Publicação: Metodologias de ensino na formação inicial de professores: caracterização das disciplinas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de propostas metodológicas para o ensino de ciências
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bego, Amadeu Moura 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - IQ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho parte da problemática existente com relação a um dos elementos mais importantes do planejamento didático-pedagógico dos professores, a metodologia. Esse conceito se apresenta polissêmico, acarretando problemas para o desenvolvimento de novos conceitos entre pesquisadores da área de ensino. Para entender melhor a questão da polissemia, foi realizada uma pesquisa documental do tipo qualitativa , buscando nos sites das Instituições de Ensino Superior documentos como os Planos de Ensino, que foram analisados e discutidos com base nos objetivos, apontando aproximações e afastamentos entre nosso referencial teórico e o que está prescrito na ementas das disciplinas que se prezam a ensinar metodologias nos cursos de formação inicial de professores de Biologia, Física e Química da UNESP. Desse modo, permitiu-se compreender as propostas metodológicas historicamente consolidadas na área, até a atribuição de sentido e significado ao material analisado, com base exclusivamente nos dados levantados, observando-se uma diversidade em como os professores formadores elaboram suas disciplinas, e apresentam uma variedade de termos que são classificados como sendo metodologia. Os resultados gerados por meio dessa investigação visam agregar conhecimentos que possam contribuir com o campo de formação inicial de professores.
Resumo (inglês)
The present work departs from the existing problem in relation to one of the most
important elements of teacher’s didactic-pedagogical planning, the methodology.
This concept is polysemy, a qualitative documentary research was carried out for
further document analysis, searching the websites of Higher Education Institutions for
documents such as Teaching Plans, which were analyzed and discussed based on
the objectives, pointing out similarities and differences between our theoretical
framework and what is prescribed in the syllabus of disciplines that value teaching
methodologies in initial training courses for Biology, Physics and Chemistry teachers
at UNESP. In this way, it was possible to understand the methodological proposals
historically consolidated in the area, until the attribution of meaning to the analyzed
material, based exclusively on the collected data, observing a diversity in how the
teacher trainers elaborate their disciplines, and present a variety of terms that are
classified as methodology. The results generated through this investigation aim to
add knowledge that can contribute to the field of initial teacher training.
Descrição
Palavras-chave
Metodologia, Planos de aula, Ensino superior, Professores, Licenciatura
Idioma
Português