Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogos

dc.contributor.advisorGonzález, Fernando Jaime [UNESP]
dc.contributor.authorNardon, Tiago Aparecido [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-06-19T14:48:03Z
dc.date.available2017-06-19T14:48:03Z
dc.date.issued2017-04-24
dc.description.abstractA incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação é pauta na premissa de que as mesmas podem propiciar condições que potencializem as aprendizagens dos estudantes. Muitos são os estudos que embasam essa ideia e as justificam no contexto educacional. Entretanto, as pesquisas sobre o uso das TIC na Educação Básica estão majoritariamente direcionadas aos anos finais do Ensino Fundamental, médio e formação de professores. Assim, este estudo se propôs a verificar mudanças nos processos de ensino e diferenças de aprendizagem dos conteúdos específicos da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental quando incorporadas para seu ensino estratégias mediadas pelo uso das TIC. Para isso, em concordância com os pressupostos da primeira versão da Base Nacional Comum Curricular, foi planejada e implementada uma unidade didática sobre jogos populares e tradicionais para duas turmas do terceiro ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para a outra não. Igualmente foi planejada uma unidade didática sobre jogos do Brasil e do mundo para duas turmas do quinto ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para outra não. O registro das aulas foi feito por meio de diário de campo. Os resultados culminaram em três categorias de análise, sendo elas: O trabalho docente; As TIC em sala de aula; As TIC na Educação Física na perspectiva do professor. Na primeira categoria pôde-se observar que um primeiro impacto causado pela incorporação das tecnologias está ligado a organização, planejamento e carga de trabalho docente. A segunda categoria mostrou que ainda há muitos obstáculos que limitam a inserção das tecnologias na escola. Aponta a utilização do Facebook, videoconferência e produção de vídeos como ferramentas para a tematização dos jogos nas aulas. A terceira categoria indica como principais vantagens do uso das TIC a aproximação entre família e aluno na realização de atividades e a quebra de barreiras geográficas para a comunicação sobre jogos. Como desvantagens mostra o tempo gasto para preparar atividades e equipamentos e a visão negativa da escola em relação ao uso das redes sociais. Por fim, os dados não permitem dizer se há diferenças de aprendizagem entre as turmas, mas viabilizam considerações acerca da utilização das TIC nas aulas de Educação Física.pt
dc.description.abstractThe incorporation of Information and Communication Technologies (ICT) in education is based on the premise that they can provide conditions that enhance student learning. Many studies support this idea and justify it in the educational context. However, research on the use of ICT in Basic Education is mainly directed towards the final years of elementary, middle and teacher education. Thus, this study aimed to verify changes in teaching processes and learning differences of the specific contents of Physical Education in the initial years of Elementary Education when incorporated into their teaching strategies mediated by the use of ICT. To this end, in agreement with the assumptions of the first version of the National Curricular Common Base, a didactic unit on popular and traditional games was planned and implemented for two classes of the third year, where one of them was used ICT and for the other it was not. A didactic unit was also planned on games from Brazil and the world for two classes of the fifth year, where one of them was used ICT and for another not. Class registration was done through a field diary. The results culminated in three categories of analysis, namely: The teaching work; ICT in the classroom; ICT in Physical Education from the perspective of the teacher. In the first category it was observed that a first impact caused by the incorporation of the technologies is linked to organization, planning and workload of teaching staff. The second category showed that there are still many obstacles that limit the insertion of technologies in school. It points to the use of Facebook, video conferencing and video production as tools for the thematization of games in class. The third category indicates that the main advantages of using ICT are the approximation between family and student in carrying out activities and the breakdown of geographical barriers to communication about games. As disadvantages shows the time spent to prepare activities and equipment and the negative view of the school in relation to the use of social networks. Finally, the data do not allow to say if there are differences of learning between the classes, but they make possible considerations about the use of the TIC in the classes of Physical Education.en
dc.identifier.alephNardon, Tiago Aparecido
dc.identifier.capes33004137066P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150923
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação Física escolarpt
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt
dc.subjectJogopt
dc.titleUso da TIC na Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre brincadeiras e jogospt
dc.title.alternativeUse of ICT in Physical Education of the initial years of fundamental education in the process of teaching and learning of contents on gamesen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDesenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaTecnologias nas dinâmicas corporaispt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nardon_ta_me_rcla.pdf
Tamanho:
11.68 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: