Logotipo do repositório
 

Publicação:
Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bego, Amadeu Moura

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Química - IQ

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho parte da problemática existente com relação a um dos elementos mais importantes do planejamento didático-pedagógico dos professores, a metodologia. Esse conceito se apresenta polissêmico, acarretando problemas para o desenvolvimento de novos conceitos entre pesquisadores da área de ensino. Para entender melhor a questão da polissemia, foi realizada uma pesquisa documental do tipo qualitativa , buscando nos sites das Instituições de Ensino Superior documentos como os Planos de Ensino, que foram analisados e discutidos com base nos objetivos, apontando aproximações e afastamentos entre nosso referencial teórico e o que está prescrito na ementas das disciplinas que se prezam a ensinar metodologias nos cursos de formação inicial de professores de Biologia, Física e Química da UNESP. Desse modo, permitiu-se compreender as propostas metodológicas historicamente consolidadas na área, até a atribuição de sentido e significado ao material analisado, com base exclusivamente nos dados levantados, observando-se uma diversidade em como os professores formadores elaboram suas disciplinas, e apresentam uma variedade de termos que são classificados como sendo metodologia. Os resultados gerados por meio dessa investigação visam agregar conhecimentos que possam contribuir com o campo de formação inicial de professores.

Resumo (inglês)

The present work departs from the existing problem in relation to one of the most important elements of teacher’s didactic-pedagogical planning, the methodology. This concept is polysemy, a qualitative documentary research was carried out for further document analysis, searching the websites of Higher Education Institutions for documents such as Teaching Plans, which were analyzed and discussed based on the objectives, pointing out similarities and differences between our theoretical framework and what is prescribed in the syllabus of disciplines that value teaching methodologies in initial training courses for Biology, Physics and Chemistry teachers at UNESP. In this way, it was possible to understand the methodological proposals historically consolidated in the area, until the attribution of meaning to the analyzed material, based exclusively on the collected data, observing a diversity in how the teacher trainers elaborate their disciplines, and present a variety of terms that are classified as methodology. The results generated through this investigation aim to add knowledge that can contribute to the field of initial teacher training.

Descrição

Palavras-chave

Metodologia, Planos de aula, Ensino superior, Professores, Licenciatura

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação