Resíduos gerados nos laboratórios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Teresina Central

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010-05-06

Autores

Brito, Jacqueline Santos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A geração de resíduos em laboratórios de Instituição de Ensino Superior, em especial os químicos advindos das atividades de ensino e pesquisa, vem ao longo dos anos acumulando problemas de forma diversificada e proporcionalmente desordenada. Diante dessa realidade, o gerenciamento de resíduos em laboratórios de ensino e pesquisa tem um papel muito importante se consideramos que tais resíduos, no longo prazo, agridem de maneira considerável o meio ambiente e que essas instituições são, acima de tudo, unidades formadoras de profissionais, de modo que eles devem ser conscientizados da importância de se preservar o meio em que vivemos. Por tudo isso, esta pesquisa tem o objetivo principal de conhecer os resíduos gerados nos laboratórios do Instituto Federal do Piauí, oriundos das atividades de ensino e pesquisa; além disso, objetivamos também a identificação das atividades realizadas nos laboratórios e os materiais utilizados nas análises; levantamento do descarte em pia pelos alunos e docentes; caracterização e quantificação do resíduo passivo estocado dentro e fora dos laboratórios, entre outros. No que concerne ao gerenciamento de resíduos na instituição, não existe um gerenciamento sistemático dos resíduos, e estes recebem o mesmo manejo dos resíduos domiciliares, no caso dos resíduos sólidos; e os líquidos são dispostos na rede de esgoto da cidade. O conhecimento gerado subsidiará a elaboração de um plano de gerenciamento de seus resíduos, como também servirá de base para elaboração de planos de gerenciamento de outras instituições, além de direcionar políticas públicas de gestão desses resíduos no estado do Piauí e contribuir, não somente para educar ambientalmente os alunos e funcionários dessa instituição, mas a população de forma geral
The generation of residues in laboratories of Higher Education Institution, especially the chemists that work with teaching activities and research, come over the years accumulating problems in a diversified and disordered way. Due to this reality, the administration of residues in teaching laboratories and research has a very important role if we considered that such residues, in a long-term, cause prejudice to the environment where they live. For all it was mentioned before, this research has the aim of knowing the residues generated at the laboratories of the Federal Institute of Education of Piauí, originating from the teaching and research activities. Besides, we also aimed at the identification of the activities accomplished in the laboratories and the materials used in the analyses; rising of the discard in sink for the students and teachers; characterization and quantification of the passive residue stocked inside and outside the laboratories, among other things. Concerning to the administration of residues in the institution, there is no systematic administration of the residues, and they receive the same handling of the home residues, in the case of the solid residues; and the liquids are disposed in the sewerage system of the city. The generated knowledge will subsidize the elaboration of plans of the institutions. Besides to address public politics of administration of those residues in the state of Piauí and to contribute not only to develop ecological sense in the students and employees of the Federal Institute of Education of Piauí, but for the population in general way

Descrição

Palavras-chave

Resíduos, Meio ambiente, Gerenciamento, Chemical residues, Administration, Higher education institution

Como citar

BRITO, Jacqueline Santos. Resíduos gerados nos laboratórios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Teresina Central. 2010. 130 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.