Professor negro universitário: notas sobre a construção e manipulação da identidade étnico-racial em espaços socialmente valorizados

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Data

2008-04-09

Autores

Silva, Priscila Elisabete da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho versa sobre o tema das relações étnico-raciais no Brasil. Muito já foi produzido sobre o mesmo com diferentes interpretações e sob diversas áreas de conhecimento. Eu o trato sob a ótica da identidade. Procuro identificar como se dá a construção da identidade de negros (pretos e pardos) em situação de aparente contraste étnico-racial e mobilidade social. O universo da pesquisa de campo foi a universidade pública brasileira, em especial os docentes da área de engenharia de duas instituições: a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Instituições consideradas referências na área de exatas e tecnologia, no quadro universitário nacional. Esta pesquisa procurou perceber como os professores negros presentes nestas instituições entendem, constroem e manipulam sua identidade étnico-racial. Foi possível perceber que é praticamente nula a presença de docentes negros nas engenharias. Observo também que os processos institucionais empreendidos atualmente pelo governo – como sistemas classificatórios – não conseguem atingir as necessidades atuais no que diz respeito à problemática da classificação étnico-racial e, em seu bojo, a identidade. Percebi que a cor, para a sociedade brasileira, ainda é um elemento fundamental na construção da identidade étnico-racial. Todavia, já é possível dizer que outros elementos tais como: a pertença de origem e o posicionamento político disputam espaço como elementos estruturantes na construção da identidade dos sujeitos entrevistados. O que nos permite pensar que o conceito “atual” de identidade extrapola percepções dualistas e nos coloca novos desafios à interpretação sobre a identidade.
This work is about ethical-racial relations in Brazil. Many works have been done about this, with different interpretations and in different areas of knowledge. I work by the eyes of identity. I look for the way that blacks (nigros and mullatos) build their identity in situations of appearing ethical- racial contrast and social mobilization. The university of the field of the ethical-racial research was two institutions: the Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) and Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Those institutions are referential ones in the area of engineering and technology in the Brazilian University field. This research looked for to feel how black professors, in those institutions, understand, build and manipulate their ethicalracial identity. It was possible to realize that it is practically zero the presence of black professors in engineering. I also see that the institutional process, in the way by the government – as a classified system – cannot reach the main needs of the ethical - racial classification problem, and, also, in the identity problem. I realize that color, for the Brazilian society, is a central peace in the construction of the ethical- racial identity. Still, by the interview that we made with professors, is already possible to say that other elements like: the feeling of been, the origin and the political positions fight for space with structural elements in the construction of the identity. This allow us to think that the actual concept of identity go further from the dualistic perception, and this bring us new identity challeges to interpret.

Descrição

Palavras-chave

Sociologia, Negros - Identidade racial - São Carlos (SP), Negros - Condições sociais

Como citar

SILVA, Priscila Elisabete da. Professor negro universitário: notas sobre a construção e manipulação da identidade étnico-racial em espaços socialmente valorizados. 2008. 220 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.