Publicação:
Conhecimento de cárie dental e doença periodontal de professores do ensino fundamental segundo o tipo de instituição (pública ou privada)

dc.contributor.authorGarcia, Patrícia Petromilli Nordi Sasso [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Aleixo dos
dc.contributor.authorCastro, Christiane Fonseca de [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Ana Luísa Botta Martins de [UNESP]
dc.contributor.authorDotta, Edivani Vicenti [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionCentro Universitário de Araraquara (UNIARA)
dc.date.accessioned2015-08-06T16:13:40Z
dc.date.available2015-08-06T16:13:40Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractAim: observe the knowledge of dental caries and periodontal disease of primary schoolteachers, according to type of institution (public and private) from Araraquara city. methodology: for that participants were 113 teachers from public schools and 57 from private schools. The instrument of analysis was based on a questionnaire with closed and open questions concerning the etiology, prevention and development of dental caries and periodontal disease. Results: 97,3% of public ́s schoolteachers and 91,2% of private ́s schoolteachers answered that they knows what is dental caries, but they didn ́t answer correctly about the caries etiology as being multifactorial and about methods of prevention. Both of schoolteachers (public and private) had more sucessful when answered about bacterial plaque than periodontal disease and yours manifestation. Conclusion: the dental knowledge of schoolteachers in public and private school was evaluated and limited educational programs should be directed to both public and private schoolteachers, in order to increase the level of dental knowledge of them, so that they can act as educational agents with the children.en
dc.description.abstractObjetivo: observar o conhecimento da cárie dental e da doença periodontal de professores de ensino fundamental, segundo o tipo de instituição (pública e privada), da cidade de Araraquara. metodologia: participaram deste estudo 113 professores de escolas públicas e 57 de escolas particulares. O instrumento de análise baseou-se em um questionário, composto de questões fechadas e abertas, relativas à etiologia, prevenção e evolução da cárie dental e doença periodontal. Resultados: 97,3% dos professores de escola pública e 91,2% de particular responderam saber o que é cárie dental, porém não souberam responder adequadamente sobre a sua etiologia multifatorial e medidas preventivas. Com relação à saúde periodontal, ambos os professores tiveram mais sucesso ao explicar o que acontece com a gengiva quando a placa bacteria - na não é removida, do que saber a respeito da doença periodontal e suas manifestações. Conclusão: o conhecimento odontológico dos professores da escola pública e particular avaliados foi limitado e programas educativos devem ser direcionados tanto para professores de escolas públicas quanto de particular, visando aumento no nível de conhecimento odontológico dos mesmos, para que estes possam atuar como agentes educativos junto às crianças.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Araraquara, Rua Humaitá, 1680, Centro, CEP 14801-903, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Araraquara, Rua Humaitá, 1680, Centro, CEP 14801-903, SP, Brasil
dc.format.extent5-13
dc.identifier.citationOdonto, v. 18, n. 35, p. 5-13, 2010.
dc.identifier.doi10.15603/2176-1000/odonto.v18n36p155-163
dc.identifier.fileISSN1518-7004-2010-18-35-05-13.pdf
dc.identifier.issn1518-7004
dc.identifier.lattes6170275483934559
dc.identifier.lattes1307608053028698
dc.identifier.lattes0718519731550644
dc.identifier.orcid0000-0003-4607-5975
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125991
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofOdonto
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectDental Cariesen
dc.subjectPeriodontal Diseasesen
dc.subjectConhecimentopt
dc.subjectCárie Dentáriapt
dc.subjectDoença Periodontalpt
dc.titleConhecimento de cárie dental e doença periodontal de professores do ensino fundamental segundo o tipo de instituição (pública ou privada)pt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6170275483934559
unesp.author.lattes1307608053028698
unesp.author.lattes0718519731550644[1]
unesp.author.orcid0000-0003-4607-5975[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araraquarapt
unesp.departmentOdontologia Social - FOARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1518-7004-2010-18-35-05-13.pdf
Tamanho:
314.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format