Campos de luta: o processo de construção coletiva de um livro didático na educação física no ensino médio
Author
Advisor
Date
2012-12-03Type
Graduate program
Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRC
View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
Embora amparada por leis que garantem a sua obrigatoriedade, a Educação Física no Ensino Médio carece de análises sobre os conteúdos que correspondem ao processo de ensino e aprendizagem, fato evidenciado pelo caráter de reprodução das aulas oriundas do Ensino Fundamental. Em linhas gerais, repete-se no Ensino Médio os mesmos conteúdos ligados a alguns esportes coletivos. As lutas, que são manifestações que integram a cultura corporal, tradicionalmente não fazem parte da prática pedagógica da Educação Física, sendo elencadas pelos professores como um dos conteúdos mais difíceis de serem ensinados. Faltam também estudos sobre livros didáticos para este componente curricular neste nível de ensino, sobretudo no que tange uma concepção de construção coletiva destes materiais. Ou seja, é importante analisar o papel do livro didático nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, tendo como temática as lutas, considerando os professores que estão intervindo na prática pedagógica também como agentes da construção destes materiais, visando a ampliação dos conteúdos ensinados. Nesse estudo, objetivou-se, por meio de uma pesquisa-ação, avaliar o processo de construção coletiva de um livro didático com professores de escolas públicas estaduais de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo para o ensino do conteúdo das lutas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, considerando também as sugestões de cinco especialistas em luta no Ensino Superior, bem como a literatura acadêmica da área. Além disso, avaliou-se a implementação de partes do material junto a dois professores participantes de seu processo de elaboração. Os resultados foram submetidos a uma análise de conteúdo, divididos e categorizados em duas etapas: entrevistas com os especialistas e a pesquisa-ação. Sobre as entrevistas... (Resumo completo, clicar acesso eletrônic
Although Physical Education in High School is backed by laws that guarantee its obligation, this discipline lacks of analysis corresponding to the teaching and learning process, fact that can be evidenced by the character of reproduction of classes derived from Elementary School. In general, the teaching process of Physical Education in High School is a repetition of the same contents related to some team sports. Contents such as fights, which are manifestations that belong to body culture, traditionally do not use to be part of the pedagogical practice of Physical Education classes, being listed by the teachers as one of the most difficult contents to be taught. There is also a miss of studies about textbooks for this curricular component at this level of education, especially regarding a conception of collective construction of these materials. That is, it is important to study the role of textbooks in Physical Education classes in High School, taking the fights as a theme, considering the teachers that are intervening in the pedagogical practice also as agents of the construction of these materials, aiming the expand the contents to be taught. In this study, through an action-research, the objective was to evaluate the collective construction process of a textbook aimed to teach the content of fights in Physical Education classes in High School in a participatory approach with teachers from state public schools in a midsize city in São Paulo State, considering also some suggestions of five experts in fights in Higher Education, as well as the academic literature in the area. Furthermore, we evaluated the implementation of parts of the material with two teachers that participated in the development process. The results were submitted to a content analysis, divided and categorized in two stages: interviews with experts and the actionresearch... (Complete abstract click electronic access below)
How to cite this document
Keywords
Language

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Planejamento em um grupo de professores de uma sequência didática de caráter sociocientífico numa perspectiva da educação inclusiva: o autismo e a Covid-19 em sala de aula
Perez, Jefferson Felipe Candido (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Tendo em vista o crescimento das pesquisas relacionadas à inclusão na área de educação científica, percebemos que, entre a várias problemáticas investigadas, há uma lacuna que se refere ao distanciamento entre o contexto ... -
Funções trigonométricas
Cajuela, Renata Ferreira(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2013) [Dissertação de mestrado]
The present work is a set of activities aimed at teaching introductory notions of trigonometry to high school, accompanied by an abstract theory of the subject. The activities were developed in free and multi-platform ... -
O processo de configuração curricular: uma análise da compreensão de professores de educação física das séries iniciais do ensino fundamental
Marques, Marcos Vinicius(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014) [Dissertação de mestrado]
This research deals with the curriculum themes and focuses on the Physical Education teacher of the initial series of elementary school. The objective is to analyze the understanding of teachers about their participation ...