High-resolution electrocardiography in dogs under doxorubicin-induced cardiomyopathy

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-10-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Veterinária

Resumo

Determinaram-se a ocorrência de potencial tardio em cães com cardiomiopatia induzida pela doxorrubicina e sua relação com o desenvolvimento de arritmias ventriculares ou morte súbita. Sete cães adultos, sem raça definida, de ambos os sexos foram utilizados. A cardiomiopatia foi induzida por infusão venosa lenta de doxorrubicina (30mg/m²) em intervalos de 21 dias, até uma dose total cumulativa de 240mg/m². Os animais foram monitorados ecocardiograficamente. Após a confirmação da cardiomiopatia, foi feito o registro da eletrocardiografia de alta resolução. Potenciais tardios foram observados em dois animais que morreram subitamente poucos dias após.
The occurrence of late potentials in dogs under doxorubicin-induced cardiomyopathy and their relationship with the development of ventricular arrhythmias or sudden death were studied. Seven adult mongrel dogs of both sexes were used. Cardiomyopathy was induced by slow intravenous infusion of doxorubicin (30mg/m²) at 21-day intervals, until a total cumulative dose of 240mg/m² was reached. Animals were monitored by echocardiography. After the induction of cardiomyopathy, high-resolution electrocardiography was recorded. Late potentials were observed in two animals that suddenly died a few days later.

Descrição

Palavras-chave

Dog, high-resolution electrocardiography, late potential, Doxorubicin, Cão, eletrocardiografia de alta resolução, potencial tardio, Doxorrubicina

Como citar

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária, v. 60, n. 5, p. 1118-1122, 2008.