados de ensino musical...
Resumo (inglês)
This research verify three musical teaching music workshops activities developed and offered at different institutions (UNATI/UNESP, SESC Consolação, UNATI/USP) in order to observe the relationships established in those environments. A field research was elaborated in order to collect data and information for analysis and discussion of the results. It was also done an inventory of works arising from Masters and PHD programs centered on music/elderly written from 1987 until 2012. The investigators studied the sociocultural representation of the elderly on several Brazilian historical moments and its definition under Brazilian law. Although the bibliography on the research subject was scarce the theoretical framework that guided the present research was focused on authors as Malcolm Knowles, considering the way he conceived adult education as differentiated teaching strategies motivations to appropriate interests of the learners; Agostinho Both has permeated the various institutions involved in this context from his broad holistic view of the aging process, the elderly and their relationships in the world; Violeta Gainza, who dialogues with related fields to understand the extra musical phenomena that surround music education associated with contemporary reality and considering how the local and the universal, the individual and the collective merge and integrate naturally the music education process; and Estelle Jorgensen, that ponders the need contextualize the socio and cultural aspects in Music Education, reflecting on the use of universal and standardized methods of music education. We analyzed the relationships of elder music students with teachers, other participants, the teaching method, the institution, the offered program, the infrastructure and their learning musical experiences... (Complete abstract click electronic access below)
Descrição
Palavras-chave
Musica - Instrução e estudo, Idosos - Educação, Envelhecimento, Longevidade, Older people - Education
Idioma
Português
Como citar
CONCEIÇÃO, Kátia Milene Lima da. Música e idosos: a relação ensino/aprendizagem em três oficinas de música na cidade de São Paulo. 2013. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.