A concepção da criança em idade escolar sobre alimentação e nutrição

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Data

2012-02-28

Autores

Gaino, Roberta Alessandra [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando-se que a alimentação e a nutrição são aspectos fundamentais para a promoção da saúde da criança, a presente pesquisa tem por objetivo identificar a concepção da criança em idade escolar em relação à alimentação e nutrição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativa, na qual foram entrevistadas dezessete crianças com idade de 9 a 11 anos de uma escola municipal de Botucatu, no interior paulista, no ano de 2011. Foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas; questionário com questões abertas; observação participativa com uma oficina culinária, leitura e interpretação de histórias infantis e trabalho com desenhos e; diário de campo, como material para coleta de dados. As entrevistas abordaram as concepções das crianças em relação à alimentação e a nutrição. Essas foram gravadas e tiveram a duração de cerca de uma hora cada uma As transcrições foram feitas pela pesquisadora. Os dados foram apresentados de forma descritiva e as entrevistas foram interpretadas através de análise de conteúdo, sendo que emergiram dos dados empíricos cinco categorias de análise. Como resultados, esse estudo possibilitou identificar que as crianças têm noção do caminho por que passam os alimentos nos seus sistemas digestivos e percebem a digestão nas suas diferentes etapas. Além disso, aponta a presença da mãe na prática alimentar e na escolha dos cardápios. Há, ainda, preocupação com a concepção dos alimentos como promotores de saúde e também como produtores de doenças e até como sua falta ou excesso pode contribuir para o óbito. As crianças destacam as funções dos alimentos assim como seus componentes específicos e apresentam concepções adequadas sobre as qualidades especificas de alimentos considerados promotores de saúde. No entanto...
Considering that alimentation and nutrition are crucial for the child health promotion, the present work aims to identify the school-age child's conception in relation to alimentation and nutrition. This is a qualitative-interpretive approach-research in with seventeen children aged 9-11 years have been interviewed on a municipal school of Botucatu in the countryside of São Paulo in 2011. Several activities were realized as two semi-structured interviews; a questionnaire with open questions; a culinary workshop dynamic observation; children's stories reading and drawings interpretation; and work with a field journal, as material for data collection. The interviews approached the children conception about alimentation and nutrition. They were recorded and lasted approximately one hour each. The interviews approached the children conception about alimentation and nutrition. They were recorded and lasted approximately one hour each. The transcripts were made by the researcher. Data were presented descriptively and interviews were interpreted using content analysis. Five categories of analysis emerged from empirical data. As a result, this study identified that children have notion of the way the food passes in their digestive systems have the perception of digestion in its different stages. Furthermore, it indicates the presence of the mother in eating habits and choice of menus. There is also concern about the concept of food as health promoters as well as producers of disease and even as their lack or excess can contribute to death. Children highlight the roles of food as well as their specific components and have adequate conceptions about the special qualities of foods considered health promoters. However, it was revealed that they do not like foods such as vegetables and some fruits and this may be related to the habits... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Crianças - Nutrição, Alimentação saudável, Children - Healthy eating

Como citar

GAINO, Roberta Alessandra. A concepção da criança em idade escolar sobre alimentação e nutrição. 2012. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de de Botucatu, 2012.